Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Mara Gama

‘Leitores reclamaram sobre a falta de informações sobre o prêmio Félix Houphouët-Boigny concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) ao presidente Lula ‘por sua atuação na promoção da paz e da igualdade de direitos’:

‘Lamentável… vocês falam do funeral do Michael Jackson, mas se calam sobre o importante prêmio que o presidente brasileiro ganhou hoje em Paris. Dessa vez o UOL se superou na má informação! Se fosse Fernando Henrique, vocês estavam babando o ovo. Como se trata do Lula, vocês se calam’, escreveu o leitor Dener. ‘Hoje, a Unesco está entregando Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny ao Presidente Lula e não há qualquer menção ao evento no sítio do UOL. O que justifica tamanho lapso?’, perguntou Murilo.

‘O que foi fazer o presidente Lula em Paris? Foi alguma reunião de cúpula sobre a Amazônia? Não entendi, parece que tem um protesto do Greenpeace. Não vi notícia nem no UOL nem no Estadão’, perguntou Jorge. ‘Sou assinante do UOL, pois sempre acreditei na idoneidade do mesmo. Mas hoje o presidente Lula está recebendo um prêmio na França e o UOL nada noticia?! Puxa, mesmo que eu, também, não goste muito do presidente, isso é NOTÍCIA e merecia ser tratada como tal!!! O nome do prêmio, caso vocês não saibam, é prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny. Seria interessante falar disso, não?!’ disse Bosco.

A Redação considera que o assunto foi tratado e destacado na home page do portal.

É verdade. Havia um link para o discurso de Lula ao receber o prêmio na página de abertura do UOL por cerca de cinco horas (19h do dia 7 até a 0h do dia 8).

Mas o vídeo com o discurso não explicava nada sobre o prêmio.

Pesquisa no UOL e no Google traz alguns textos com referências ao fato. Mas apenas um dos textos trazia explicação direta sobre o prêmio:

Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz

Seguem outros textos com referência ao prêmio:

Sarkozy e Lula defenderão em G8 papel maior para emergentes

Sarkozy e Lula levarão ao G8 o discurso da mudança

Lula é surpreendido em Paris por protesto pela Amazônia

Lula diz que não há crise no Senado

Presidente português felicita Lula por prêmio da Unesco

Paris: Greenpeace exige que Lula proteja Amazônia

Lula: ‘O alerta é válido e a Amazônia deve ser preservada’

Faltou o registro simples e o contexto da manifestação do Greenpeace. Algo como:

O presidente Lula recebeu no dia 7 de julho, em Paris, o prêmio Félix Houphouët-Boigny concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), ‘por sua atuação na promoção da paz e da igualdade de direitos’. O mesmo prêmio já foi recebido por líderes como Nelson Mandela, Juan Carlos, Yitzhak Rabin, Yasser Arafat e Jimmy Carter.

Durante a entrega, ativistas do Greenpeace se manifestaram pelo salvamento da Amazônia. Segundo informação da Agência Estado: ‘Ativistas subiram ao palco empunhando bandeiras com a inscrição ‘Lula – Salve a Amazônia, Salve o Clima’. Lula comentou a manifestação: ‘O alerta destes jovens vale para todos nós, porque a Amazônia tem que ser realmente preservada’.

***

Sexto ‘Harry Potter’ (7/7/09)

O filme ‘Harry Potter e o Enigma do Príncipe’ tem pré-estréias no dia 13 e estréia dia 15.

Nesta terça, dia 7 de julho, a distribuidora exibiu cópia para a imprensa especializada em São Paulo.

O UOL publicou texto com o título: ‘Novo Harry Potter é menos infantil e mais romântico’ no blog de UOL Cinema:

O texto traz informações sobre o lançamento, números de bilheteria. Sobre o que se verá mesmo, resume no seguinte parágrafo:

‘É um filme intermediário, que prepara o terreno para os dois últimos episódios da série. Por essas e outras parece não ter agradado tanto quanto os anteriores. Algumas coisas chamam a atenção. A primeira delas é a ênfase no romance: os três protagonistas estão envolvidos em alguma questão afetiva.

Personagens de apelo mais infantil, como Neville e Hagrid, foram colocados em segundo plano. A ação é concentrada no terceiro ato e o fim em aberto deixa mais interrogações do que o normal.’

O mesmo texto está republicado numa página da estação UOL Crianças, dentro do site temático ‘Harry Potter’.

Era para este link que apontava a chamada da home page do UOL na tarde desta terça:

A linguagem e a abordagem sobre o filme que estão no texto não combinam com o público que se espera ter na estação UOL Crianças, uma faixa etária que deve variar entre os 6 e os 12 anos, mais ou menos.

A classificação indicativa em vigor no Brasil adota as faixas livre, 10, 12, 14, 16 e 18 anos. O texto do UOL não traz esta informação sobre o filme.

Em UOL Jovem ainda não há menção ao filme, o que é inexplicável, já que o título da crítica indica conteúdo ‘menos infantil’.

Tanto para a estação UOL Crianças quanto para UOL Jovem, melhor seria fazer textos específicos.

Funeral de Jackson bomba na web e UOL transmite ‘ao vivo’ em página sem recursos

O grande espetáculo do funeral de Michael Jackson em Los Angeles teve transmissão ao vivo pelas redes de TV CBS, Fox e CNN, e redes sociais como Facebook, MySpace, e milhões de posts e ações no Twitter.

Segundo informações da Efe em texto das 15h29 da tarde desta terça, 7 de julho, a previsão era de audiência recorde na internet, batendo os acessos registrados durante a posse de Barack Obama em janeiro.

A CNN.com abriu uma janela no player ao vivo de vídeo para comentários vindos do ambiente do Facebook.

No UOL, havia sinal retransmitido da Band News. A página usada, no entanto, não trazia bons recursos de cruzamento de notícias, histórico da transmissão em texto, links variados para aproveitar a transmissão.

No UOL, ao lado da janela de vídeo, só links para programas que nada têm a ver com o assunto.

Como acessar mais conteúdos sobre o funeral?

Era necessário clicar no botão: ‘Saiba Mais – veja página especial do UOL Música sobre o ídolo’. Ao chegar à página, nada de link específico para um acompanhamento editorial da cerimônia.

Se você está vendo o vídeo e está focado na transmissão, o link faz voltar para o genérico. Para achar as notícias relacionadas ao funeral, toca ver toda a página e achar o box de últimas notícias e dali percorrer um índice.

Outra oportunidade perdida: a página de fotos que tinha link na home page do portal não trazia link para a transmissão ao vivo.

Apenas colo abaixo páginas de transmissão de outros portais. Dois deles usam áreas laterais para publicar notas ou atualizações e um deles insere o player numa página de texto, onde há links bem à mão para complementar a transmissão.

Faltou sensibilidade editorial e agilidade para perceber a oportunidade e mandar bem na produção, layout, navegação e roteiro de navegação para quem estivesse assistindo ao funeral pelo vídeo.

Se a audiência for mesmo recorde, muitas pessoas terão visto esta página sem graça do UOL, que não faz jus à experiência do portal com multimídia e o uso de vídeo na internet.’