Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

VOZ DOS OUVIDORES > THE WASHINGTON POST

Charges polêmicas

Por Sobre artigo de Michael Getler em 23/11/2004 na edição 304

Boa parte das reclamações recebidas pelo ombudsman do Washington Post [21/11/04], Michael Getler, na semana passada, foram sobre duas charges publicadas no sítio do jornal. A primeira, de Ted Rall, retratava uma classe de alunos com deficiência mental em alusão ao grupo que atualmente governa os EUA. ‘Não posso imaginar um ser humano que ache que o ato de desenhar isso seja algo divertido. E não posso acreditar que o jornal a considerou adequada para imprimir’, escreveu um leitor, aparentemente ignorando o fato de que o desenho não saiu impresso, apenas no sítio.

A outra charge, de Pat Oliphant, representava a nova secretária de Estado, Condoleezza Rice, de forma caricata, o que, para algumas pessoas, denotava racismo – a secretária é negra. ‘Uma coisa é ser anti-Bush e anti-Rice, mas publicar um desenho racista para tentar provar seu ponto de vista é indesculpável’, comentou um leitor.

Getler explica que a equipe do jornal é muito cuidadosa com o que sai em sua versão impressa, mas que, em seu sítio de internet, há partes que são diretamente abastecidas por terceiros – caso dessas duas charges. Nenhum funcionário do Post as viu antes que entrassem no ar. Ainda assim, ficavam numa área pouco evidente, aonde só chegaria quem realmente as estivesse procurando. O ombudsman afirma que ficou claro que parte das queixas que recebeu era de gente que sequer viu do que se tratava, apenas foi estimulada por alguma campanha organizada contra o jornal, que acaba sendo prejudicado por rumores imprecisos.

Outras pessoas argumentaram que, independente do fato de alguém estar controlando o conteúdo, o Post é responsável por tudo aquilo que sai em seu portal, o que está certo. Por isso mesmo, a charge de Rall foi tirada do ar. O editor-executivo do Washingtonpost.com, Doug Feaver, disse que a figura de Oliphant não foge aos padrões normais das caricaturas e, por isso, vai ficar no sítio, mas entende que outras pessoas possam não concordar com sua opinião.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem