Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Sabor local com olhar global

Que tal acompanhar as notícias da sua região, do seu país e do mundo em um só telejornal? Nos Estados Unidos, esta realidade é o status quo desde os primórdios do meio televisão. Com a missão de conquistar anunciantes e faturamento, é notório que as emissoras locais buscam meios práticos para se relacionar com o telespectador. O mais conhecido deles é provavelmente a overdose de telejornais locais. Em média, as emissoras filiadas e afiliadas das redes ABC, CBS, NBC e FOX costumam exibir informes locais de manhã cedo, ao meio-dia, no final de tarde e no final de noite.

A WCBS-TV, emissora da rede CBS em Nova York, por exemplo, exibe de segunda a sexta pelo menos quatro horas e meia de jornalismo local, sendo duas no começo da manhã (5h – 7h), meia-hora ao meio-dia, uma hora e meia a partir das 17h e meia-hora no período noturno. Mas além da previsível repetição de informações, qual a saída para sustentar tantos telejornais locais no ar? Resposta: a inclusão de pautas nacionais e internacionais no roteiro. Apresentadores locais – que em alguns casos podem ser considerados amigos ou vizinhos dos telespectadores – cumprem também o papel de transmitir aquilo de mais importante que acontece ao redor do país e no mundo.

Enquanto os noticiários noturnos das grandes redes mantêm seu foco voltado para pautas internacionais e reportagens analíticas e não-factuais, os telejornais locais desempenham o papel de informar o telespectador não apenas com relação ao que acontece na esquina da sua casa, mas também sobre o que se passa de mais relevante no cenário nacional e internacional por meio de material de agências internacionais e de serviços especializados oferecidos pelas suas respectivas redes – como, por exemplo, o NBC News Channel, iniciativa da rede NBC que distribui por satélite e internet reportagens de interesse nacional para suas emissoras.

É comum o telespectador sintonizar um informativo produzido pela afiliada de uma rede nacional e assistir a noticias de outras cidades e até sobre o que vem se passando no Oriente Médio. E ao contrário do que se vê nos telejornais locais brasileiros (caracterizado por matérias muitas vezes longas e de cunho não-factual), a totalidade das notícias diz respeito a acontecimentos do dia.

Um levantamento das pautas apresentadas por quatro telejornais locais nos Estados Unidos – dois em Los Angeles, Califórnia, e dois de Las Vegas, Nevada –, realizado no fim de julho, mostrou os principais fatos comuns a todos: a ênfase na prisão do ator Mel Gibson por dirigir embriagado, um assassinato com motivação religiosa na cidade de Seattle e os conflitos no Oriente Médio. Ou seja, pautas que transcendem os limites das respectivas regiões de cobertura dos referidos informativos. Foram observados telejornais das emissoras KNBC-TV canal 4 (NBC) e KCBS-TV canal 2 (CBS) em Los Angeles; e da KTNV-TV canal 13 (ABC) e KVVU-TV canal 5 (FOX), em Las Vegas.

Somatório geral

O primeiro informativo a ser analisado foi a edição das 18h do CBS 2 News (29/7). Com diversas intervenções ao vivo de repórteres na rua e um formato caracterizado por textos de cabeça curtos e reportagens sem ‘barrigas’, o informativo atualmente oscila entre terceiro e quarto lugares no horário de acordo com o instituto Nielsen. Nele foram apresentadas 17 pautas e, destas, 9 deram ênfase a assuntos nacionais ou internacionais.

Mais adiante, na edição das 23h do Channel 4 News, da emissora local da NBC – segundo telejornal mais assistido no horário – o espelho foi composto por 21 notícias e 14 delas não se relacionavam diretamente com a praça de Los Angeles ou com cidades adjacentes (como Burbank, Glendale e Malibu). Ou seja, em um telejornal gerado localmente, cerca de 66% do conteúdo analisado não tinha ligação com a comunidade a que se dirige. Ambos informativos têm meia-hora de duração.

Em Las Vegas, capital mundial do jogo legalizado, o mesmo padrão se repete. Na edição do Fox 5 News at Ten de domingo (30/7), os telespectadores acompanharam um produto que abriu mais espaço para noticias de outras localidades. No telejornal, de uma hora de duração – das 22h às 23h –, foram ao ar 33 pautas. Mais da metade – 22 – vieram das editorias nacional e internacional. No bloco esportivo, todo o material era oriundo de campeonatos de basebol ou basquete de outras localidades, sem qualquer informação regional.

No caso da KTNV-TV, o número de informações nacionais não chegou à metade, mas o telejornal exibiu como matéria de fechamento uma pauta sobre a renovação da sala de imprensa na Casa Branca em Washington. No somatório geral, durante a meia-hora do ABC 13 Action News foram ao ar 18 pautas, sendo 10 exclusivamente locais.

Números de audiência

Tal formato de juntar o local ao nacional e internacional, embora possa ser considerado vanguardista para o telespectador médio no Brasil, não é novidade na televisão brasileira. No início da década de 1990, a Rede Globo uniu as informações da Grande São Paulo, apresentadas pelo SP TV, e as noticias brasileiras e mundiais do Jornal Hoje em um só produto: o São Paulo Já. O telejornal que teve Carlos Nascimento e Carlos Tramontina como apresentadores ficou no ar entre 1990 e 1994, exibido em São Paulo no horário do Jornal Hoje. Depois a Rede Globo reverteu o formato e trouxe de volta ao ar a primeira edição do SP TV e o Jornal Hoje para o público paulista.

Em termos de audiência nacional, a rede CBS segue sendo a mais assistida pelos americanos no horário nobre. O instituto Nielsen apontou que na semana de 24 a 30 de julho, seis dos dez programas mais assistidos da TV norte-americana eram da CBS. O drama Without a Trace liderou a lista marcando 7,3 pontos de média e alcançando 10,5 milhoes de telespectadores. Ainda na seleção os seriados policiais CSI (segundo lugar; 7,1 pontos e 10,4 milhões), CSI: Miami (terceiro; 6,9 e 10,1 milhões), CSI: New York (sétimo; 5,9 e 8,6 milhões), Criminal Minds (oitavo; 5,8 e 8,5 milhões) e a comédia Two And a Half Men (sexto; 6 e 8,9 milhões).

Os reality shows House (quarto lugar; 6,5 pontos e 10 milhões) e So You Think You Can Dance (décimo; 5,8 e 9,1 milhões) – ambos da rede FOX – também estiveram entre os mais vistos. Completa a lista o programa de calouros da NBC America’s Got Talent, na quinta colocação com 6,2 pontos e 10,3 milhões de telespectadores.

******

Jornalista