Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Veja

TELEVISÃO
Gabriele Jimenez

Conversa com Ratinho

‘Por que você ficou tanto tempo na geladeira? Nunca soube o motivo.. Foi terrível. Pensava: ‘Será que estou tão queimado assim?’. Pedia ao Silvio (Santos) para rescindir o meu contrato, mas ele dizia que eu teria de arcar com a multa rescisória.

Mesmo sem trabalhar, você continuou ganhando 1,5 milhão de reais por mês de salário? Sim. Mas não falo de dinheiro porque a minha mulher tem medo de sequestro.

O Ratinho da TV é barraqueiro e fala palavrão. E o da vida real? É a mesma coisa. Sou aberto. Só minto para a minha mulher, e mentiras para não deixá-la brava. Falo que estava conversando com os amigos para não dizer: ‘Estava no boteco tomando cachaça’.

Você apresentou no seu programa um deficiente físico como se fosse um ET. Vai insistir nessas bizarrices? Eu só sabia fazer aquilo para atrair audiência. Hoje vejo que passei dos limites.

Como você pretende atrair audiência sem apelação? Vamos colocar coisas como teste de DNA de pessoas famosas. Se o Ronaldinho engravida uma moça, isso chama atenção.

Você já foi deputado. Quer voltar à Câmara? Não, porque deputado do baixo clero como eu era não manda… (palavrão)

Seu filho, Ratinho Junior, é deputado e do baixo clero. Gostaria que ele largasse a política. Dos meus três filhos, é o único que dá prejuízo.’

 

KINDLE
Veja

Pelo fim do papel

‘O criador da Amazon, Jeff Bezos, e o presidente do jornal The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., compartilharam na semana passada um palco em Nova York para lançar um produto: o Kindle DX, a nova versão do leitor digital que a Amazon pôs no mercado em 2007. A novidade do aparelho é a tela, que mede 24,6 centímetros na diagonal – quase o dobro do modelo anterior. Tal dimensão tem uma justificativa: o Kindle DX foi especialmente moldado para tornar mais prazerosa a leitura de jornais em um dispositivo eletrônico (seu outro foco é o mercado de livros didáticos para o ensino superior). Para Bezos e Sulzberger, o equipamento é uma arma para atenuar a crise da imprensa americana. Em apenas seis meses de 2008, a circulação dos jornais nos Estados Unidos caiu 4,6%.

A Amazon não foi pioneira no campo dos leitores digitais, os e-readers. Mas a empresa de Bezos cresceu rapidamente nesse mercado. Vendeu 500 000 exemplares do Kindle no ano passado. Além do mecanismo exclusivo de downloads por rede sem fio, o Kindle valeu-se, para tanto, de uma vantagem estratégica: maior livraria virtual do planeta, a Amazon oferece 275 000 livros, 37 jornais e 28 revistas aos usuários do e-reader. Agora, além do The New York Times, o The Boston Globe e o Washington Post prometem subsidiar a compra do aparelho para assinantes (sem o desconto, de valor ainda não anunciado, o preço é de 489 dólares).

Nem todas as empresas jornalísticas americanas consideram que o futuro está no produto da Amazon. ‘Não vamos entregar o nosso conteúdo à gente boa que criou o Kindle’, disse o magnata Rupert Murdoch, da News Corp., dando a entender que a Amazon oferece muito pouco em troca desse conteúdo. James Moroney, do Dallas Morning News, foi mais explícito: segundo ele, Bezos abocanha 70% do valor das assinaturas digitais dos jornais. Há outros gigantes da tecnologia desenvolvendo e-readers. Rumores indicam que a Apple pode entrar nesse páreo. Talvez seja inevitável a migração dos jornais para esse meio. Mas é prematuro apontar quem conduzirá esse processo.

Sem tinta na mão

O novo Kindle DX, da Amazon, mira os leitores de jornais nos Estados Unidos

Dimensões: a tela é de 24,6 centímetros, medida na diagonal. A espessura é de 9 milímetros

Peso: 535 gramas, metade do dos netbooks mais leves

Áudio: qualquer texto que esteja na tela tem versão em áudio

Conectividade: o download de qualquer título, por rede sem fio, leva menos de um minuto. A ‘loja’ do Kindle conta com 37 jornais – além de 275 000 livros e 28 revistas’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Veja

Tiago Dória Weblog