Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Recebidas quatro centenas de comunicações

Cerca de 400 propostas de comunicações foram apresentadas à Comissão Organizadora do 5º Congresso da Sopcom, que se realizará na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), entre 6 e 8 de Setembro próximo. Estas comunicações repartem-se por áreas temáticas muito variadas ligadas às Ciências da Comunicação: Jornalismo, Economia e Políticas da Comunicação, Estudos Fílmicos, Publicidade, Direito e Ética, Comunicação e Educação, Estudos Culturais e de Género, Estudos Televisivos, Comunicação Multimédia e Jogos Electrónicos, entre outras.

Terminada que foi a fase de candidaturas, prossegue agora a sua selecção final. Simultaneamente, decorre o prazo para inscrições de todos os interessados em participar ou assistir aos trabalhos, e que beneficiam de preços mais reduzidos se forem feitas até ao dia 30 de Junho.

Todas as informações relacionadas com o Congresso – cujo tema genérico é Comunicação e Cidadania – estão disponíveis na Internet, através do site www.5sopcom.uminho.pt.

Victoria Camps entre os convidados

Para além das sessões temáticas, o Congresso da Sopcom contará igualmente com três sessões plenárias, para as quais foram convidadas personalidades de relevo na área da Comunicação.

De entre os convidados que já confirmaram a sua participação, destaquem-se os nomes de Victoria Camps (professora catedrática de Ética na Universidade Autónoma de Barcelona e membro do Conselho do Audiovisual da Catalunha), Rosenthal Alves (professor de Jornalismo e titular da cátedra Unesco na Universidade de Austin/Texas), Divina Frau-Meigs (professora na Universidade da Sorbonne/Paris e vice-presidente da Iamcr), Mário Mesquita (professor de Jornalismo, ex-Provedor do Leitor do Diário de Notícias) e Paquete de Oliveira (professor jubilado do ISCTE/Lisboa, actual Provedor do Telespectador da RTP e ex-presidente da Sopcom).

Está igualmente confirmada a presença de Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares e responsável pelo pelouro da Comunicação Social no actual Governo, que presidirá à sessão de abertura do Congresso, na manhã do dia 6.