Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘Alberto Dines, precursor do ombudsman no país:

‘Não se meta nisso, você só vai ganhar inimigos!…’ O sábio Octavio Frias de Oliveira tentava persuadir-me a não iniciar coluna de crítica de imprensa na Folha. Como sempre, Frias acertou na mosca. Nós, jornalistas, fazemos cobranças e detestamos ser cobrados. Por isso ninguém quer passar a vida brigando com colegas de profissão. Além do mais, os criticados estão sempre em cargos de chefia.

CAIO TÚLIO COSTA, primeiro ombudsman da Folha:

Porque a imprensa se conhece e sabe o quanto seu produto acaba sendo inexato, incompleto, injusto; daí a insegurança (primeira razão) em se submeter a escrutínio público. Porque, se um concorrente se deixa escrutinar, é mais cômodo acusá-lo de ‘jogada de marketing’, não copiar (segunda). Porque é caro (terceira) manter profissional em função tão indesejada (quarta). Porque é difícil encontrar ingênuos (quinta) que aceitem a função. Porque os limites do cargo são os empresariais (sexta) e essa indústria lida de forma esquizofrênica com limites.

MARIO VITOR SANTOS, duas vezes ombudsman da Folha e uma do iG:

Porque a atividade é temida e evitada. Quando feita de maneira independente e crítica, gera agastamento com jornalistas e é fonte de problemas ‘de imagem’ para os gestores dos veículos. Ombudsmans acabam expondo a manipulação das informações, seja para uso político, obtenção de audiência, ou ambos, o que é a regra na maioria dos veículos.

MARA GAMA, ombudsman do UOL:

No limite, o ombudsman acaba por deixar evidente também a falibilidade de sua própria ação. E sendo passível das mesmas falhas de seus colegas, por que contratá-lo? Será que ele pode mesmo enxergar e atuar criticamente no confronto com seus pares? Isso pode soar contraditório e provocar descrédito. O público por vezes se revolta quando se depara com o limite da ação do ombudsman.

ERNESTO RODRIGUES, ombudsman da TV Cultura de São Paulo:

Nós, jornalistas, gostamos de denunciar, mas não de nos considerar parte desse mundo de muitos erros. Nossa arrogância costuma ser inversamente proporcional ao espaço que reservamos para a confissão de nossos erros. E nosso pior pecado é acreditar que todo o resto do material publicado é sempre correto, preciso, relevante, ético e responsável.

ROBERTO HIRAO, ex-ombudsman da ‘Folha da Tarde’ e autor do livro indicado ao final:

Atribuo o quadro ao desinteresse (ou seria receio?) dos grupos empresariais que controlam os jornais em se abrir ao público. Essa situação é agravada pela apatia de boa parte dos jornalistas.

ANDY ALEXANDER, ombudsman do ‘Washington Post’:

A crise financeira provoca demissão de ombudsmans. Há crescente sentimento de que a blogosfera pode oferecer o escrutínio que o ombudsman provê. Mas essas justificativas podem só encobrir o fato de que os líderes das empresas de comunicação não gostam de ver seu desempenho criticado.

ALICIA SHEPARD, ombudsman da National Public Radio:

Em tempos economicamente difíceis, cortar o posto de ombudsman é fácil, já que ele não é essencial para colocar um jornal ou rádio no ar. Mas é essencial para aumentar sua credibilidade.

JUDITH BRITO, presidente da Associação Nacional de Jornais:

Em primeiro lugar, porque custa. Segundo, porque, entre as opções para ser mais profissional, a criação da função de ombudsman é a mais arrojada. Requer coragem e maturidade porque o trabalho do ombudsman é expor problemas e criticar o trabalho dos colegas. Não é fácil conviver com esta situação.

ROBERTO MUYLAERT, presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas:

Porque é mais fácil e rápido, embora mais sujeito a erros, realizar trabalho de mão única, da Redação para o leitor, do que interagir com alguém de dentro de casa, cuja missão é apontar falhas. Só profissionais maduros recebem bem as críticas construtivas.

PARA LER

‘70 lições de jornalismo’, de Roberto Hirao, Publifolha (a partir de R$ 23,32)

PARA VER

‘Sabatina com o ombudsman’, na íntegra a partir de amanhã à noite nem www.folha.com.br/092591′

***

‘Onde a Folha foi bem…’, copyright Folha de S. Paulo, 20/9/09

‘ASSUNTOS MAIS COMENTADOS DA SEMANA

1. Edição Digital

2. Investigação de empreiteiras

3. Coluna do Ombudsman

ONDE A FOLHA FOI BEM…

EDIÇÃO DIGITAL

Com enorme atraso, jornal lança sua edição digital na internet, com padrão de qualidade comparável aos melhores entre os concorrentes

…E ONDE FOI MAL

EDIÇÃO DIGITAL

Anúncio da novidade passa impressão errada de que a antiga edição eletrônica em textos estava desativada; ela continua disponível no endereço http://www.folha.com.br/fsp

PRÓ-MEMÓRIA

Caso a ser retomado

Ontem se completaram os dois meses ao final dos quais, segundo chamada de primeira página em 19 de julho, de 35 milhões a 67 milhões de pessoas seriam atingidas pelo vírus A (H1N1) e de 205 mil a 4,4 milhões estariamhospitalizadas;segundoomais recente boletim do Ministério daSaúde, o número de casos notificados de contaminação no país é inferior a 10 mil’