Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MEMóRIA > SBT

Maísa também é cantora

Por Fernando Schweitzer em 27/01/2009 na edição 522

De antemão, a meu leitores peço um perdão triplo. Primeiramente pela minha tardia alusão ao fato de não ter comentado a mais nova novidade da TV tupiniquim. Claro que estou falando de Maísa. Não, por favor, não desmerecendo a história da cantora, mas pretendendo intencionalmente ignorar a péssima produção global sobre a diva Maísa, merecida e tardiamente lembrada. Obviamente, não ter repercutido a estréia de Maísa durante as férias dos cansativos Priscila e Yude, no programa Bom Dia & Cia, nas manhãs do SBT, seria uma gafe despautérica.

O fenômeno Maísa Silva Andrade é tamanho que se não bastasse na escola e nas ruas, agora a pequena Maísa é parada também nos corredores do SBT por funcionários, pedindo autógrafos e fotos com a apresentadora. Essa pequena e espontânea estrela caracterizada por sua espontaneidade consegue a este passo um feito para poucos: estar no ar de domingo a segunda, sendo domingo em dois programas. A lista de vezes que aparece por semana na TV impressionaria um pouco menos caso a marca não fora de uma menina de seis anos.

Ele começou cantando e dublando no Raul Gil, hoje apresenta o Sábado Animado e o dominical matinal Carrossel Animado; logo, em torno de 15:40, entra como um dos coringas do entre aspas Novo Programa Sílvio Santos, que de novo tem mesmo apenas o quadro ‘Pergunte para Maísa’. Alguns tentam comparar o quadro ao ‘Boa Noite Cinderela’, êxito de Senor Abravanel nas décadas de 70 a 80. Seria menosprezar o fenômeno Maísa, que foi contratada pelo SBT em outubro de 2007. Pode considerar-se, sim, um dos maiores fenômenos da TV em 2008 – por diversas vezes, aos sábados, a menina bateu a apresentadora Xuxa no Ibope. Por sua vez, Xuxa já elogiou Maísa.

Cada uma a seu modo, fenômenos

Pudera, após anos de nos molestar com sua voz irritante e figura pedante, a melhor vingança dos ‘baixinhos’, que foram aculturados décadas por Xuxa e jamais pensado, seria ter seu programa retirado do ar por perder para uma rival que não estava a sua estatura, mas a sua altura quisás.

A menina também é presença constante no quadro ‘Top Five’ do programa CQC, da Band – formato comprado da produtora argentina Cuatro Cabezas – e o veto de Silvio Santos a entrevistas com a Maísa inspirou o Pânico, da RedeTV!, a criar a campanha ‘Fala Maísa!’ E também inspira o quadra ‘Malisa’, a menina monstro. No mês passado, em 20/12/2008, o quadro ‘Fala Maísa’, na reprise do Pânico na TV, ficou a um ponto da Globo. Deu 10 pontos de média para a Rede TV! A Globo marcou 11 pontos no mesmo horário. Os números são prévios de Maísa, ainda que deixe ela por vezes o estrelato e passe a ser ícone, seja no âmbito filosófico, quando passa a ter cada gesto comentado, cada fala sua se torna um bordão entre jovens, adolescentes e crianças, vez por outra de adultos. E com o grande valor, a citação, pois ao falar seus bordões é um bônus dizer que a frase é dela.

Para céticos, trago alguns números: seis anos de idade, estando no ar em quatro programas, citação garantida em dois programas de outras emissoras, a n°1 a chamar Sílvio Santos de velho, além de já ter proferido outras pérolas, como ‘Vaca é sua mãe, Sílvio’, resultado em busca no sítio da Folha de S.Paulo num total de 57 notas sobre ela, aparecendo 47.000 via Google para a busca ‘Maísa Silva’, 3.170 vídeos postados ao sítio YouTube, salário de R$ 25.000,00 fora ‘merchans’ talvez seja seu número menos impressionante deste fenômeno. Ao se pensar que Hebe Camargo está por renovar contrato com a mesma casa por R$ 500.000,00, ele que hoje não passa de 5 pontos e amarga por vezes o 5° lugar, Maísa é no mínimo segunda colocada por várias vezes líder.

Esperemos que além de êxito façam justiça a esta pequena estrela do momento. Sorte a também cantora Maísa, saudades de Maísa. Cada uma a seu modo singular e à sua época, fenômenos!

******

Ator, diretor teatral, cantor, escritor e jornalista, Florianópolis, SC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem