Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1012
Menu

VOZ DOS OUVIDORES >

Mara Gama

14/10/2008 na edição 507

‘A seção Olho Mágico traz um apanhado de fotos quase sempre impecáveis.

A escolha, ao que parece, é pautada exatamente pela plasticidade das imagens.

Dá gosto de passear pelos álbuns.

Quase sempre que navego, no entanto, sinto falta de informações que conectem o mundo das imagens impactantes ao mundo das notícias. Fico esperando conexão, contexto.

Crédito: Manish Swarup/AP

A foto acima, por exemplo, tem a seguinte legenda: ‘Muçulmanos vistos através de grade rezam em frente a mesquita de Jama em Nova Déli, na Índia’.

Ocorre é que a foto foi publicada no dia 2 de outubro, que foi o final do Ramadã, a data mais importante do calendário dos muçulmanos.

Não custava informar isso. O dado, aliás, consta da legenda de uma outra foto do mesmo álbum. Mas não dá para contar com isso. O internauta não navega de forma linear.

Balanço dos e-mails de setembro

A ombudsman recebeu 472 comunicações do público, via e-mail, no mês de setembro.

Para analisar as comunicações, faço uma classificação que leva em conta o teor do e-mail, independentemente da apuração posterior que a Redação e demais áreas internas fazem ou de minha avaliação sobre cada um dos casos.

Assim, o panorama que emerge desta análise é o da percepção desta parte do público (os que se comunicaram com a ombudsman em setembro) sobre o portal.

Na divisão por áreas, a maior parte dos e-mails se refere à home page do UOL – 91 comunicações.

No ranking geral por áreas, depois da home page, vieram as comunicações sobre Notícias (com eleições, política e internacional), somando 48 e-mails.

Em terceiro lugar, o Bate-papo, com 45 comunicações, ainda apontando problemas dos usuários com a nova plataforma.

Em quarto lugar, está a área de Esporte, com 38.

Foram 19 as comunicações sobre publicidade – sendo que os pop-ups somam 90% das reclamações – e 14 sobre as modificações no web mail do UOL.

No conjunto das comunicações sobre a home page, a maior parte dos e-mails apontava problemas nas chamadas e seleção de fotos (classificadas aqui como falta de qualidade). Foram 24 ocorrências sobre isso.

Em segundo lugar, vieram problemas técnicos – como o da desestruturação da página que empurrou um anúncio para a área de inserção do log in e senha do web mail – e sensacionalismo, com 9 ocorrências para cada um destes tópicos.

No panorama geral, somando e-mails para todas as áreas editoriais, falta de qualidade é o maior problema apontado pelo público nos e-mails (114).

Aí se enquadram problemas de texto, de chamadas, seleção de fotos, escolha de assuntos para destacar nas edições, problemas de navegação, falta de clareza.

Em segundo lugar, falta de informação, produto ou serviço, com 44 apontamentos.

***

Consulta aos resultados da eleição (7/10/08)

Sobre a apuração do primeiro turno das eleições no UOL, o leitor Ricardo escreveu esta manhã:

‘Do que adianta tanto empenho e afinco na cobertura das eleições de São Paulo se, até hoje, dia 07/10/2008, às 11:27h, utilizando o ‘Divulga 2008’, recebo a seguinte mensagem:

‘(JUIZ DE FORA – MG) Votação Nominal – Prefeito 1º Turno Não foi possível localizar o arquivo de resultado em: Universo Online’?

Do que adianta o UOL receber os dados, trabalhá-los e disponibilizá-los em seu site, se não ajuda o meio oficial de divulgação a funcionar de forma correta?’

O leitor aponta um problema no programa ‘Divulga 2008’, de responsabilidade do TSE, que está disponível para download no UOL.

Deixar o programa para download faz parte do acordo que o TSE estabelece com os portais de internet para fornecer os dados das eleições online.

Segundo o leitor Ricardo, os resultados de Juiz de Fora não estavam disponíveis as 11h27 de hoje através do programa.

Consultei a área de Tecnologia do UOL e solicitei um teste. Segundo verificação interna, os resultados da pesquisa para Juiz de Fora estão acessíveis.

A equipe técnica recomenda que o internauta faça novo download do programa ‘Divulga 2008’ na versão 1.0.1., caso queira prosseguir buscando resultados por meio deste programa.

Consultei o TSE em Brasília e obtive a mesma recomendação.

Para quem não quer baixar programas, o caminho mais fácil para ver os resultados de todo o país é consultar os dados no Placar UOL

***

UOL contorna falhas do sistema de divulgação de dados do TSE (6/10/08)

No início da noite de domingo, 5 de outubro, quando grande parte das capitais brasileiras já conhecia os novos prefeitos, o Estado de São Paulo havia apurado apenas 17% dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, falhas no sistema de totalização dos votos do Estado resultaram na demora para o início da apuração dos votos na capital paulista.

Além da demora da contagem propriamente dita, houve problemas técnicos no sistema de transmissão de dados do TSE para os portais de internet, como o UOL. Os problemas apareceram desde o início da apuração, ainda antes das 18h, segundo o gerente geral de Notícias, Rodrigo Flores, e persisttiram de maneira intermitente até o final da noite de domingo.

Para manter o placar eleitoral atualizado, a equipe de tecnologia do UOL teve de operar manualmente o sistema.

Segundo Flores, o placar foi um grande diferencial da cobertura do UOL. Além do recurso de busca por vereador, havia links para dados de campanha dos candidatos a prefeito (com declaração de bens).

‘Tivemos também infográficos atualizados online, o que permitiu que déssemos ainda na madrugada a composição das câmaras de praticamente todas as capitais do país (exceção feita a Belém, que demorou para totalizar os dados)’, diz Flores.

O UOL noticiou o resultado final da eleição no Rio as 19h37 e de São Paulo as 23h04.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem