Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Portal ibero-americano

Neste último três de maio comemorou-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, instituído pela Unesco em 1991. Na mesma data, foi oficialmente inaugurado o sítio Infoamérica, um portal de Comunicação destinado a países de línguas espanhola e portuguesa, desenvolvido pelo departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga (Espanha).

A seção Libex – Liberdade de expressão na Ibero-América – apresenta textos (divididos em capítulos) sobre temas como ‘liberdade de empresa’, desvalorização do trabalho jornalístico, atentados contra jornalistas e a ausência de códigos éticos. Diversas organizações de liberdade de imprensa, internacionais e locais, são listadas, ao lado de uma breve descrição de sua atuação. Contemplam-se também os aspectos legais da censura à informação: além de artigos, as Constituições de países como Brasil, Argentina e Peru estão disponíveis em formato de documento do Word.

Em Dibernet há uma hemeroteca virtual, com links para mais de 800 diários em idioma espanhol ou português na rede. Nesta seção é possível ler estudos do Instituto Cervantes sobre o baixo índice de leitura da imprensa ibero-americana e o desenvolvimento da imprensa regional na internet. Infoamérica também anuncia a criação de CritiCom, revista de Comunicação que deve sair em novembro deste ano.

Como acaba de nascer, o portal tem sua falhas, como links fora do ar e a ausência de uma edição em português; o sítio explica, em mal português de tradutor automático, que está procurando profissionais, acadêmicos e instituições interessadas em ajudar no projeto e administrar a versão. Em espanhol (por enquanto).