Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

CADERNO DO LEITOR >

Mara Gama

20/10/2009 na edição 560

‘Na semana passada, leitores se queixaram da falta de atualização e destaque às notícias sobre a greve dos bancários no UOL. Houve também queixas pontuais sobre títulos muito genéricos, que deixaram de noticiar a manutenção do movimento grevista em algumas cidades.

‘Aponto grave falha de informação, considerando que UOL é veiculo situado na capital – SP, estranho não cobrirem a greve de bancos. Ontem fui ao banco e todos fechados, mas nada de informações. Até acredito que deve ter alguma nota sobre isso em algum canto do noticiário, mas não seria o caso de destacar em chamada de página? Não sei se a tal greve é nacional ou só em SP, mas atrapalha milhões de paulistanos, então a notícia merece destaque nas páginas iniciais, em nome da excelente cobertura jornalística que sempre mantém atualizado o público do UOL’, escreveu o internauta Carlos no dia 6.

Para investigar esta queixa, a equipe que auxilia a ombudsman fez um levantamento no arquivo das páginas de abertura do portal. A pesquisa permite dizer que a cobertura do UOL foi extensiva.

A greve foi registrada na página de abertura do UOL desde o início, em 24 de setembro. Algumas das manchetes daquele dia:

‘Bancários de sete Estados e das capitais do Sul e Sudeste param’;

‘Bancários de 19 Estados e das capitais do Sul e Sudeste param nesta quinta-feira ‘;

‘Bancários param em todos os Estados brasileiros, diz sindicato’;

‘2.881 agências fecham no 1º dia da greve, diz sindicato’.

Nos momentos em que houve negociação ou reuniões decisivas, houve destaque. Em 29 de setembro, alguns exemplos de chamadas:

‘Bancários de São Paulo mantêm greve e aguardam negociação’;

‘Adesão dobra; bancários seguem paralisados em 26 Estados e no DF’.

No dia 5, outro exemplo:

‘Balanço – Em greve há 12 dias, bancários mantêm 35% das agências do país paradas’.

Ontem, 13 de outubro:

‘Reivindicações – há 20 dias em greve, bancários da Caixa fazem ato em São Paulo’.

A home page deixou de registrar notícias sobre o movimento nos dias 27 (um domingo), 30 (uma quarta-feira) de setembro; 4 (domingo), 10 (sábado), 11 (domingo) e 12 (feriado) de outubro.

Consultado hoje, um dos jornalistas responsáveis pelo contato da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) com a imprensa, Nicolau Soares, informou que a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia e o Banco do Estado de Sergipe permanecem em greve.

Não são incomuns queixas de leitores apontando falta de destaque para assuntos que na realidade estiveram em destaque na home page. Ou que apareceram e sumiram rápido demais.

Em coberturas longas, a Redação deveria assumir como obrigatória a publicação de uma coleção de links para reportagens anteriores sobre o mesmo assunto junto a cada texto. E, do ponto de vista do que é destacado, o UOL deveria facilitar o acesso e sinalizar ao público que há registro diário, em três horários, da página integral, com todas as chamadas.

Através de um link ou de um selo como ‘veja o que já foi manchete’ em local visível, proporcionaria ao leitor muito mais informação e a possibilidade de avaliar a evolução dos assuntos no portal.

***

Futebol feminino (13/10/09)

O leitor Flavio enviou mensagem para a ombudsman no sábado, 10, apontando ausência de registro para o futebol feminino no UOL: ‘Acho um absurdo que o futebol feminino não apareça em nenhum lugar no UOL. Está acontecendo a Libertadores e nada no UOL. Marta e companhia estão dando um show. Consertem isso com urgência’, pediu.

De fato, há pouco material publicado sobre o torneio que termina no próximo domingo, mas a equipe destacou jornalista específico para o tema e houve cobertura.

O que dificulta a vida do leitor é que não há uma página índice que armazene as notícias sobre o assunto. As reportagens foram publicadas no espaço reservado ao Santos, o time brasileiro que está no torneio.

Dentro da matéria, links para ver mais notícias sobre o Santos e sobre Futebol. Nada de link para outras reportagens sobre o torneio específico.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem