Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mara Gama

‘A leitora Suemy escreveu para a ombudsman no início da noite do domingo (18h30), 20 de dezembro:

‘Nenhuma notícia a respeito da final do futebol feminino entre Brasil e México. Não parece que somos o país do futebol. Aquele auê sobre a falta de divulgação e consideração pelas batalhadoras jogadoras da nossa maravilhosa seleção feminina não resultou em mudanças. É triste.’

Na verdade houve sim registro do jogo. E a home page deu chamada para fotos a partir das 19h do domingo. Apesar de ter uma chamada bem ilustrada, o assunto não ficou no topo da página.

A Folha Online publicou reportagens sobre o assunto no domingo na segunda:

Ovacionada no Pacaembu, Marta pode superar prêmios de Ronaldo e Zidane

Marta faz 3, e seleção feminina é campeã de torneio no Pacaembu

‘Foram quase 40 mil torcedores na ensolarada tarde de domingo paulistana, mais um bom tanto de audiência pela telinha’, leio no blog de Erich Beting.

Mas nem as reportagens e nem o post podem ser facilmente encontrados na navegação de UOL Esporte nesta segunda.

Não há índice (página de links) de futebol feminino, apesar de o país ter a melhor jogadora do mundo por quatro anos consecutivos, Marta, tíitulo conquistado nesta segunda, 21, na Suíça, e bem noticiado por UOL Esporte e pela home page do portal, como mostra a primeira foto deste post.

Neste momento especial, fez falta também um bom perfil da jogadora.

Outro possível indicador de que o futebol feminino poderia ser melhor explorado e providenciada uma navegação adequada: também nesta noite de segunda, 21, a jogadora de futebol Maurine é a líder de votos da enquete das ‘ musas do esporte’ em 2009.’