Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

VOZ DOS OUVIDORES >

Mara Gama

04/08/2009 na edição 549

‘No dia 28 de julho, a home page do UOL publicou a chamada:’Vaza foto de Gisele Itié caracterizada para a novela ‘Bela, a Feia’; veja. Logo abaixo, uma chamada – o que você achou da caracterização da atriz?

Ao clicar na primeira chamada, o internauta veria uma página com uma nota e uma foto de um close bem iluminado, atores em expressões congeladas e caricatas, típica foto de divulgação de TV. Fiquei surpresa com o enunciado. Como e por que uma foto de divulgação’vaza’? Existem divulgadores’piratas’, mais rápidos que os divulgadores contratados pelo canal de TV?

O texto diz o seguinte:’Exclusivo: vaza foto de Gisele Itié caracterizada como Bela, personagem de Bela, a Feia.’

Segue:

A’Record’ bem que tentou esconder a caracterização de Gisele Itié, que interpretará Bela, mas não conseguiu. A emissora deixou vazar uma imagem de Gisele Itié como Bela.

‘NaTelinha’ conseguiu a imagem, e, na foto, Bela aparece ao lado de Rodrigo, papel de Bruno Ferrari, em cena que irá ao ar no capítulo do dia 7 de agosto.

Pedi uma explicação ao site’NaTelinha’, que publicou a foto. Publico aqui a resposta de Diego Falcão, editor-chefe do’NaTelinha’:

‘A Record divulgou na página da novela Bela, A Feia, a foto dela… na sessão de Bastidores. Simplesmente quem cadastrou os capítulos das novelas, colocou a foto do capítulo do dia 7, que é a atual que está na matéria. Nós conseguimos capturar a foto, e momentos depois a Record tirou a página do ar. Hoje a página já voltou, mas trocaram a ilustração.

Hoje eles atualizaram. A’Record’ confirma o vazamento, mas diz que mais imagens da atriz só serão exibidas no dia da novela.

Foi um grande furo nosso. Na verdade, acertamos no erro deles. E que muitos outros sites e jornais publicaram sem informar que fomos o primeiro. Extra, O Dia e por ai vai… é isso.’

Fica aqui a explicação para quem não tinha entendido, como eu, o que seria o’vazamento’ desta foto.

Uma foto que foi publicada no site oficial e depois retirada do ar.

A matéria ficaria muito mais interessante se o site explicasse em que circunstâncias conseguiu a foto. Foi no site oficial. E a home Page do UOL faria melhor se apostasse mais no conteúdo que existia – uma foto da atriz caracterizada e a enquete com o público – e deixasse o ‘vazamento’ – assim como foi caracterizado – para lá.

O leitor Rennee leu o episódio da seguinte maneira: ‘Na nota publicada no UOL, a Record faz de conta que esconde a divulgação da foto da novela ‘Bela, a Feia’, mas a foto ‘vaza’ para a imprensa. Já o UOL faz de conta que deu um grande furo de reportagem e que publicou a nota com exclusividade. No fim das contas, a nota cumpriu o seu papel de divulgar a novela que ainda não entrou no ar e que vai suceder uma outra novela que está dando menos de 10 pontos no Ibope. Ponto para a eficiente assessoria de marketing da Record. Bola baixa para a equipe do UOL, que de tão ingênua parece ser feito por estagiários – ou está sendo influenciado por questões de natureza comercial’.

Resultados do dia e a cobertura de vôlei

No dia 24, o leitor Alex escreveu para a ombudsman criticando o UOL Esporte e em especial a divulgação de resultados esportivos:’No item Resultados do dia, sempre saem resultados de campeonatos absurdos, como final da copa da Tailândia. Mas, outros resultados importantes para brasileiros nunca aparecem. Por exemplo, sobre o circuito mundial de surfe, onde, nas duas divisões, existem dezenas de brasileiros na disputa. O surfe também é um dos esportes mais praticados no país (está entre os 4 mais). Nada de resultados. Nunca. Hoje, dia 24, ou melhor, esta semana inteira, está rolando na Croácia a final da Liga Mundial de vôlei, importante torneio anual, no qual o Brasil já foi campeão 8 vezes. O vôlei masculino brasileiro possui mais títulos internacionais que o futebol. Não existe nenhum resultado do vôlei. Nada. Apenas resultados de torneios de tênis menores, onde nenhum, ou quase nenhum brasileiro participa. Também o Resultados do dia insiste em não dar nada de surfe, vôlei, natação, basquete, e assim por diante’.

Pedi uma resposta do editor Murilo Garavello. Garavello afirma que houve erro em não publicar os resultados do vôlei na página no dia 24, informa que houve cobertura da Liga Mundial e comenta a falta de resultados de outros esportes:

‘Os resultados de vôlei deveriam ter sido publicados na seção ‘Resultados do dia’. O UOL Esporte falhou. Entretanto, tivemos uma página sobre a competição no canal de vôlei que tem todos os resultados da competição e enviamos uma repórter à Sérvia (além da TV Globo, fomos o único veículo brasileiro a fazê-lo) para a cobertura da fase final, que acabou quarta-feira, 29, com o título do Brasil. Ela produziu vasto noticiário exclusivo (em texto e em vídeo) que pôde ser encontrado durante a competição e em seus dias subsequentes (ontem, mesmo, quarta-feira, publicamos uma entrevista exclusiva com o técnico Bernardinho).

Os resultados de todos os torneios de tênis de primeira linha são publicados lá. O que não cobrimos são torneios menores, das séries challenger e future, que não fazem parte da elite do tênis. Essa é uma decisão editorial tomada há mais de dez anos e que pretendemos manter. Para saber os resultados destes torneios menores, o internauta pode consultar o site da Tenisbrasil, parceiro especializado em tênis do UOL Esporte há vários anos. A Tenisbrasil noticia inclusive competições juvenis de tênis. Os resultados das competições de basquete sempre estão, sim, no ‘Resultados do dia’. Se não estiveram em um caso pontual, houve erro. Quanto ao surfe, de fato não divulgamos todos os resultados. Avaliaremos a pertinência de fazê-lo.’

No dia 26, a ombudsman recebeu mais duas críticas sobre a cobertura de Vôlei do UOL.

Carina escreveu:’Gostaria de solicitar mais destaque para o vôlei brasileiro. Hoje tivemos uma partida histórica, não transmitida pela TV aberta e que, certamente, ficará na memória de todos os que assistiram. Entrei no site e há apenas um link, sem destaque, para esta conquista sensacional do vôlei masculino. Por favor, mais atenção com este esporte coletivo que, afinal, tem feito a alegria dos brasileiros. Com o maior apoio da imprensa, o vôlei se consolidará no Brasil, formando novas gerações de torcedores, jogadores e técnicos’.

No mesmo dia, o leitor Edson criticou:’Uma vergonha a página de resultados do vôlei, seção Esporte. Para quem tem uma classificação interativa sensacional no Futebol e um painel maravilhoso que acompanha a evolução dos pilotos e equipes na Fórmula 1, sinto vergonha de ver aquele listão de resultados (tudo misturado) na página de vôlei. Merece uma atenção especial para os fãs desse esporte, principalmente quando acabamos de ganhar mais uma Liga Mundial de Vôlei Masculino’.

Segundo a Redação, vôlei e basquete são os próximos canais de UOL Esporte a terem layouts adequados ao projeto gráfico da estação UOL Esporte, a exemplo do que já foi implementado em futebol e Fórmula 1. A mudança deve ocorrer nas próximas três semanas.

Sobre a Liga Mundial, o que transparece pelas mensagens é que os leitores não encontraram a página especial e as fotos dos jogos – que, segundo o editor, enriqueceram a cobertura.

É preciso analisar se a divulgação foi suficiente e se não seria o caso de manter um link permanente – no índice da home page ou em formato de selo – para coberturas interessantes como esta.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem