Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MURAL > JORNALISMO LITERÁRIO

I seminário brasileiro, dias 22-23 de outubro

16/10/2007 na edição 455

O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em São Paulo, terá ainda a participação de importantes jornalistas estrangeiros: os norte-americanos Mark Kramer e Anne Hull, e o português Paulo Moura.

O primeiro evento no país sobre Jornalismo Literário terá a participação de experientes e premiados jornalistas do Brasil e do exterior. Caco Barcellos, Ricardo Kotscho, Hélio Campos Mello, Eliane Brum e Marcelo Rech estão entre os palestrantes do ‘Seminário Brasileiro de Jornalismo Literário’, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Novotel Jaraguá, em São Paulo. Mark Kramer e Anne Hull, dos Estados Unidos, e Paulo Moura, de Portugal, completam o time de especialistas que vai mostrar como a humanização do jornalismo pode ajudar os meios de comunicação a superar a crise de conteúdo que os afeta hoje.

Repórter com mais de trinta anos de experiência em jornalismo impresso, e principalmente televisivo, Caco Barcellos fará uma palestra sobre o desenvolvimento do seu livro Abusado. Ricardo Kotscho e Hélio Campos Mello, que já conquistaram vários prêmios Esso, tratarão do tema ‘Narrativa em Revista’. Eliane Brum, vencedora do Prêmio Jabuti com o livro A Vida Que Ninguém Vê, falará sobre jornalismo de pessoas anônimas. Marcelo Rech, diretor de redação de Zero Hora, contará a renovação em um dos maiores jornais do país.

Contextos e especificidades

Colaborador de revistas como The New York Times Magazine, Atlantic Monthly e National Geographic, Mark Kramer, um dos grandes propagadores do Jornalismo Literário no mundo, falará das dificuldades dos avanços e retrocessos na introdução do jornalismo narrativo nos Estados Unidos; Anne Hull, repórter do Washington Post que atuou na cobertura do 11 de Setembro e do furacão Katrina, mostra como escrever reportagens seriadas em jornais. Repórter especial do jornal diário português Público e ganhador de vários prêmios europeus, Paulo Moura revela o processo de formação da nova geração de escritores da realidade em Portugal.

Palestras dos professores, pesquisadores e jornalistas Celso Falaschi, Edvaldo Pereira Lima e Sergio Vilas Boas, por sua vez, vão detalhar contextos, tendências, histórias e especificidades do Jornalismo Literário. Celso, Edvaldo e Sergio são co-fundadores da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e do portal TextoVivo, instituições coligadas e realizadoras do seminário, que contam com patrocínio da Petrobras e apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), TAM e Travel Ace.

SERVIÇO

Evento: ‘Seminário Brasileiro de Jornalismo Literário’

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – São Paulo – SP

Data: 22 e 23 de outubro

Inscrições, programação e detalhes: www.textovivo.com.br/seminario

Telefones: (11) 3129-8320 / (19) 3231-8162

E-mails: abjl-sp@textovivo.com.br

secretaria@textovivo.com.br

Informações para a imprensa:

Cristiane Del Gáudio, assessora de imprensa

imprensa@textovivo.com.br

(11) 4704-7388 / (11) 4781-4799

(11) 9578-4813

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem