Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Mara Gama

‘Ótima a iniciativa de uma página especial para reunir o conteúdo publicado pelos parceiros e também os textos feitos pela Redação sobre Charles Darwin, no bicentenário de seu nascimento.

Álbum de fotos, fórum, entrevistas com cientistas, textos sobre ‘A Origem das Espécies’ e gráficos didáticos prestam um bom sevriço educativo.

O gráfico sobre a teoria da evolução também tem bom conteúdo e boa escolha de tipos e elementos visuais, mas as cores são claras demais e algumas letras são minúsculas. Não dá boa leitura.

Também chamou a atenção a página usada como âncora para todo o conteúdo do especial. Excessivamente blocada, tem textos comprimidos e imagens muito pequenas. Um contraste total com as novas páginas já adotadas em outras áreas do UOL, que têm maior entrelinhamento, colunagem mais ampla e aparentemente mais mobilidade para a sua edição, permitindo fotos mais generosas.

O UOL tem de ampliar o número de páginas reformuladas. Por seu bom conteúdo, o especial de Charles Darwin merecia páginas mais bem acabadas e um conjunto gráfico harmônico.

Placar UOL

Internautas se queixaram da falta de cobertura detalhada, minuto a minuto, de algumas partidas de futebol que julgam importantes no UOL e questionaram a Redação, via ombudsman, para saber qual o critério de escolha para detalhar ou não os jogos.

‘Hoje (25/01) há um jogo entre São Paulo e Portuguesa e o Placar UOL o acompanha sem detalhamento, preferindo detalhar o jogo do Corinthians que está sendo televisionado. Qual o critério adotado?’, escreveu Gilson.

Procurei informações sobre o assunto nas páginas de UOL Esporte. Minhas dúvidas eram: qual é a abrangência da cobertura de futebol do UOL e que jogos são acompanhados minuto a minuto com detalhes.

Não obtive respostas a estas duas questões navegando pelo site. Na página sobre o Placar UOL, o texto que informa sobre a abrangência é bastante genérico. E à pergunta ‘como sei se o Placar está no ar?’, corresponde uma resposta pouco esclarecedora: ‘Quando houver a transmissão de alguma competição, haverá um link da home page do UOL Esporte para o Placar UOL Esporte’.

Procurei a Redação, para poder esclarecer os leitores sobre as duas questões.

Sobre a abrangência da cobertura, segundo a Redação, o UOL acompanha, inserindo resultados finais das partidas no Placar UOL, a maior parte das competições, entre elas:

– Copa do Brasil;

– Séries A e B do Brasileirão;

– Estaduais de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná;

– Libertadores da América

– Copa Sul-Americana;

– As duas competições europeias de clubes (Liga dos Campeões e Copa da Uefa) ;

– Os cinco principais campeonatos nacionais europeus: Alemão, Inglês, Italiano, Espanhol e Português;

– Jogos da seleção brasileira e eliminatórias europeias para a Copa do Mundo;

– Principais amistosos das principais seleções do mundo;

– Copa das Confederações;

– Copa do Mundo;

Deste conjunto de competições, a equipe seleciona os jogos ‘que envolvem os times mais importantes/mais bem posicionados na tabela’ para uma cobertura mais detalhada, com um minuto a minuto dos lances da partida, escalação de times e estatísticas do desempenho das equipes tabulada pelo Datafolha. Segundo o editor de Esporte, Murilo Garavelo, é feito um ‘balanço entre o desempenho do clube no campeonato e o número de internautas que torcem para aquele time no momento de definir que jogos serão detalhados, com o intuito de conciliar ao máximo o que é jornalisticamente relevante com o que atende ao interesse do maior número de pessoas’.

Para a cobertura detalhada é preciso ter um profissional dedicado, acompanhando o jogo e inserindo comentários. Segundo a Redação, não há um número fixo de jogos a serem detalhados por semana. ‘Esta semana, por exemplo, serão dez partidas. O número pode ser pouco maior ou menor’, diz o editor Garavelo. ‘E frequentemente há mais que um jogo sendo detalhado simultaneamente’.

Sobre a coincidência de detalhar jogos que estão também na TV, segundo Garavelo, ‘o fato de uma partida ser veiculada (ou não) pela TV aberta é um componente que pode servir como uma espécie de desempate no momento de definir (qual jogo será acompanhado minuto a minuto). E, ao contrário do que aponta o leitor, nestes casos de empate, o UOL busca detalhar jogos que não são transmitidos na TV aberta, ou seja, as partidas sobre as quais há, em tese, menos informação disponível para o público em geral, o que atende à premissa de contemplarmos o maior número possível de pessoas.’

Insisti com a Redação perguntando sobre a divulgação antecipada das partidas a serem seguidas minuto a minuto. Fiz isso porque considero erro não divulgar. As TVs divulgam suas grades de programação, o Bate-papo UOL divulga a sua agenda. Se fosse uma transmissão automática, que não envolvesse trabalho tão ‘artesanal’ , vá lá que seja, mas se é tão seletivo, trabalhoso e custoso, por que não divulgar?

O assunto não é considerado prioritário no momento: ‘O que temos como meta é a estreia, ainda no primeiro semestre, de uma agenda de programação esportiva na TV, que irá incluir a lista de eventos que terão acompanhamento pelo Placar UOL’.

Na minha interpretação, isso equivale a dizer que o Placar será anotado como subproduto da agenda das TVs. Considero um erro. Apesar de depender das imagens da TV -esta dependência é um outro problema- para poder comentar os jogos, isso não condiciona a divulgação de uma coisa à outra.

Sem a divulgação dos jogos detalhados, só vejo desvantagem. O leitor, se informado, poderia se programar e se sentir prestigiado pelo site. O UOL, se divulgasse melhor o que faz, poderia ter mais audiência.’