Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mara Gama

‘Uma ação publicitária tingiu o fundo da home page do UOL de azul nesta segunda, 22 de março. A ação tem duração de 24 horas. Um quadro no alto da página explica a ação e dá link para quem quer voltar a ver a página no layout normal – com fundo branco.

O anunciante, a AmBev, é a maior companhia de cervejas da América Latina, com operações em 14 países e sede no Brasil. É dona das cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois e dos refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, H2OH! e Guarah!.

A ação publicitária da AmBev usa o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU em 1933, para divulgar uma campanha de consumo consciente de água.

No site que divulga detalhes desta campanha, a AmBev afirma que a sua parte nos esforços para o uso consciente de água é um estudo vinculado à USP de São Carlos para estabelecer parâmetros de economia de água na cadeia de produção de cerveja.

A campanha da AmBev pelo consumo consciente se intitula Movimento Cyan (referência ao azul Ciano, apelidado de Azul Água pelos artistas gráficos). A campanha foi veiculada em outros sites e em capas de jornais como ‘O Estado de S. Paulo’ e ‘Folha de S.Paulo’.

O UOL anunciou a ação publicitária em texto publicado na mesma hora em que a página ficou azul, na virada do dia 21 para o dia 22, ‘UOL fica azul no Dia Mundial da Água’. Foi aberto um Grupo de Discussão para receber comentários do público sobre a ação. Até as 20h11 desta segunda, havia 7.328 comentários no grupo (Observação – o total de comentários não está publicado por uma falha no sistema de Grupos de Discussão. Por causa do limite de posts, há necessidade de ir abrindo novos grupos com o mesmo tema para dar conta da demanda).

A maior parte das mensagens recebidas pela ombudsman hoje também trata do assunto.

Numericamente, as críticas superam os elogios.

Entre as mensagens críticas, há as que tratam de interferência da cor na leitura dos títulos e imagens; desagrado por causa de uma mudança repentina – e aí alguns assinantes questionam o fato de não terem sido consultados antes da mudança; falta de limite entre publicidade e conteúdo editorial; e algumas mensagens mostram que os leitores não sabiam como voltar a ver a página na cor branca.

Há também mensagens expressando surpresa positiva e elogiando a alteração. Entre os elogios, há leitores que parabenizam a imaginada adesão do UOL – do ponto de vista editorial, de opinião – a uma campanha correta como é a de economia de água.

Este é mais um sinal da contaminação da publicidade sobre o conteúdo.

Do ponto de vista da imagem da empresa UOL, pode ser um efeito colateral interessante que os leitores imaginem adesão ao conteúdo da campanha. Mas alerto para o fato de que não está escrito em nenhum lugar que o UOL está em campanha a favor da economia de água. Em diversas ocasiões, indagada a respeito de uma posição do UOL sobre variados assuntos, a direção do UOL tem afirmado que o UOL não tem opinião.

A chamada da home page do UOL para o texto de explicação sobre a ação publicitária poderia ser bem mais explícita neste sentido.

‘UOL adota cor azul durante o Dia Mundial da Água’, mesmo enfoque dado pela ‘Folha de S. Paulo’ (‘Folha adota cor azul no dia mundial da água’), pode confundir o leitor neste sentido. Adotar tem esta conotação de adesão, suporte, apoio.

Pinçadas no Grupo de Discussão do UOL, outras mensagens mostram a mesma confusão:

‘Parabéns ao UOL pela iniciativa. Eu gostei! Fico feliz de ver que outros sites também abraçaram o tema azul, Viva a nossa água!’;

‘Chamou a atenção para um assunto de extrema importância. A água, como recurso finito e renovável até certo ponto, o que não é da consciência do povo. O UOL deveria manter mais campanhas desse nível, onde os usuários não têm como não ver e refletir.’

‘O UOL vem sempre demonstrando profissionalismo e muita competência em todos os seus propósitos. A campanha juntamente com a AmBev envolvendo o que há de mais importante para a existência humana, deixa claro a grande preocupação por parte de seus dirigentes e toda a sua equipe. Parabéns UOL e AmBev!’.

Dos que criticaram a página, alguns não gostaram que estivesse colorida e outros não gostaram da cor escolhida:

Para José Zanine, ‘a cor atrapalha a visualização das imagens’. ‘A cor atrapalha bastante a leitura do conteúdo, além de poluir a página’, escreveu Marta.

Para Silvana, ver a página inicial toda azul, foi ‘como se uma criança resolvesse brincar com a gente’. ‘Pelo amor de Deus, quem consegue ficar olhando por muito tempo para a página dessa cor? Acredito que isso faça mal’, finalizou.

‘Não dá para ler direito. Dá aflição ver tudo de uma cor… atrapalha a vista’, escreveu Érica. ‘Como assinante gostaria de opinar sobre a nova coloração de nosso portal UOL. Ficou muito ruim. Dá a impressão de velho e sujo. Voltem ao tradicional branco. Menos às vezes é mais. Pensem nisso!’, escreveu Deivid.

Para Edelcyr, ‘O tom azul é muito forte e cansativo. Acho que uma cor mais suave ficaria mais adequada para uma página de abertura do site’. Ele sugeriu uma consulta prévia: ‘Seria mais democrático, afinal somos nós os mantenedores do UOL, uma vez que pagamos por serviços através das mensalidades’.

Carlos perguntou: ‘Quem teve a idéia maravilhosa de colocar fundo azul claro na página de entrada do UOL não sabe que nós entramos na página para ver as notícias e e-mail no trabalho. Por que não aproveita e deixa-a vermelha, cor de rosa, com musiquinhas e mais qualquer idiotice que puder chamar a atenção? Um provedor sério como é UOL não pode deixar que essas babaquices sejam implantadas sem pelo menos consultar a quem interessa, o assinante, porque é deles que vem uma parte da renda’.

O leitor Marcos aponta outra questão: ‘Confesso que ao abrir a home page meus olhos arderam com a cor azul gritante no fundo do site. Fazia parte de uma ‘propaganda do bem’ da AmBev, porém até onde haverá limite entre propaganda e respeito para com o leitor? Além de doer na vista, ficou pra lá de estranho o layout da página disposto todo em ‘azul bebê’. Ficou horrível!’

O leitor Rui questiona a campanha no UOL: ‘Eu faço minha parte pelos cuidados com a água, economizo, uso água da máquina de lavar para limpar o chão bem como água de chuva e melhor, PAGO POR ELA. Até agora eu não recebi nenhuma garrafa de cerveja da AmBev para suportar essa perturbação azul. São dez anos de relacionamento comercial. Quero o mínimo de respeito. Se vocês estão ganhando pela campanha, eu continuo pagando a conta. Da próxima vez, consultem’.

Entre os elogios: ‘O fundo azul da página da UOL exibida na web ficou muito melhor do que o fundo branco. Além disso o branco é por demais irritante quando se passar horas atrás do monitor’, escreveu Marcelo.

Gerson parabenizou o UOL ‘pela iniciativa de ter um fundo azul em sua página’. ‘É uma pena que seja só hoje, em comemoração ao dia da água. Esse fundo poderia ser colorido sempre’.

A leitora Wilma pediu que o azul ficasse mais tempo: ‘Ficou bem melhor que a cor branca, pois é uma cor relaxante, boa de ser ler pois tem menos brilho’.

A leitora Vânia elogiou a interatividade do anúncio que aceita dicas de economia dos usuários: ‘Parabéns pela iniciativa do UOL Azul, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Estava conectada no momento em que a tela mudou de cor. Além de chamar a atenção para o recurso natural, a parceria com a AmBev é de muito bom gosto quando o usuário pode postar a sua mensagem como publicidade. Genial. Outras campanhas já devem estar sendo criadas, acredito.’’