Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

ENTRE ASPAS >

Jader Barbalho omitiu ser dono de TV

19/04/2011 na edição 638

Folha de S. Paulo, 17/4

Jader omitiu da Receita e da Justiça ser dono de TV

Político usou laranja para ocultar negócio, diz ‘Veja’

O peemedebista Jader Barbalho, que está prestes a reassumir o cargo de senador, confirmou ser dono de metade de uma TV não declarada por ele à Receita Federal e à Justiça Eleitoral.

A revelação foi feita pela revista ‘Veja’ desta semana. Segundo a reportagem, Jader usou um cabo eleitoral como laranja para esconder a propriedade da empresa.

O acordo em que Jader garantia ser dono de metade da TV foi firmado por um contrato de gaveta, diz a revista.

A assessoria do paraense negou o uso do empresário Joaquim da Costa Pereira, já morto, como laranja ou que o contrato fosse oculto.

Segundo a assessoria, Jader recebeu os 50% do STC (Sistema Tapajós de Comunicação), que fica em Santarém (oeste do Pará), como parte da compra de sua emissora, a RBA, em 1989. A RBA, sediada em Belém, retransmite a Band no Estado.

Jader disse que nunca declarou a posse da TV porque a Globo poderia questionar que uma mesma pessoa fosse dona de uma afiliada da emissora carioca e da Band.

‘Ele não podia aparecer porque prejudicaria a relação com a Globo. O amigo [Pereira] perderia a concessão’, afirmou a assessoria.

A sociedade entre Jader e Pereira só foi formalizada em 2001. Com a morte de Pereira, seus filhos reivindicaram toda a rede, o que fez Jader protocolar na Justiça o contrato de dez anos atrás.

A assessoria do ex-senador disse que ele vai entrar em um ‘retiro espiritual’ na Páscoa e que só então decidirá o que fazer, podendo até mesmo desistir da empresa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem