Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº927

VÍDEOS OI > VOZ DOS OUVIDORES

O ombudsman na imprensa brasileira – 1

19/08/2014

1) FREITAS, Silvana de. Sucessor de Côrrea defende controle externo. Folha de S. Paulo. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0502200415.htm >Acesso em: 5 de fevereiro de 2004.

2) GALLUCCI, Mariângela.Controle externo é inevitável, diz Jobim no Senado. 'O Estado de S. Paulo', São Paulo, 5 de fev. 2004. cad. Nacional, p. A10.

3) Agência Senado. Nelson Jobim, sobre o controle externo do Judiciário. Disponível em: < http://www.senado.gov.br/agencia/noticias/2004/2/not0621.asp> Acesso em: 6 de fevereiro de 2004.

4) Senado Federal. Ata da 3ª Reunião Extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da 3ª Sessão Legislativa extraordinária, da 52ª Legislatura, realizada em 28 de janeiro de 2004.

5) A PEC nº 29 está no Senado Federal desde 2000, após tramitação de oito anos na Câmara. O Senador Bernardo Cabral, relator do projeto, após discussões na CCJ emitiu o parecer nº 548, com 105 emendas. Depois de enviado para o Plenário, houve um novo parecer de nº 1035. Em 2002, Bernardo Cabral concluiu as discussões e enviou o projeto para votação final no Senado. Com as eleições de 2002, houve renovação de 2/3 de senadores e o Partido dos Trabalhadores chegou ao poder. Desta forma, foi designado um novo relator para o projeto – José Jorge (PFL – PE) –, e as discussões recomeçaram. Com uma nova liderança, com novos interesses envolvidos.

6) Senado Federal. Regimento Interno. Disponível em: http://www.senado.gov.br/bdtextual/regSF/httoc.htm>. Acesso em: 12 de março de 2004.

7) Composição do Conselho de Justiça: um Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que o presidiria, um do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), um do TST (Tribunal Superior do Trabalho), um desembargador de Tribunal de Justiça, um juiz estadual, um juiz de Tribunal Regional Federal, um juiz federal, um juiz de Tribunal Regional do Trabalho, um juiz do trabalho, um membro do Ministério Público da União, um membro do Ministério Público estadual, dois advogados, dois cidadãos indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado. Mandato de um ano.

O primeiro de uma série de oito programas especiais do Observatório da Imprensa sobre a função do ombudsman, ou defensor do leitor, que em setembro comemora 25 anos no Brasil. Na série “Voz dos Ouvidores” estarão dez ombudsman da Folha de S.Paulo, primeiro jornal a adotar a função no país, e dois ombudsman do jornal O Povo, de Fortaleza (CE), que mantém a função há 20 anos. São os dois únicos jornais que contam com ombudsman no Brasil.

Neste primeiro programa os convidados são Caio Túlio Costa e Vera Guimarães Martins.

>> Caio Túlio Costa foi o primeiro ombudsman da imprensa brasileira. Trabalhou na Folha de S.Paulo durante 21 anos e foi um dos fundadores do UOL. Ex-presidente do iG, é também professor de Ética Jornalistica e autor do livro Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória.

>> Vera Guimarães Martins está na Folha de S.Paulo desde 1990. Foi secretária-assistente de Redação, responsável por cadernos especiais e edições de domingo, editora de Política da Folha da Tarde, editora-adjunta do caderno “Cotidiano” e editora da revista da Folha.

Todos os comentários

Todos os Vídeos

1 2 3 4 5 ltima

1 de 238 notcias exibidas

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem