Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Mara Gama

‘Duas boas fotos na home page do UOL na manhã deste domingo mostram que a noite musical de sábado, 18, em São Paulo foi quente. Seis mil pessoas assistiram ao show da banda de metal Motorhead, na casa de shows Via Funchal, e 4,8 mil ao show da banda new wave B-52s, na casa Credicard Hall.

Motorhead, descrita na reportagem sobre o show como a banda mais querida dos fãs brasileiros de rock pesado, já tendo feito shows por aqui em 1989, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2007, tem serviço completo no índice de notícias de UOL Música: um vídeo com a música ‘Iron Fist’, feito pela TV UOL; uma crítica do show, texto de serviço publicado antes do show e uma matéria sobre a apresentação da banda no festival Abril Pro Rock, em Recife, na noite do dia 17.

O B-52s está pela terceira vez no Brasil. Fez show no Rio, em São Paulo e ainda tem pela frente um show em Porto Alegre, amanhã, segunda, dia 20. No índice de UOL Música, um relato sobre o show do Rio e um álbum de fotos sobre o show do domingo em São Paulo. A chamada da home page do UOL ‘The B-52’s repassa 30 anos de festa em show para 4.800 pessoas em SP’ faz pensar que o portal deveria ter ao menos um relato, depoimentos ou a critica sobre o show em São Paulo. E falta o serviço para o show em Porto Alegre.

***

Texto sobre Virada Cultural não traz programação (15/4/09)

O texto publicado hoje no UOLe destacado na home page do portal sobre as atrações da próxima Virada Cultural de São Paulo, nos dias 2 e 3 de maio, não traz a lista de eventos de forma simplificada para consulta. o evento levou no ano passado cerca de 4 milhões às ruas de São Paulo, com 800 atrações.

Quem quiser saber mais, tem de ir ao site oficial da Virada. Quem quiser ver alguns destaques, tem de percorrer o longo texto.

Melhor se houvesse listas separadas por local ou por tipo de atração. Uma organização por tópicos ou vários textos ajudaria a leitura.

Outro problema do texto é dar espaço para declarações mas deixar de lado um esclarecimento sobre verba e programação. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirma que a Prefeitura está dando menos verba para a Virada seguir recomendação de ‘apertar cintos’ do presidente Lula.

Segundo o texto, a redução, de cerca de R$ 6,8 milhões em 2008 para R$ 5 milhões em 2009, é ‘consequência de uma política de cortes de gastos que a gestão vem impondo ao município. ‘Desde o começo do ano estamos atendendo à recomendação do presidente Lula que pediu aos prefeitos que apertem os cintos. Nossa proposta é fazer mais com menos’, diz o prefeito.

Em nenhum momento existe a informação no texto sobre como foram feitos os tais cortes. Será que houve? Teria sido na infra-estrutura? no policiamento? na iluminação? na qualidade das atrações? O leitor ficou sem saber se o evento vai perder algo com isso. A reportagem não foi buscar comparações.

Em texto publicado na ‘Folha Online’ no dia 10 de fevereiro , lê-se: ‘A Virada terá neste ano R$ 4,5 milhões, o que, segundo o secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, implica redução da área de abrangência e do número de palcos. No ano passado, foram R$ 6 milhões gastos em 800 atrações e 26 palcos somente no centro da cidade. ‘Já pretendíamos reformular, mas faríamos isso com tranquilidade orçamentária. Agora, vamos juntar as duas coisas: a reformulação e o corte’, afirmou o secretário. Entre os palcos que ficarão de fora em 2009, estão o do parque Dom Pedro e da avenida Rio Branco, ambos no centro da cidade.’ Haveria, portanto, menos palcos.

Já em texto da Folha de hoje , foi publicado que ‘o corte de verba foi em cerca de um terço, mas a programação não diminuiu, diz José Mauro Gnaspini, 35, diretor da Virada Cultural. ‘Isso porque houve boa vontade dos artistas [leia-se cachês mais baixos] e porque tivemos apoio do Sesc e da Secretaria de Estado da Cultura. Isso minimizou o déficit de orçamento.’ Haveria, talvez, verba semelhante?

O leitor do UOL merece saber. A virada tem menos dinheiro este ano ou o mesmo do ano passado e mudou apenas a divisão de gastos? Essa é a fórmula de fazer mais com menos?

***

Foto fantasma (13/4/09)

A chamada na home page do UOL é ‘Possível evidência de fantasma em foto em ‘Fator Desconhecido’’.

‘Fator desconhecido’, aprendo ao clicar, é um programa da Discovery Channel, canal que tem acervo de vídeos no UOL.

Foram mais de 221.072 cliques no vídeo no UOL ate as 9h desta segunda, 13 de abril. A chamada atravessou a noite de domingo (12) para segunda.

A legenda do vídeo é ‘Fator Desconhecido – Fotos de fantasmas Apos vários anos de investigação, cientistas finalmente encontram evidencias fotográficas de um fantasma’.

Faltam os acentos. Falta sentido também. Talvez falte assunto melhor.

Mas talvez os cliques justifiquem a permanência do conteúdo no espaço nobre de fotos da home page do UOL.

Mesmo assim, na hipótese de o leitor gostar do assunto, o que explicaria o número de cliques, ele não vai encontrar um link ou informação que permita prosseguir no tema, seja entre os vídeos do Discovery no UOL seja para saber quando passa o programa na TV.’