Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MURAL > UOL

Mara Gama

15/12/2009 na edição 568

‘Eufemismos evitáveis na reportagem sobre a morte do ex-deputado estadual e apresentador Luiz Carlos Alborghetti, publicada nesta quarta e destacada na home page do UOL.

No texto, lê-se que ‘Alborghetti criou várias frases que viraram bordão entre os defensores de políticas de segurança duras e nem sempre condizentes com o respeito à lei: ‘Não tem que construir mais cadeias! Tem que construir mais cemitérios!’; ‘Tá com pena dele? Leva pra tua casa! Põe pra dormir na tua cama!’ e ‘Foi pro colo do capeta!’ são algumas delas.’

Para usar uma expressão de José Simão, ‘tucanaram’ este texto.

***

Faltam gráficos simples para facilitar a leitura das pesquisas (8/12/09)

O UOL noticiou na segunda, dia 7 de dezembro, pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2010 realizada pelo CNI-Ibope.

‘Serra e Dilma crescem em pesquisa de intenção de voto, diz CNI/Ibope’, foi o título da reportagem com os números sobre os dois cenários principais, segundo o instituto.

Num dos cenários, os candidatos são José Serra, governador de São Paulo (PSDB), a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e a senadora Marina Silva (PV-AC). No outro cenário José Serra é substituído por Aécio Neves, governador de Minas Gerais (PSDB).

O texto cita a pesquisa anterior, feita em setembro, mas não é acompanhado por um gráfico ou tabela. A leitura dos resultados por extenso é mais demorada, difícil e a comparação evolutiva fica prejudicada.

O UOL tem problema semelhante no site ‘Pesquisas de Opinião’, um trabalho valioso de recuperação de dados. Ali também falta uma solução gráfica para facilitar a leitura e as comparações.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem