Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Tiago Dória Weblog

MICROSOFT
Tiago Dória

Nova vida para a Microsoft na internet, 2/1

‘Boatos de que a Microsoft quer comprar a Yahoo! existem há um bom tempo. Mas, desta vez, o negócio foi confirmado pelos dois lados. A empresa fundada por Bill Gates fez uma oferta de US$ 44,6 bilhões para adquirir a Yahoo!, uma marca que sempre foi associada à busca online e internet.

Se concretizado, o negócio será mais proveitoso para a Microsoft, que vem apresentando desempenho positivo em seus balanços financeiros – no último trimestre, fechou com lucro recorde.

A exceção fica por conta das suas divisões de internet e de publicidade online, ainda pouco competitivas e que apresentam perdas.

Acredito que, simbolicamente, a Yahoo! sai enfraquecida. Sinal de seu negócio não deu tão certo.

A Google vai enfrentar concorrência, principalmente na área de plataforma de publicidade online, setor em que a Microsoft demonstra mais vontade de crescer e que sairá fortalecido com a possível compra da Yahoo!.

Resta saber como a Microsoft vai conseguir administrar tantos serviços – às vezes, concorrentes – debaixo de um mesmo chapéu – Flickr, MSN Spaces, Windows Live Favorites, del.icio.us, MSN Messenger, Yahoo! Messenger etc.

Para ter uma idéia da sinergia que essa compra pode causar, dê uma olhada na lista de serviços da Yahoo! e da MSN [Microsoft].’

 

PARCERIA
Tiago Dória

Facebook e WSJ dá casamento, 30/1

‘Atualização – Uma correção. A parceria não foi feita diretamente com a Facebook, mas com a empresa Loomia Inc, que desenvolveu essas novas funcionalidades para o site do WSJ. De qualquer forma, a integração com a Facebook foi formada.

No ano passado, perguntei se jornalismo e Facebook dava casamento e parece que novos experimentos vão surgindo na área. Hoje, o The Wall Street Journal, aquele jornal que até pouco tempo era chamado de carrancudo, fechou uma parceria com a empresa Loomia Inc, que, de certa forma, integrará a rede social Facebook ao jornal.

O site da publicação contará com uma funcionalidade que permitirá saber quais matérias foram mais lidas por seus contatos na Facebook.

E ainda – existirá no rodapé de cada matéria um sistema de artigos relacionados que funcionará automaticamente, no mesmo estilo dos produtos recomendados da Amazon – ‘quem leu tal notícias, também leu essas’. Fora isso, um widget do jornal que poderá ser usado na Facebook.

Por aí a gente vê o pragmatismo de Rupert Murdoch, dono do WSJ e da NewsCorp, que administra a rede social MySpace. Se fosse um empresário tacanho, fingiria que a suposta concorrente Facebook nem existe e dificilmente aceitaria uma integração deste tipo com o jornal.

E, para quem acha que somente gente jovem, bonita e antenada entende de novas mídias [internet], Murdoch tem 76 anos e já trabalhou muito com mídias mais tradicionais.’

 

INVENTOR DA WEB
Tiago Dória

Tim Berners-Lee, o mais influente nos últimos 150 anos, 30/1

Tim Berners-Lee, o inventor da web, foi eleita a pessoa mais influente na área de tecnologia nos últimos 150 anos, segundo uma lista feita pela Intel, em comemoração ao lançamento de seus processadores Penryn.

Os fundadores da Google ficaram em 2º e 3º lugares. Guglielmo Marconi, considerado o inventor do rádio, ficou em 4º, seguido de Jack Kilby, criador do microchip. Steve Jobs e Bill Gates ficaram em 14º e 31º lugares, respectivamente.

Outros nem entraram na lista, como o fundador do primeiro blog e criadores de algumas linguagens de programação.

É merecido ou não o título a Berners-Lee?’

 

OPEN HOUSE
Tiago Dória

Colunistas e blogueiros debatem o tema do dia, 30/1

‘Está no ar a nova versão online do inglês The Independent, um dos jornais que tinha um dos sites mais pobres de recursos.

Sem muitas novidades nesta reformulação, mas um ponto chamou a minha atenção. A criação da seção ‘Open House’, na qual colunistas/blogueiros do jornal são convidados a debater um assunto do dia.

Diariamente é escolhido um tema e cada um escreve sobre ele. Bem interessante, pois, normalmente, cada colunista/blogueiro vai ter uma visão própria sobre o tema colocado. Sem contar que ajuda os blogs do jornal a linkarem e a conversarem mais entre si.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Terra Magazine

Carta Capital

Tiago Dória Weblog