Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

VOZ DOS OUVIDORES > O POVO

Paulo Rogério

28/08/2012 na edição 709
“Gosto de quero mais”, copyright O Povo, Fortaleza (CE), 25/8/12.

         

“‘Que Brasil formidável seria o Brasil se o brasileiro gostasse do brasileiro’ – Nelson Rodrigues, jornalista, escritor e dramaturgo

‘Finalmente o jornal enfrentou um dos principais problemas de Fortaleza que é a falta de cidadania e educação da população’. A afirmação do leitor Reginauro Catunda é direcionada à boa abordagem que O POVO teve, domingo, 19, na editoria Política. A matéria ‘Porque a culpa é sempre do outro’ debateu a importância de cada fortalezense exercer a cidadania, não só elegendo bons gestores como assumindo a responsabilidade no cuidar da cidade.

Uma fotorreportagem mostrou exemplos do mau cuidado das pessoas com a coisa pública. Pelo Portal, o internauta Antônio Sampaio parabenizou a iniciativa. ‘Cada um fazendo sua parte, não teremos que apontar o dedo para ninguém’. Foram mais de 25 mensagens deixadas na rede. O leitor Francisco Nirvardo Nobre ligou para o ombudsman e também aplaudiu a iniciativa. Sugeriu, entretanto que é preciso citar os bons exemplos, valorizando quem já está agindo.

O editor-executivo do Núcleo de Conjuntura, Gualter George, afirma que há intenção que essa ‘pauta positiva’ seja mais utilizada e relembrou a edição especial publicada no aniversário de Fortaleza. Na verdade faz tempo que o jornal defende atitudes de gentileza. A matéria voltou bem ao tema, porém sem aprofundamento. Citou só um exemplo positivo. Poderia, já que estamos em época de eleições, questionar os candidatos e atuais gestores. Ficou mesmo um gosto de ‘quero mais’ para o leitor.

Serviço incompleto

Um espaço dedicado para a orientação do consumidor, o jornalismo serviço. Esse o objetivo da página ‘Seu bolso’, publicada todas as segundas-feiras, em Economia. Na última segunda-feira, a matéria abordou como agir em caso de problemas com pacotes turísticos. Como exemplo, o jornal usou como pano de fundo a história de um grupo de estudantes que teve pacote de viagem cancelado. A ausência do nome da agência foi criticada.

Uma leitora, dona de uma empresa de turismo, disse que a omissão colocou todos sob suspeita. ‘Os inocentes acabam pagando’. Para Kadmon Costa a revelação evitaria que outras pessoas passassem pelo mesmo problema. Segundo a editora-adjunta do Núcleo de Negócios, Neila Fontenele, a ausência aconteceu porque o jornal não conseguiu falar com a empresa e a pedido das fontes. Fatos que deveriam ter sido explicados ao leitor no procedimento. Mesmo assim a matéria conseguiu seu objetivo: alertar o leitor.

Especial 100 anos

O POVO foi o único jornal impresso local a lembrar os 100 anos de nascimento do escritor Nelson Rodrigues na última quinta-feira. Com uma ótima intervenção visual na capa o Especial ‘Nelson Rodrigues 100 anos’ presenteou os leitores com belos textos nas editorias de Fortaleza, Política, Esportes e Vida & Arte. Destaque para a entrevista com o filho do homenageado, Nelson Rodrigues Filho.

Ai que dó!

Bem que nossos fotógrafos e editores poderiam mudar o ângulo das imagens em campanhas de vacinação. No último fim de semana, das cinco imagens escolhidas, quatro – duas em Brasil e duas em Fortaleza – mostram o sofrimento dos pequenos. Nada motivador. A exceção ficou com a capa. É importante a vacina, todos sabem. Mas essa imagem de sofrimento pode ser evitada. A editora de fotografia, Iana Soares, concorda que é preciso passar algo positivo e promete mudança nas próximas coberturas.

Esquecido pela mídia: Projeto do Estado de construção de hospital de emergência e urgência até a Copa 2014 próximo ao estádio Castelão

FOMOS BEM

DEBATE

Acertamos ao retomar discussão sobre o cenário musical brasileiro

FOMOS MAL

PÂNICO

Jornal passou batido em tentativa de assalto que levou pânico a quem passava na Avenida Dom Luiz”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem