Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

VOZ DOS OUVIDORES > FOLHA DE S. PAULO

Suzana Singer

03/04/2012 na edição 688
“Entre os muros da escola”, copyright Folha de S. Paulo, São Paulo (SP), 1/4/12.

“Em ano eleitoral, políticos ficam ainda mais sensíveis a manchetes desfavoráveis que podem abastecer os programas de TV dos adversários. Mesmo com um título incorreto, que carregava nas tintas, a Folha conseguiu, nas últimas semanas, constranger o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

No último dia 23, a Primeira Página dizia que ‘Alckmin põe fim às aulas de reforço nas escolas de São Paulo’. Não era bem isso.

O que estava praticamente extinto eram as aulas extraclasse dadas fora do horário regular (quem estuda à tarde tem reforço de manhã e vice-versa). No seu lugar, a rede pretende colocar dois professores em algumas turmas: além do titular, um auxiliar responsável por ajudar os estudantes com dificuldades. O governo não abria mão, portanto, da ideia de recuperação.

Além de ter exagerado no título, a Folha errou ao pôr na boca do governador uma afirmação que ele não fez -as explicações eram da Secretaria de Estado da Educação. Uma correção saiu no dia seguinte.

Mesmo diante de tantas falhas, o governador sentiu o golpe. Declarou que estavam mantidas as aulas extras, mas, surpresa, foi ‘desmentido’ pela sua própria assessoria de imprensa, que afirmou que o governador se expressou mal. Em novo encontro com jornalistas, ele reiterou o que tinha dito.

Na quarta-feira passada, a Secretaria de Estado da Educação, devidamente enquadrada pelo governador, pôs um fim ao vaivém, dizendo que a recuperação fora do turno normal será mantida para ‘as escolas que pedirem’.

Vitória da Folha, que conseguiu manter um sistema eficiente na assistência a alunos atrasados? Não dá para saber. A reportagem não foi às escolas, não ouviu professores, crianças e pais para saber se as aulas extras funcionam.

Duas cartas de professores da rede estadual, publicadas no Painel do Leitor, mostram que não há consenso. Para alguns, o sistema atual tem muito desperdício, porque os alunos faltam demais quando são obrigados a voltar à escola fora do horário regular; outros defendem que é impossível, na prática, ajudar estudantes com defasagem durante as aulas normais.

O material publicado era tão ralo que o editorial sobre o assunto, do domingo passado (‘Difícil de entender’), enumerava várias perguntas sem respostas e terminava com o que todos sabemos: a escola estadual não forma os estudantes da maneira adequada.

Mostrar como se tenta resgatar as crianças que vão ficando para trás e discutir alternativas seria útil para o debate sobre educação. Contentar-se em pressionar o governador é satisfazer-se com pouco.

Bola fora

Colunas de bastidores vivem de declarações anônimas e de informações passadas por pessoas interessadas que não querem aparecer. São campo minado, terreno fértil para todo tipo de plantações e, por isso, exigem cuidados extras.

A Folha tem o Painel, a coluna Mônica Bergamo e o Painel FC, em ‘Esporte’. Este último destacou, no domingo passado, que Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente do São Paulo, teria comentado o interesse do seu time por Marcos Assunção (Palmeiras). A afirmação teria sido feita em 23 de março, na sauna do clube Pinheiros.

Em mensagem ao jornal, Barros e Silva negou tudo: nunca falou do jogador e não frequenta a sauna do Pinheiros há anos. Em nota publicada logo abaixo, o Painel FC respondia com canelada: o dirigente estava, sim, na ‘área da sauna’, sentado a uma mesa com amigos.

Barros e Silva não abandonou o campo. Encaminhou os registros de entrada no Pinheiros, mostrando que ele não esteve lá naquele dia. Ontem, saiu um ‘erramos’, sem entrar no mérito principal: ele expressou interesse por Assunção, cujo contrato vence em dezembro?

Se o Painel FC errou o local da suposta conversa, é justo deduzir que ela nunca existiu. Tudo indica que a coluna não seguiu a regra de ouro de checar informação passada ‘em off’ com mais de uma fonte.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem