OI na TV

MÍDIA E ELEIÇÕES 2012

Programa discute as campanhas de candidatos a vereador

Alberto Dines | Programa nº 656 | 11/09/2012 | 0 comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Faltam três semanas, a campanha eleitoral está quente, mas as atenções da mídia estão voltadas para a disputa pelas prefeituras. É uma opção errada sob o ponto de vista cívico, político e até mercadológico.

o cerca de 5.600 municípios no país com cerca de 58.000 vagas para vereadores. O número de candidatos em todo o país é astronômico: são cerca de 430.000, repito 430.000 - daria para criar uma cidade de porte médio. Só o estado de São Paulo tem cerca de 75.000 candidatos. O estado com o menor número de candidatos, Roraima, tem 1.500.

É um mundo - há quem diga que seja o sub-mundo da política - de qualquer forma é um universo que fermenta longe da fiscalização da imprensa, inacessível ao escrutínio da sociedade. Não fossem os horários de propaganda gratuita do TRE, a natural visibilidade dos candidatos à reeleição e alguns postulantes mais abonados ou exóticos, pouco chegaria ao eleitorado.

No entanto, é na Câmara dos Vereadores que se inicia efetivamente o ciclo político. Nossa imprensa esqueceu sua função comunitária, não acompanha os trabalhos das Câmaras Municipais e antes das eleições municipais não se lembra de investigar quem são os candidatos.

Neste nosso jornalismo burocrático, omisso, desossado e sem palpitação, chama a atenção a criatividade do Jornal da Tarde de São Paulo, do grupo Estadão. Um repórter do jornal inscreveu-se como candidato, está fazendo campanha, publica tudo o que observa no seu blog chamado "Candidato Acidental" mas ninguém sabe quem é. É uma endoscopia das entranhas da nossa política.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.