Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

ENTRE ASPAS >

Leitores merecem explicações sobre mudanças

14/04/2009 na edição 533

No ano passado, o Washington Post publicou quase 80 matérias sobre a equipe de baseball Baltimore Orioles – este ano, entretanto, os artigos ainda não chegaram a dez. Para aqueles que acompanham o time, parece até que ele está fora do campeonato, opina o ombudsman do Post, Andrew Alexander, em sua coluna de domingo [12/4/09].

Muitos leitores entraram em contato com o jornal para exigir uma cobertura ‘igual ou próxima’ dos Orioles e do Washington Nationals, time que retornou à Liga Nacional de Baseball dos EUA em 2005, após uma ausência de 33 anos. ‘Nunca vi uma declaração do jornal sobre a óbvia decisão de não cobrir o Baltimore Orioles nesta temporada. A cobertura do time desapareceu’, escreveu o leitor John Ingle. ‘Entendo que o Post queira cobrir o time da capital. Mas não elimine os Orioles’, protestou o leitor Bill Canby.

Efeitos da crise

O episódio dos Orioles reforça que o diário tem feito pouco para comunicar as mudanças de cobertura e conteúdo aos leitores. O editor de esportes, Emilio Garcia-Ruiz, disse que acredita que ‘está óbvio’ para os leitores que a cobertura foi reduzida. O jornal, assim como outros veículos que sofrem com a crise, precisa cortar despesas. Por isso, o Post não tem mais um repórter exclusivo para cobrir os Orioles – o Baltimore Sun agora é quem fornece as matérias dos jogos. A seção Orioles Notebook, que oferecia uma análise mais profunda, não existe mais. As seções separadas que cobriam a Liga Americana e a Liga Nacional foram combinadas em uma só. ‘Os Orioles despertam sempre um forte interesse dos leitores e sabíamos que não poderíamos acabar com todas as matérias sobre o time. Estamos tentando ainda satisfazer esta audiência’, diz Garcia-Ruiz.

Nenhuma explicação apareceu de fato na versão impressa, mas houve uma na versão online, no final de fevereiro, no blog de baseball do sítio do diário. A subeditora de esportes, Tracee Hamilton, que supervisiona a cobertura de baseball, explicou sucintamente as mudanças e disse se opor a elas, por, dentre outros motivos, temer perder alguns leitores fiéis.

As pesquisas do Post indicam que 1/3 dos leitores da seção de esportes tem interesse na cobertura dos Orioles. Uma outra pesquisa do ano passado mostra, no entanto, que dentre os leitores do diário na capital, os fãs dos Orioles eram poucos comparados aos de outros times, como Washington Redskins e Nationals, ficando em 15º lugar no ranking.

O Post fica em um dilema nada confortável sobre que decisões tomar para cortar custos e ao mesmo tempo não decepcionar os leitores fãs de esportes. Em 2005, Garcia-Ruiz escreveu uma coluna explicando os motivos de o diário continuar a cobrir os Orioles após o Nationals ter chegado – muitos leitores achavam que o proprietário do Orioles, Peter Angelos, tinha tentado evitar que o baseball retornasse a Washington. Talvez uma coluna seja uma boa idéia para dar uma explicação aos leitores nesta situação também, opina Alexander.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem