Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 17 E 18/5

Tiago Dória Weblog

20/05/2008 na edição 486

MÚSICA
Tiago Dória

Site cria revista de acordo com o seu gosto musical, 19/5

‘O príncipio é o mesmo de sites como Pandora, voltado para música, e Booklamp, para livros – trabalhar com conceitos de inteligência artificial e técnicas de data mining para oferecer conteúdo personalizado.

A partir do nome de 2 bandas suas preferidas, que devem ser digitadas na home do site, o idiomag é um serviço oferece uma revista online sobre música personalizada.

Seria a mesma coisa que você entrar no site da revista Rolling Stone ou no blog Stereogum, digitar o nome de duas bandas suas favoritas e o sistema retornar as notícias mais recentes sobre elas, além de outros artistas relacionados. Tudo isso com conteúdo multimida – vídeos e músicas relacionadas.

A idéia é boa, mas, no caso da Idiomag, acho que foi mal executada. Interface toda em flash, a velha metáfora da página de revista que vira com o clique do mouse, textos diagramados iguais ao formato impresso, a meu ver, não são as melhores coisas para o site de uma revista que pode ser visitado várias vezes ao dia.

Pelo que li, a publicação possui uma redação, colaboradores e parcerias de conteúdo, como tantas outras publicações de música. A diferença está na apresentação do conteúdo que é personalizado.

No final, o projeto da Idiomag está mais para um protótipo. Se esta interface for aprimorada, fazer algo mais simples e amigável, dá uma boa de uma funcionalidade que merece estar presente nos sites de outras revistas, de forma híbrida, ao lado da edição tradicional.’

 

GEERT LOVINK
Tiago Dória

Faço campanha contra o Google e acredito nas ‘webs nacionais’, 18/5

‘‘Estou preocupado com o surgimento do monopólio do Google. Está acontecendo diante de nossos olhos e não estamos fazendo nada contra isso […] Minha prioridade aqui na Holanda é fazer campanha contra o Google, convencer as pessoas a usar sites de busca alternativos e manter seus provedores de correio eletrônico, e não usar o Gmail.

[…] Não entendo isso como algo bom [o fato dos brasileiros permanecerem em média 23 horas e 51 minutos online]. Muito provavelmente se deve às circunstâncias sociais, quando não se tem condições de sair de casa.

Gastar muito tempo online em redes de relacionamento também não é um sinal de socialização’.

E ainda. ‘Na próxima fase da internet, não será mais possível pegar as idéias da Califórnia e adotá-las em todo o mundo. No caso dos Brics [Brasil, Rússia, Índia e China], não se trata de adaptar, mas de criar culturas digitais distintas’.

O escritor holandês Geert Lovink acredita no poder das ‘webs nacionais’, visão compartilhada pelo empresário brasileiro Manoel Lemos, último entrevistado do videocast deste blog.

Vale a pena ler a recente entrevista de Lovink na revista Época.’

 

NA JUSTIÇA
Tiago Dória

Frase da semana, 17/5

‘‘Nós não encontramos nenhum ato ilícito penal já que os programas são de livre acesso, sua utilização aberta e universal e não precisam de licença de uso’

Em uma decisão inesperada, nesta semana, um juiz espanhol considerou legal o funcionamento do TVmix.net, um site que oferece links diretos a programas p2p que realizam transmissões online e ao vivo de partidas de futebol.

Segundo a decisão, o site não tem qualquer remuneração direta por suas atividades, apenas oferece informações e links para ‘transmissões esportivas que alguns canais estrangeiros já oferecem em aberto’.

Há 3 anos, a Audiovisual Sport, Digital e a Liga de Futebol Profissional da Espanha apresentaram uma ação contra o TVMix.net.’

 

FUTURO
Tiago Dória

Next08: Tendências para ficar de olho, 16/5

‘Steve Rubel, editor do Micropersuasion e consultor da Edelman [um profissional no qual você precisa ficar de olho], realizou uma apresentação na conferência Next08. Ele falou sobre tendências que pessoas e empresas devem ficar de olho.

Separei as que achei mais interessantes. Algumas já foram abordadas neste blog.

Web recorte e cole – A web está movendo de páginas para pequenas unidades. Cada vez mais, o conteúdo terá portabilidade. Websites perderão a importância. Imagine a web como uma colagem. Todo o conteúdo será em widgets.

Essa conclusão deve ser embalada na onda dos aplicativos para a Facebook e o Orkut. Faz sentido. Mas trocaria o ‘todo o conteúdo’ por uma ‘crescente parte do conteúdo’.

Para existir portabilidade de dados é necessário um caminho longo, que envolve uma padronização na formatação do conteúdo e que os sites ‘conversem’ entre si.

Curadoria Digital – Conteúdo está virando commodity. Todo mundo pode criar conteúdo. Os ‘curadores digitais’ podem separar o bom conteúdo do lixo e agregar conteúdo relevante a necessidades individuais.

Esse importante trabalho de curadoria já é realizado por ‘blogs informativos’, que fazem uma edição diária da web e funcionam como um hub de coisas interessantes, separando o mais relevante na rede para um público específico.

De certa forma, o jornalismo, quando bem feito, também funciona como uma espécie de curadoria.

Nômades Digitais: Mais e mais pessoas trabalham e colaboram de forma virtual. Habilidades com coworking são mais do que nunca exigidas.’

 

CNET
Tiago Dória

CBS comprou uma rede de blogs e videocasts, um site de games…, 15/5

‘Atualização às 18h30 – Aconteceu uma entrevista coletiva para a imprensa sobre a compra. Segundo Leslie Moonves, CEO da CBS, a intenção é alcançar uma audiência internacional. Utilizar a Last.fm e a CNET para a CBS atingir um público global.

Posicionamento parecido ao adotado pelo ElPais recentemente – o site para atingir uma nova e crescente audiência global, nunca antes trabalhada de forma estruturada pelo jornal. E o impresso, as operações tradicionais, para alcançar um público mais local e tradicional.

Foi de uma vez só. Com a aquisição da CNET Networks, a CBS, uma das maiores emissoras de TV e rádio do mundo, levou em um mesmo chapéu um site consagrado de notícias sobre tecnologia, uma rede relevante de blogs e uma crescente de videocasts [CNET TV], além de outros sites paralelos, como Mp3.com, Gamespot e Download.com.

O negócio deverá ser concluído no 3º trimeste e está avaliado em torno de US$ 1,8 bi. Aliás, já é errado chamar a CBS de ‘emissora de TV’.

Com a aquisição, a CBS torna-se uma das 10 maiores empresas de internet dos EUA, acumulando 54 milhões de visitantes únicos/mês e 200 milhões em todo o mundo.

Depois que a empresa montou um escritório no Vale do Silício no mês passado, novas aquisições e parcerias já eram esperadas. Das grandes compras, Last.fm no ano passado e agora a CNET Networks.

Por meio da aquisição do videocast WallStrip no ano passado, a parceria com os criadores do LonelyGirl15 para a criação de novos programas dentro da CBS e agora a CNET TV, fica evidente que um dos focos da emissora de TV é em vídeos online.

De quebra, trazer para os seus produtos expertise, conteúdo e audiência desses novos produtores de conteúdo em vídeo.

Em geral, a aquisição da CNET Network está sendo vista de forma positiva pela maioria dos blogs de tecnologia – coloca a CBS na frente de seus concorrentes – ABC e NBC, por exemplo – e abre caminho para uma possível ‘CBS TV online’.

Bom, pelo menos, acertei quando há um ano falei que a CBS seria uma das empresas de mídia que daria uma das maiores guinadas em relação à web. A contratação de Quincy Smith, atual diretor da CBS Interactive, já revelava isso.

Acredito que vem mais coisa pela frente…’

 

LISTA
Tiago Dória

As mais influentes idéias e pensadores, segundo WSJ, 14/5

‘Quase passou desapercebido aqui, no blog. O The Wall Street Journal montou o seu ‘The Guru Scene 2008’, uma lista dos pensadores mais influentes no mundo dos negócios. O ranking toma como referência citações no Google, na imprensa e em artigos acadêmicos.

Dá para considerar como um bom termômetro de uma época. Os 5 primeiros colocados são os seguintes:

1 – Gary Hamel – consultor e autor de The Future of Management

2 – Thomas L. Friedman – colunista do NYTimes e autor de O Mundo é Plano: uma Breve História do Século XXI

3 – Bill Gates – fundador da Microsoft

4 – Malcom Gladwell – autor de ‘The Tipping Point’. Aqui, no Brasil, O Ponto de Desequilíbrio

5 – Howard Gardner – professor de Harvard conhecido por sua ‘teoria das múltiplas inteligências’

Nem preciso dizer, vale a pena clicar nos links acima e conhecer os livros e/ou pensamentos de cada um.’

 

PAULO COELHO
Tiago Dória

Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário, 14/5

‘Enquanto o pessoal ainda joga confetes no Radiohead, que, diga-se de passagem, já abandonou o seu método de vender disco a qualquer preço na rede e voltou ao velho modelo das gravadoras, o escritor Paulo Coelho corre por fora e, a meu ver, vem se tornando um dos mais atuantes evangelizadores do p2p e da livre troca de informações na rede.

Sem fazer tanto alarde quanto a banda inglesa, desde o ano passado, o escritor mantém o blog Pirate Coelho, no qual disponibiliza links para downloads gratuitos de seus livros.

Meio óbvio, mas, na época do lançamento do blog, feito por conta própria, disse para a imprensa que era a melhor forma de tornar os seus textos conhecidos para milhares de pessoas em todo o mundo.

Nesta semana, o TorrentFreak, uma espécie de bíblia para usuários de redes de livre troca de informações, entrevistou o escritor, que, quase um ano depois, comenta alguns dos efeitos mais práticos de sua ação.

A editora Harper Collins passou a oferecer um livro seu por mês para download gratuito, as vendas de todos os seus livros aumentaram e O Alquimista já está em 6º lugar entre os mais vendidos de todos os tempos, segundo o NYTimes.

‘Desde o início dos tempos, os seres humanos têm a necessidade de compartilhar – da comida à arte. Compartilhar faz parte da condição humana. Uma pessoa que não compartilha não é somente egoísta, mas amarga e solitária’, disse.

Paulo Coelho tem dois blogs – em inglês e português, perfil no Flickr e uma conta no Twitter.’

 

REVISTAS
Tiago Dória

Playboy e Vogue: revistas que estão saindo do papel, 13/5

‘A Playboy inaugurou um canal no YouTube em comemoração aos 55 anos da revista. Uma espécie de show de calouros para escolher as melhores playmates que posarão em uma das edições da revista. As candidatas são convidadas a enviar um vídeo pelo YouTube mesmo.

Mas, nada muito provocante, no ‘máximo de biquini’. Safe to work, mas, pelo visto, está acontecendo uma queda de braço com a automoderação do YouTube, muitos vídeos estão indo para a ‘quarentena’.

Já a revista de moda Vogue relançou, nesta terça-feira, o seu site de vídeos como VogueTV. Na estréia, para atrair os geeks de plantão, uma matéria sobre uma exposição de figurinos de super-heróis, com uma rápida aparição de Gisele Bundchen.

Na participação dos usuários, além de poder enviar fotos que mostrem ‘o seu estilo’, as pessoas são convidadas a votar em que estava mais bem vestido nos eventos abordados pela VogueTV.’

 

AGÊNCIA
Tiago Dória

Agência de notícias com conteúdo gratuito e API pública, 12/5

‘Não é nenhuma rede social da moda, esperta e bacana, ou ferramenta online de mapas. Desta vez, quem liberou o acesso a sua API é uma das mais tradicionais agências de notícias.

A partir dessa API, programadores podem criar aplicativos em torno do conteúdo e do site da Reuters – agregadores de conteúdo, mashups e newsgames.

O objetivo da agência é ganhar mais distribuição e aumentar a sua audiência na rede.

Mais um exemplo de que grandes empresas de mídia, pelo menos, as mais tradicionais e que já enfrentaram diversas crises – guerras mundiais, quebras de bolsas, greves -, estão sabendo se reinventar com a web – vide NYTimes, CBS e agora Reuters.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Tiago Dória Weblog

Swissinfo

Veja

Último Segundo

ClickRBS

El País (em espanhol)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem