Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Mara Gama

‘O internauta Rodinei escreveu para a ombudsman para saber qual a periodicidade dos comentários de Ricardo Feltrin, da coluna OOOps!, e de José Simão, no Monkey News.

‘Sempre há uma demora para a atualização. Nunca sabemos em que dias são postados os vídeos novos. Sou assíduo internauta desses dois apresentadores’, escreveu o leitor.

Navegando na TV UOL, estação que possui abas de navegação para estes programas, o internauta não fica sabendo qual a periodicidade de atualização. Links e informações padronizadas não esclarecem este ponto básico.

Também nas páginas que guardam arquivos dos programas na área de Notícias não há menção à periodicidade de atualização.

A Redação recebeu cópia da comunicação do leitor no último dia 10. Não se pronunciou a respeito e nem corrigiu a falta de informação.

Pela navegação nos arquivos, é possível saber que a coluna de Ricardo Feltrin vem sendo publicada às segundas-feiras e, a de José Simão, às segundas, quartas e quintas.

Porém, o último vídeo do Monkey News disponível data de 31 de outubro. Procuro a coluna de Simão na Folha e leio que o colunista está em férias. Não sei se as férias são também da coluna Monkey News. Suponho que sim, mas esta informação também não está no UOL.

É necessário sinalizar. Os internautas merecem mais atenção.

***

Novelas e intimidade (13/11/08)

‘Ultimamente a página inicial do UOL só traz assuntos na mesma vertente: ou só política, ou só tv, ou só não-sei-o-que. O mal dos responsáveis pelo veículo é pensar que futebol, novela e namoro sejam o carro-chefe de tudo’

Assim escreveu o leitor Bruno, para criticar a seleção de assuntos da home page do UOL, em correspondência enviada a ombudsman.

O leitor Ronaldo fez coro na crítica. Para ele, a página ‘só tem abobrinha’.

O descontentamento destes leitores aponta para uma questão importante que deve ser analisada e levada em conta pela Redação, para reavaliar suas escolhas.

O destaque dado a novelas e intimidade de celebridades, por exemplo, vem sendo excessivo nos últimos dias.

Na quinta, 13, o ator Fabio Assumpção sair de uma novela ganhou a parte superior da home page, área que, segundo a nova política editorial, divulgada dia 15 de outubro, deveria ser destinada aos ‘principais assuntos do dia, em qualquer temática’. Não me pareceu o caso.

No mesmo dia, havia chamadas para novelas também na área destinada a entretenimento.

Na quarta, dia 12, a vida particular da atriz Suzana Vieira foi tratada como assunto de interesse público.

E o assunto voltou no dia seguinte, como um novo capítulo de uma novela:

A nova politica editorial diz que a primeira página ‘propõe-se a reunir e publicar com agilidade as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo; valorizar as melhores produções editoriais do portal, em particular nas áreas de notícias, esporte, entretenimento e vídeo.

Há, portanto, um esforco declarado de fazer com que a home page espelhe a amplitude de assuntos tratados pelos sites parceiros e pela produção da equipe do UOL.

Mas não se deve perder de vista a qualidade e nem ceder ao busca-clique.

Afinal, segundo a mesma política editorial, é necessério manter o discernimento jornalístico e a responsabilidade pública acima do interesse despertado por temas sensacionalistas’.’