Domingo, 18 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1050
Menu

MURAL >

Mara Gama

25/08/2009 na edição 552

‘O internauta Helder escreveu para a ombudsman reclamado da cobertura esportiva de futebol. ‘É a segunda vez que reclamo da falta de espaço que times de futebol fora do eixo Rio-SP. Se o UOL me oferece um pacote no meu Estado, tem que dar mais atenção a estes pontos. Fico indignado. Parece que as pessoas que fazem o esporte no UOL são meros torcedores fanáticos de seus times do eixo. Chega mesmo!!!’.

A reclamação do leitor deve ser um sinal vermelho não só para a área de esporte. Se quer se manter com conteúdo interessante para os internautas do Brasil todo, o UOL tem de abrir e valorizar uma cobertura mais ampla. A Redação de UOL Esporte considera que já está no caminho:

‘Os times das Séries A e B têm páginas que agregam o conteúdo produzido. E, principalmente em relação aos times da Série A, o noticiário é bastante amplo, como você pode constatar clicando no escudo de cada time no menu esquerdo do UOL Esporte. Sobre a capa de UOL Esporte: apenas na semana passada, para citar um exemplo, ocuparam a manchete do site notícias do Internacional, Sport, Cruzeiro e Goiás.’

Resultados e chaves de Tênis

‘Aprecio o Tênis e acompanho os torneios ao longo do ano. O UOL faz um bom acompanhamento da algumas partidas pelo placar UOL. Porém a página de atualização das chaves e resultados dos torneios está sempre desatualizada. No UOL às vezes demora 24 horas’, criticou o leitor Walter.

A Redação agradeceu o alerta e se comprometeu a corrigir a falha: ‘Tênis sempre foi um dos canais em que o UOL Esporte mais investiu ao longo dos anos, desde os tempos áureos de Gustavo Kuerten, e sempre nos orgulhamos de cobrir melhor a modalidade do que nossos concorrentes. Pretendemos continuar assim e, claro, a agilidade em divulgar resultados e chaves atualizadas é parte fundamental dessa pretensão’, afirmou o editor de Esporte, Murilo Garavello.

Correção

O leitor Ernesto questionou a formulação que usei no post sobre um ano como ombudsman. ‘ ‘Me apresentei neste blog em 11 de agosto de 2008’. Está correta essa frase?’’.

Pedi um parecer da consultora de português do UOL, Thais Nicoleti. Segue:

‘Do ponto de vista da linguagem coloquial falada na Brasil, não há problema. Do ponto de vista da norma culta, não se usa o pronome átono no início do período (‘Me apresentei’). Usam-se nesse caso as seguintes construções: ‘Apresentei-me’ e ‘Eu me apresentei’. Além disso, normalmente as pessoas se apresentam a alguém (‘Fulano foi apresentado à jovem no dia de seu aniversário’). Nesse caso, como não se trata de apresentar-se ‘ao blog’, mas de usar o espaço do blog para apresentar-se, não vejo problema na regência ‘apresentar-se no blog’. Quanto ao uso da forma ‘neste’, está adequada se a frase em questão estiver postada no referido blog.’

Agradeço ao leitor pela pergunta e à consultora pelo esclarecimento. E decidi mudar a formulação. Ainda que o blog seja um espaço informal, melhor obedecer à norma culta.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem