Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

VOZ DOS OUVIDORES > ‘OBSERVATÓRIO’ NA TV => ESPECIAL

Os ombudsman do Brasil

Por lgarcia em 15/08/2014 na edição 811

O Observatório da Imprensa lança a série “A Voz dos Ouvidores”, apresentando oito programas programas sobre a função do ombudsman, ou defensor do leitor, que comemora 25 anos no Brasil em setembro. São convidados os dez ombudsman da Folha de S.Paulo, primeiro jornal a adotar a função no país, e dois ombudsman do jornal O Povo, de Fortaleza (CE), que mantém a função há 20 anos. São os dois únicos jornais que contam com ombudsman no Brasil.

Os encontros com o apresentador Alberto Dines vão reunir dois ex-ombudsman por vez. Na primeira edição, os entrevistados são os jornalistas Caio Túlio Costa, primeiro ombusdman, e a atual Vera Guimarães Martins, que iniciou o mandato em maio passado.

O cargo, criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 24 de setembro de 1989, quando a Folha publicou a primeira coluna semanal do ombudsman. De lá para cá, 11 jornalistas se revezaram na função em mandato de um ano podendo ser renovado em até três, com estabilidade e independência para o exercício da tarefa.

A série do Observatório analisa a função do representante do leitor e a evolução por que o jornalismo passou neste quarto de século.

 

>> Programa 1 – 18/08/2014

Caio Túlio Costa foi o primeiro ombudsman da imprensa brasileira. Trabalhou na Folha de S.Paulo durante 21 anos e foi um dos fundadores do UOL. Ex-presidente do iG, é também professor de Ética Jornalistica e autor do livro Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória.

Vera Guimarães Martins está na Folha de S.Paulo desde 1990. Foi secretária-assistente de Redação, responsável por cadernos especiais e edições de domingo, editora de Política da Folha da Tarde, editora-adjunta do caderno “Cotidiano” e editora da revista da Folha.

>> Programa 2 – 19/08/2014

Junia Nogueira de Sá trabalhou na Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Agência Folha, Editora Abril, Veja e Exame. Foi também coordenadora de Comunicação e Imprensa do governo de São Paulo e esteve à frente da Comunicação da FIESP, Senai-SP e Sesi-SP.

Carlos Eduardo Lins da Silva é doutor em Ciências da Comunicação pela USP e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Michigan. É presidente do Projor e editor da revista Política Externa e da Revista de Jornalismo ESPM, além de consultor em comunicação da FAPESP.

>> Programa 3 – 20/08/2014

Marcelo Leite é repórter especial, colunista e editorialista da Folha de S.Paulo. Foi ombudsman do jornal Nieman Fellow na Universidade de Harvard e Knight-Wallace Fellow na Universidade de Michigan. É autor de vários livros de divulgação científica.

Suzana Singer assumirá, em agosto, a editoria de treinamento e qualidade da Folha de S.Paulo. Participou da criação de vários produtos no jornal, como o “Folhateen”, o “Guia da Folha” e a página de “Saúde”.

>> Programa 4 – 21/08/2014

Mário Magalhães trabalhou na Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Recebeu 25 prêmios jornalísticos no Brasil e no exterior e é autor da biografia Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo. Atualmente mantém um blog com seu nome no portal UOL.

Marcelo Beraba é diretor da sucursal Rio do Estado de S.Paulo e foi um dos fundadores da Abraji. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo e recebeu o Prêmio Excelência em Jornalismo do International Center for Journalism, em Washington.

>> Programa 5 – 25/08/2014

Mario Vitor Santos é diretor-executivo da Casa do Saber. Trabalhou na Folha de S.Paulo por 15 anos, onde exerceu as funções de redator, editor, diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, repórter especial e editor da Revista da Folha.

Bernardo Ajzenberg é escritor, tradutor e jornalista. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Veja e Gazeta Mercantil. Foi coordenador-executivo do Instituto Moreira Salles e atualmente é diretor-executivo da editora Cosac Naify.

>> Programa 6 – 26/08/2014

Daniela Nogueira trabalha há nove anos no jornal O Povo, onde atuou como editora de Opinião, do suplemento The New York Times/O Povo, editora da Primeira Página e editora-adjunta do Núcleo de Negócios. Foi também comentarista no programa Trem Bala, da TV O Povo.

Lira Neto trabalhou no Diário do Nordeste e posteriormente transferiu-se para O Povo, no qual ocupou as funções de repórter especial, editor de Cultura e ombudsman. Em 2007 foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura pela biografia de José de Alencar: O Inimigo do Rei.

>> Programa 7 – 27/08/2014

Jorge Furtado é sócio da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou vários longas-metragens e foi premiado no Brasil e no exterior com seis curtas-metragens, entre eles “Ilha Das Flores”. Trabalhou na TV Globo como autor e diretor.

>> Programa 8 – 28/08/2014

Fábio Porchat é ator de teatro e televisão. É também roteirista, produtor e sócio criador do canal de humor Porta dos Fundos. Ele escreve aos domingos no jornal O Estado de S.Paulo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem