Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

VOZ DOS OUVIDORES > UOL

Mara Gama

23/02/2010 na edição 578

‘A leitora Carla mostra em sua mensagem como uma informação errada pode atingir e atrapalhar de verdade a vida do leitor: ‘Obrigada UOL… em minutos vocês fizeram meu filho ser uma das pessoas mais felizes e infelizes dessa cidade. com a lista errada da UFSCAR’.

A Redação corrigiu o erro e publicou, as 21h15 desta quinta, 18, a errata:

‘Por equívoco, o UOL Vestibular publicou como lista de aprovados no vestibular 2010 da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) a relação de classificados do site da instituição. A lista de convocados errada permaneceu no ar por 15 minutos e foi substituída pela correta. A matéria já foi corrigida’.

***

Alternativa para quem não gosta de Carnaval (16/2/10)

O leitor Valter critica o que considera excesso de noticiário sobre Carnaval no UOL:

‘Na época de Carnaval não dá pra vocês criarem uma página alternativa? Porque a sua home page só dá Carnaval. Receio que seus clientes são constituídos de muitos crédulos, e uma boa parte são evangélicos. Aliás nós detestamos Carnaval, estamos enfadados de ver, a todo momento, em sua página, que por sinal é minha principal, fotos carnavalescas de trios elétricos, Ivete Sangalo, Cláudia Leite e outros. Nós respeitamos o direito, gosto de cada um, mas por favor, queremos coisas mais sadias e melhores.’

Não é fácil encontrar publicação, canal de TV ou site que consiga fugir deste tipo de noticiário. E note-se que, entre os grandes sites, o UOL não é o que dá mais espaço para o Carnaval.

Mesmo mantendo chamadas para outros assuntos, é flagrante o crescimento desta cobertura nos últimos anos.

A mudança de 2008 para 2009 foi a mais drástica. Mas, embora o desenho e a disposição de chamadas não tenha mudado muito de 2009 para 2010, houve aumento das chamadas de vídeo, que neste momento da captura da imagem eram todas para o Carnaval.

Se a tendência se mantiver, entendo que a sugestão do leitor deve ser analisada.

Não acredito na viabilidade de personalização integral da home page de um portal do tamanho do UOL, mas alguma saída alternativa poderia ser estudada para quem, por qualquer motivo, detesta o Carnaval.

Difícil acesso ao conteúdo dos blogs

‘Muitos profissionais de diferentes áreas escrevem sobre assuntos importantes e interessantes no espaço ‘Blog’ do UOL. Mas os recursos de categorização e índice dos textos são inexpressivos, dificultando demais a busca e até uma visão macro dos assuntos já escritos pelos bloguistas. O que só se tem é um recurso de pesquisa muito limitado chamado ‘‘arquivo’’, que indexa os posts sequencialmente por data, óbvio. Então é preciso ter sorte e paciência de encontrar o que se procura’, escreve o leitor Lucas.

‘Alguns blogs como o seu ainda se tem a possibilidade de pesquisar por palavras-chaves, mas não vi esse recurso presente em todos que já acessei. Sugiro que se avance (atualize-se) os recursos de pesquisa e categorização dos blogs hospedados no UOL, para que a navegabilidade consiga tornar mais fácil a pesquisa e o overview dos assuntos já escritos’, acrescenta.

A mensagem aponta para um tema fundamental

Houve avanço recente com a reforma da página de blogs do UOL e a melhor organização de duas listagens – blogs por autor e blogs por tema. Uma lista dos posts mais recentes também foi uma boa medida, porque sinaliza minimamente o que está acontecendo e reverberando entre os colunistas e blogueiros. Destaques com fotos e chamadas editoriais também deram temperatura à página.

Mas a categorização por assuntos e a indexação de palavras é essencial para uma boa navegação e para que o conjunto de blogs vire realmente uma blogosfera, como sinônimo de uma rede de conteúdos com algum tipo de articulação, diálogo e ressonância.

As limitações técnicas do formato atual ainda dificultam que o público veja, usufrua e participe do que é escrito e discutido no UOL.

Ainda sobre hits de Salvador

Voltando ao assunto dos hits do Carnaval de Salvador, comentados ontem aqui no blog, dois registros:

1- A Redação editou na tarde desta terça uma página com letras, clipes, faixas de áudio e acesso à votação para a escolha do hit de 2010 pelos leitores. Eu havia comentado que na enquete faltavam as letras e o clipe da música ‘Lobo Mau’. A página resolve bem o assunto.

2- A quinta imagem da enquete sobre o hit de Carnaval em Salvador não foi exibida na tela do meu computador porque o zoom do navegador estava acionado. Enfrentei, portanto, problema semelhante ao de muitos leitores que se comunicam com o UOL semanalmente relatando aumento de tamanho das letras nas páginas do portal. O UOL Tecnologia editou um manual que ajuda a resolver o caso em vários tipos de navegadores.

***

Errata – Falha técnica induz a erro no post Hit de Salvador (15/2/10)

No post abaixo, sobre o hit do Carnaval de Salvador, escrevi que a enquete do UOL não apresentava a opção do ‘Rebolation’.

Quando naveguei, vi apenas quatro opções, conforme as miniaturas da imagem abaixo.

Depois de postar o comentário aqui no blog, voltei à enquete e lá estavam cinco concorrentes.

Por alguma falha técnica que ainda não consegui identificar, não foi exibida na página da enquete no momento de minha primeira navegação a quinta opção, justamente o ‘Rebolation’.

Peço desculpas por este erro. E agora tenho de tentar descobrir porque a quinta imagem não foi exibida naquele momento, pois o mesmo pode ter ocorrido com alguns leitores.

Quanto à ausência das letras, reitero minha observação: falta o link para conhecer as letras e assim poder escolher.

Hit de Salvador

Leio em blogs, redes sociais e sites que a sensação do Carnaval em Salvador é ‘Rebolation’.

Na home page da TV UOL, nesta noite de segunda, o ‘Rebolation’ está destacado como tal.

Numa busca feita no UOL não encontrei texto nenhum explicando o ‘Rebolation’. Quem está vendo o Carnaval pela internet pode querer saber.

Na enquete do UOL sobre qual seria o hit não há menção.

Na mesma enquete, também senti falta do link para ouvir a música ‘Lobo Mau’ e das letras das músicas.

Leitores enviaram mensagens para a ombudsman pedindo informações sobre mudanças no site de downloads do portal. A Redação informa que o site que era parceiro do UOL, Superdownloads, rompeu o contrato com o portal.

Os links que existiam para este site foram redirecionados para um site de downloads do próprio UOL, segundo a política de links do UOL, para que o público não ficasse sem este tipo de serviço.

Além do Sambódromo

‘Pela cobertura do Carnaval do UOL, parece que no Rio de Janeiro a festa se resume ao Sambódromo. Abundam notícias e fotos de Recife, Salvador e até de São Paulo. Não há nada sobre o Carnaval de rua do Rio – que, junto com o de Recife/Olinda, é realmente popular, pois ninguém precisa comprar camisetas, abadás etc. para brincar à vontade. Mesmo se resumindo ao Sambódromo, para o UOL só existem as escolas de samba do Grupo Especial. O Rio tem seis grupos de escolas de samba, totalizando mais de 60 agremiações. O desfile do Grupo de Acesso, no sábado, apresenta várias escolas que já estiveram no Grupo Especial. O desfile do Grupo de Acesso não tem a cobertura devida pelo UOL’, escreveu o leitor Julio.

Comparativamente, o UOL vem dando mais espaço para a cobertura dos blocos de Carnaval de rua nos últimos anos. Não só no Rio, mas em cidades como Parati, Tiradentes, Ouro Preto, São Luiz do Paraitinga e São João del Rei, Recife, Olinda e também em Pernambuco nas localidades de Bezerros, Belém de São Francisco, Salgueiro, Nazaré da Mata, Águas Belas e Triunfo.

No site especial de Carnaval do UOL, há álbuns fotográficos documentando as passagens dos blocos cariocas Simpatia Quase Amor, Banda de Ipanema, Cordão do Bola Preta, Carmelitas, Boitatá e A Coisa tá Preta.

Mas, dado o crescimento do número de foliões e de blocos, e o aumento do interesse do público pelo assunto, acho que é hora de estudar um link específico para reunir notícias e fotos dos blocos no site especial que o portal prepara para o Carnaval.

‘Blocos’ bem poderia ser mais um item na barra de navegação do site de Carnaval:

E se a cobertura continuar a se expandir para outras cidades, será necessário também estudar outra forma de dar link para elas. Hoje só há entradas para São Paulo, Rio, Recife/Olinda e Salvador.

Sobre o desfile do Grupo de Acesso, não houve de fato registro. Sugiro que a Redação estude o assunto para as próximas coberturas.

Olimpíadas de Inverno

Os leitores Sueli, Marcelo e José Guilherme se queixaram nos dias 13 e 14 de fevereiro de falta de noticiário e/ou destaque para as Olimpíadas de Inverno de Vancouver (Canadá) no UOL.

‘Não há na página do UOL uma única notícia na parte de Esportes falando a respeito. Sempre acompanhei o noticiário pelo site pelo conteúdo e pela apresentação. Não gosto de noticiários da televisão. Fiquei sabendo do início da competição pela pagína inicial de busca do Google!’, escreveu Sueli, no domingo, 14.

‘O UOL está deixando a desejar! Tem um link específico, mas nada em destaque na página principal de Esportes’, criticou Marcelo.

‘Aviso o UOL que começaram as Olimpíadas de Inverno de Vancouver!!!!!’, alertou José Guilherme, as 13h51 de sábado, dia 13.

Um site especial sobre as Olimpíadas de Inverno está no ar , com listagem de notícias, coleção de vídeos, álbum de fotos, calendário e quadro de medalhas. Por ali se vê que o assunto vem sendo abordado.

Na home page do UOL, foram dados pelo menos dois destaques em texto no dia 13 – ‘Organização diz que erro humano causou morte de georgeano’ e ‘Suíço vence nos saltos em esqui e leva o primeiro ouro em Vancouver’ e um destaque com foto no dia 14 – ‘Canadá goleia a Eslováquia por 18 a 0 no hóquei no gelo’.

A cobertura tal como está nesta segunda, 15, parece adequadamente destacada. Há um bloco de chamadas e uma boa foto no alto da página de Esporte.

Mas, na home page do UOL, a superexposição do assunto Carnaval, com grande quantidade de notícias e boa qualidade de fotos, está jogando para a parte de baixo da página este destaque esportivo.

Pode ser esta a explicação para a sensação dos leitores de que o UOL não está cobrindo o assunto.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem