Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

TV EM QUESTãO >

João Kleber, mais uma vez

Por Leticia Nunes em 13/06/2005 na edição 333

Pela quarta vez o apresentador João Kleber lidera o ranking da baixaria em programas televisivos, organizado pela campanha ‘Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania’. A campanha coordenada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados divulga esta semana a nona atualização do ranking. Nela, estão os cinco programas de TV que mais receberam reclamações de telespectadores entre janeiro e junho deste ano.

A iniciativa, que completou dois anos no fim de 2004, visa promover o respeito aos direitos humanos na programação televisiva brasileira. Para tanto, conta com a parceria de organizações civis e, principalmente, com o apoio do público – que pode fazer denúncias sobre programas no sítio Ética na TV. O ranking é montado a partir das críticas dos telespectadores, que são primeiramente avaliadas por uma comissão. Desde o início da campanha, já foram recebidas mais de 17 mil manifestações populares.

Entre os dias 10/1 e 3/6, a campanha recebeu 1.211 denúncias de telespectadores insatisfeitos com algum programa de TV. João Kleber, com seus programas Tardes Quentes e Eu vi na TV, da Rede TV!, recebeu 144 reclamações, entre elas as de exposição das pessoas ao ridículo e suspeita de fraude em casos exibidos. O Tardes Quentes foi o primeiro programa a liderar a lista, há mais de dois anos. O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), coordenador da campanha, afirma que Kleber havia firmado compromisso para reformular seus programas, o que não aconteceu. Por isso, as denúncias sobre as violações aos direitos humanos encontradas neles serão encaminhadas ao Ministério Público.

Este é o ranking da baixaria na TV:

1. João Kleber (programas Tardes Quentes e Eu Vi na TV, da Rede TV!) – recebeu 144 denúncias por suspeita de fraude, exposição das pessoas ao ridículo e horário impróprio (Tardes Quentes).

2. Senhora do Destino (Rede Globo) – recebeu 74 reclamações por horário impróprio, apelo sexual e incitação à violência.

3. América (Rede Globo) – recebeu 70 reclamações por apelo sexual e maltrato aos animais.

4. Pânico na TV (Rede TV!) – recebeu 43 reclamações por apelo sexual, uso de palavras de baixo calão e exposição das pessoas ao ridículo.

5. A Lua me disse (Rede Globo) – recebeu 19 reclamações por discriminação aos povos indígenas e horário impróprio.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem