Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > QUINTA-FEIRA, 11/2

Pane derruba helicóptero da Rede Record

Por Leticia Nunes (seleção de textos) em 12/02/2010 na edição 576


Leia abaixo a seleção de quinta-feira para a seção Entre Aspas.


 


************


Folha de S. Paulo


Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


 


ACIDENTE


Afonso Benites


Pane derruba helicóptero da Record em SP; piloto morre


‘Um helicóptero da Rede Record caiu de uma altura de cerca de 50 metros, na manhã de ontem, na pista de corrida do Jockey Club de São Paulo (zona sul). Uma pessoa morreu.


A aeronave apresentou problemas quando sobrevoava a região da marginal Pinheiros.


A câmera de uma aeronave da Rede Globo que estava na mesma região flagrou o momento do acidente. O helicóptero da Record começou a girar em torno de si, soltou uma fumaça e caiu verticalmente.


O piloto Rafael Delgado Sobrinho, 45, morreu na hora. Já o passageiro da aeronave, o cinegrafista Alexandre da Silva Moura, conhecido como Borracha, teve ferimentos por todo o corpo. Ele está internado em estado grave, no hospital Itamaraty/Butantã.


O acidente ocorreu por volta das 7h30, quando a equipe filmava cenas de um assalto.


Antes de cair, Sobrinho falou para o piloto de helicóptero Dato de Oliveira, da Globo, que estava com pane no rotor da cauda (que movimento a hélice traseira) e tentaria fazer um pouso de emergência.


Sobrinho trabalhou na Rede Record de maio de 1999 até dezembro de 2007 e, após passar um tempo longe da emissora, voltou em 2008.


O Estado tem 524 helicópteros registrados. Desses, ao menos dez estão a serviço de oito empresas de comunicação na capital paulista. Cerca de mil pousos e decolagens são feitos diariamente na cidade.


Investigações


Militares o Seripa 4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico) e policiais civis estiveram no local para iniciar a apuração sobre as causas do acidente.


‘Pode ter sido falha mecânica, problema no rotor da cauda, imperícia, rajada de vento, há muitos fatores que temos de levar em conta’, disse o tenente coronel Ricardo Beltran Crespo, chefe do Seripa 4. A Aeronáutica tem um ano para concluir as investigações.


O presidente da Associação de Pilotos de Helicópteros de São Paulo, Cleber Teixeira Mansur, disse não ter dúvidas de que o acidente foi causado pela falha no rotor da cauda. ‘Não é muito comum. É a mesma coisa que você estar dirigindo um carro e, de repente, quebrar a barra de direção.’


Para o militar e para o presidente da Associação, o piloto deve ser considerado um herói porque evitou um acidente em áreas habitadas ou em vias.


A Helibras, fabricante do helicóptero Esquilo AS-350 BA, informou que a aeronave que caiu foi fabricada em 1994 e comprada pela Record em 1997. O helicóptero tinha 7.943 horas de voo e passou por manutenção no dia 18 de janeiro.


Às 9h45, pouco mais de duas horas após o acidente, outro helicóptero Esquilo caiu, na base aérea de São Pedro da Aldeia (138 km do Rio). A aeronave, do Exército, fazia um exercício de pilotagem tática na hora da queda. Os dois tripulantes ficaram feridos sem gravidade.


Em 2009, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou 15 acidentes com helicópteros no Brasil -três em SP.’


 


 


TODA MÍDIA


Nelson de Sá


Serra, Dilma e o mercado


‘Sob o enunciado ‘O mercado se divide entre Serra e Dilma’, o ‘Valor Econômico’ ouviu ontem bancos de investimento, corretoras e outros.


Por um lado, em suma, o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros afirmou ser ‘uma ‘irresponsável superficialidade’ acreditar que, num governo Dilma, tudo estará muito bem, pois os investidores continuarão ganhando, já que serão preservadas as políticas’. Diz que ela tem ‘uma visão soviética das coisas, de ampliar a presença do Estado’.


Por outro, relatório do ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman concluiu que ‘a evolução das contas públicas do Estado de São Paulo foi muito semelhante à do governo federal, não confirmando a avaliação de que Serra tenderia a ser mais duro na questão fiscal do que Dilma’. Pela ‘realidade fria dos números, é muito parecido’.


CELEB


Sob o enunciado ‘Filantropia’, o G1, da Globo, destacou as observações de Serra após o encontro com Madonna. O UOL registrou. O blog de Guilherme Barros, no iG, notou a ‘aglomeração de centenas de jornalistas’ no Palácio dos Bandeirantes, como ‘poucas vezes’


Fechando a inserção com cenas históricas, só Dilma e Lula


EU SOU PT. A DILMA É PT’


Ontem em inserções e no UOL e no iG, o Partido dos Trabalhadores comemorou seu aniversário num comercial com Dilma e Lula como protagonistas. Dele, primeiro, ‘Eu sou PT. A Dilma é PT. Nós todos somos PT. E você?’ Dela, encerrando: ‘Venha com a gente. Vamos continuar mudando o Brasil’.


Segundo o blog de Fernando Rodrigues, ‘o comercial marca a formalização da associação entre o publicitário João Santana, o PT e a campanha de Dilma’. Nas ‘sondagens preliminares, o filme bateu muito positivamente no coração dos eleitores petistas e neutros’.


‘DILMA LEVA EU’?


Segundo a ‘Veja’, ‘depois de dois encontros com Dilma, o marqueteiro Duda Mendonça acreditou que poderia ser escalado’ e enviou uma vinheta criada a partir do samba de Zeca Pagodinho, com o refrão ‘deixa a Dilma me levar, Dilma leva eu’. Segundo um emissário, ‘ela adorou’. Segundo outro, ‘não gostou nem respondeu’.


ALCKMIN & GONZÁLEZ


Segundo o ‘Valor’, ‘de acordo com fontes ligadas aos dois’, Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin teriam concordado em usar o mesmo ‘estrategista’ nas campanhas para presidente e governador, Luiz González. Na última campanha para prefeito de São Paulo, González foi o marqueteiro de Gilberto Kassab, contra Alckmin.


JIM O’NEILL, BRASILEIRO


Em longa entrevista ao iG, o economista Jim O’Neill, que vislumbrou os Brics, afirmou que a China será a segunda economia do mundo ‘ainda neste ano’, passando o Japão, e o Brasil desafiará a posição de Inglaterra e França ‘em breve’. Mas ‘o verdadeiro sucesso brasileiro foi a tomada de um crescimento inclusivo’.


Sobre o conceito Bric, ‘não tínhamos ideia de que isso se tornaria tão grande, mas a realidade vem confirmando nossas previsões’. Brincou que ‘esses países deviam me conceder o título de cidadão honorário’.


BRASIL VS. EUA


A BBC Brasil relatou ontem, da correspondente em Washington, que a ‘retaliação comercial do Brasil preocupa empresários dos EUA’. Apoiada pela Organização Mundial de Comércio, deve focar propriedade intelectual. De um diretor da Associação Nacional de Manufatureiros, maior entidade da indústria americana:


‘Num setor com tantas multinacionais, a retaliação certamente terá um impacto mais amplo, não só nos dois países. Estamos muito preocupados com o impacto que isso teria, não somente nas nossas relações com o Brasil, mas em como abordar esse tipo de sistema, na ideia de propriedade intelectual como um todo.’


GOOGLE, GO HOME


Ameaçado de retaliação pela China, após questionar as restrições que enfrenta no país, o Google surgiu ontem na manchete on-line do ‘Wall Street Journal’, com a notícia de que o Irã anunciou ter tirado do ar o Gmail, serviço de e-mail do Google, na véspera do aniversário da revolução islâmica, comemorado hoje.’


 


 


IRÃ


País vai suspender serviço de e-mail do Google, diz jornal


‘Segundo o americano ‘Wall Street Journal’, a suspensão terá caráter permanente e foi anunciada ontem, véspera do aniversário da revolução de 79. Até a noite, nem Teerã nem o Google -em litígio com a China por motivo similar- haviam comentado a informação. Programas de mensagem instantânea, inclusive do Google, foram usados pela oposição para denunciar a repressão aos protestos pós-pleito de junho. Segundo o jornal, o Irã planeja ainda criar um serviço de e-mail nacional.’


 


 


URUGUAI


Silvana Arantes


Uruguai punirá emissoras que ignoraram rede nacional


‘O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, da coalizão de esquerda Frente Ampla, decidiu punir 36 rádios e TVs que desobedeceram a ordem oficial para transmitir, em cadeia nacional, uma propaganda pela revogação da Lei de Anistia.


A decisão, tomada nesta semana por Vázquez, após reunião com seu gabinete de ministros, refere-se a um episódio ocorrido em outubro passado, no primeiro turno da eleição presidencial que manteve a Frente Ampla no poder -o presidente eleito José Mujica assume no próximo dia 1º.


Simultaneamente à eleição, o Uruguai realizou um plebiscito, impulsionado pela Frente Ampla, que propunha anular a lei de anistia a militares que cometeram crimes durante a ditadura (1973-1985).


Promulgada em 1987, a lei havia sido referendada em consulta popular em 1989. No plebiscito de outubro passado, a proposta foi rejeitada por 53% do eleitorado.


O comitê em defesa da anulação havia obtido do governo de Vázquez autorização para transmitir em cadeia nacional de rádio e TV uma peça com o testemunho de três vítimas da ditadura, incluindo Macarena Gelman, neta do poeta argentino Juan Gelman.


Assim como o de Macarena, os demais depoimentos relatavam a história de filhos de militantes assassinados pelo regime. Sequestrados quando bebês pelos militares, foram adotados ilegalmente por casais que se diziam seus pais biológicos. Só na idade adulta eles descobriram sua identidade.


O ministro da Indústria do Uruguai, Raúl Sendic, pasta à qual está vinculada a Diretoria Nacional de Telecomunicações, declarou a órgãos de imprensa de seu país que a decisão do governo é ‘exemplificativa’ e que as multas deverão ser aplicadas de acordo com o alcance de audiência e a envergadura econômica das empresas.


O presidente da Associação Nacional de Broadcasters Uruguaios (Andebu), Rafael Inchausti, disse à Folha que ‘causa estranheza a oportunidade escolhida pelo presidente para fazer esse anúncio, a poucos dias de deixar o cargo’.


Inchausti afirma que ‘já que o procedimento administrativo que poderia implementar as sanções ainda não foi iniciado e os meios de comunicação ainda não tiveram oportunidade de apresentar suas defesas, certamente será o novo presidente e seu novo ministro que decidirão sobre o assunto’.


Segundo o representante das empresas de comunicação, o descumprimento -de 36 emissoras num total de 363- ocorreu porque não houve adequada comunicação, por parte do governo, da ordem para a formação da cadeia.


Ele afirma que ‘a notificação foi feita às emissoras unicamente por e-mail e depois do horário normal de expediente’. Inchausti diz que a entidade procurou se reunir com as autoridades de comunicação do governo ‘imediatamente após o ocorrido’.


Em novembro passado, Vázquez enviou ao Congresso projeto de lei que fixa cota de 50% de programação nacional na TV aberta e de um terço de música nacional nas rádios. Mujica, contudo, já afirmou que a medida não está entre suas prioridades. ‘Em geral, os Estados quando se metem a regular pioram tudo isso’, disse o presidente eleito.’


 


 


TELEVISÃO


Laura Mattos e Clarice Cardoso


Público trata tetraplégica de novela como real na internet


‘‘É isso aí, Lu, fé em Deus, pois nada é impossível, e você vai conseguir superar essa provação.’ ‘Oii, Lu, sua história de vida é surpreendente e bonita. Tenha fé que você vai melhorar e voltar a andar. Estou torcendo muuuito por você.’


As frases acima são de leitores do blog de Luciana, modelo que se tornou tetraplégica, protagonista de ‘Viver a Vida’.


O diário virtual foi lançado anteontem à noite, no mesmo momento em que o capítulo da novela da Globo mostrava a personagem de Alinne Moraes blogando pela primeira vez.


A história ficcional foi para a internet como real, e os leitores embarcaram no jogo. Batizado de Sonhos de Luciana, o blog está no endereço www.blogsonhosdeluciana.com.br.


A ‘autora’ se apresenta no diário: ‘Meu nome é Luciana Saldanha (…) Sou cadeirante há alguns meses…’ O blog é um projeto do diretor da trama, Jayme Monjardim, com o aval do autor, Manoel Carlos.


Quem escreve os posts de Luciana são membros da equipe de roteiristas da novela, em parceria com quem cuida do site. Manoel Carlos não tem tempo. ‘Eu não participo. Só autorizei, pois achei uma ideia ótima, que acredito que vá funcionar muito bem’, disse à Folha.


Rodrigo Lassance, editor de internet de ‘Viver a Vida’, afirma que não há tetraplégicos entre os ‘blogueiros’, mas que a equipe tem consultoria de médicos e cadeirantes.


BRASIL, IL, IL


Apostando que a Copa aumentará as vendas de televisores digitais, a rede Telecine estuda lançar, antes do começo do mundial, seu terceiro canal HD(alta definição). Isso diminuiria consideravelmente o tempo de espera entre os lançamentos de canais em alta definição da rede: o primeiro chegou à Net em abril de 2009, e o segundo, em janeiro deste ano.


MULHERADA


A Record Entretenimento lançará uma caixa de DVD derivado do programa ‘Doze Mulheres’, produzido e apresentado pela jornalista Maria Cândida em 2009. Os discos trazem material inédito sobre a viagem de quatro meses na qual entrevistou mulheres de diferentes países. A Record também lançará um livro sobre o projeto.


MÍDIA CRUZADA


A MTV decidiu cair de vezn a folia e vai mandar a VJ Kika Martinez para Salvador. Ela estará no camarote da revista ‘Contigo!’, da editora Abril (dona da emissora), no circuito Barra/Ondina. É a primeira vez que a MTV faz esse tipo de cobertura durante o Carnaval. Vão ao ar oito flashes diários, com um minuto cada um,d e amanhã até terça-feira.


COPA NEWS


A repórter Cristina Aragão, da Globo News, está embarcando para a África do Sul, onde fará reportagens a serem exibidas a partir de abril. A ideia é aproveitar que o país sediará a Copa para mostrar sua cultura. Na próxima semana, ela lança um blog sobre a viagem.’


 


 


Marco Aurélio Canônico


‘Chacretes’ se perde ao mostrar destino de dançarinas do Chacrinha


‘Imagine, daqui a 40 anos, assistir a minidocumentários sobre a vida de Dani Bananinha, Mulher Samambaia e demais dançarinas de programas de TV -todas, então, já na casa dos 60 anos- que fazem sucesso hoje em dia.


Se essa perspectiva lhe parece animadora, você pode se interessar por ‘As Chacretes’, série sobre as dançarinas do programa do Chacrinha, que estreia hoje no Canal Brasil.


O programa é dirigido por Nelson Hoineff -na verdade, é um desdobramento de seu documentário ‘Alô, Alô, Terezinha’, sobre o Velho Guerreiro.


Em termos culturais, o resultado é fraco: as chacretes não ficaram famosas como grandes analistas de uma era ou mesmo de seu métier, e não seria de se esperar que a maturidade as tivesse transformado nisso.


O que elas têm para contar são suas histórias, particularmente pós-TV. O interesse fica ao gosto do freguês: Índia Potira namorou um bandido (e foi presa), Gracinha Copacabana vive isolada com cachorros, Beth Boné encontrou Jesus depois de quase perder a perna.


Além de narrar, elas mostram: o diretor as convenceu a vestirem suas antigas roupas e a rebolarem para as câmeras.


A intenção não fica clara. Será para mostrar que elas não perderam o jeito? Uma tentativa de valorizar a sensualidade na terceira idade? Uma referência ao humor de gosto duvidoso que era praxe no ‘Cassino do Chacrinha’? A sensação é de que o programa, mesmo comunicando, se trumbicou.’


 


 


 


************


O Estado de S. Paulo


Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


 


ACIDENTE


Monica Pestana


Helicóptero de TV cai e piloto morre


‘Um helicóptero da Rede Record caiu ontem, às 7h20, no Jockey Club, zona sul de São Paulo. O piloto morreu no local e o cinegrafista estava internado em estado grave. Mas a tragédia poderia ter sido ainda maior se Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, não tivesse tentado um pouso de emergência na pista de grama, fugindo de casas, prédios e carros.


O helicóptero pilotado por Sobrinho, que tinha como único passageiro o cinegrafista Alexandre da Silva Moura, de 36 anos, saiu do Campo de Marte às 6h33. Os dois estavam fazendo uma reportagem na região do Morumbi, quando o Esquilo de prefixo PT-YRE – fabricado em 1994 e que passou pela última revisão no dia 23 – começou a apresentar problemas.


Momentos antes do acidente, o piloto entrou em contato com Dato de Oliveira, piloto da Rede Globo. ‘Ele me chamou e disse que não estava conseguindo manter a direção, estava com pane no rotor de cauda.’ Oliveira relatou que o piloto da Record tentava um pouso corrido, semelhante ao de avião. ‘Na hora da queda, o helicóptero deu um giro de 360º e caiu na vertical. Do jeito que desabou, ficou.’


O jardineiro do Jockey Analito de Jesus relata que ia bater o cartão de ponto quando escutou o barulho e notou o Esquilo se aproximando. ‘Vi o helicóptero rodando no ar e na sequência pegou o pedaço de uma árvore. Corri e quando cheguei lá (na pista), vi o piloto com o braço do lado de fora. Fiquei muito assustado.’ O PM Fábio Cezar também foi um dos primeiros a chegar ao local e prestar socorro. ‘Levamos o cinegrafista à enfermaria do Jockey e ele foi socorrido numa ambulância.’


‘É um acidente incomum, mas todo equipamento pode ter falha. Tudo indica que ele evitou cair na Marginal. Existem procedimentos de emergência treinados pelos pilotos’, diz o chefe de investigação do Serviço Regional de Investigação e Prevenção da Acidentes Aeronáutica (Seripa-4), Beltran Crespo.


Crespo adianta que a queda de um helicóptero pode ter três motivos: mau tempo, falha do piloto ou problemas mecânicos. ‘Para nós, todos esses aspectos estavam funcionando bem.’ Segundo ele, o relatório final pode levar um ano para sair, mas já há alguns indícios a serem analisados (mais informações nesta página). ‘Estamos fazendo fotografias do local e dos componentes importantes para montar um croqui dos destroços. E somente após todos esses procedimentos vamos liberar os destroços para serem recolhidos.’


O PT-YRE encontrava-se arrolado pela Receita Federal (para garantia de pagamento de débitos fiscais), o que não impedia sua utilização. Todas as licenças de voo do Esquilo e da tripulação estavam em dia. Em nota, a Assessoria de Imprensa da Record ressaltou que a aeronave estava operando normalmente e não havia registro de problemas anteriores. A Rede afirmou que está ‘empenhada para esclarecer os motivos do acidente’.


SEGURANÇA


São Paulo tem umas das maiores frotas de helicópteros do mundo. Até junho de 2009, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), havia 528 aparelhos registrados no Estado – ou seja, 42% da frota nacional, de 1.255 aparelhos. Apesar de outro Esquilo ter caído ontem no Rio (veja boxe), os modelos da Eurocopter são considerados seguros e há 22 modelos idênticos registrados na capital, incluindo os que são usados pela PM e pelo governador do Estado, José Serra.


COLABORARAM BRUNO TAVARES, CRISTIANE BOMFIM, LAIS CATTASSINI e RODRIGO BURGARELLI’


 


 


INTERNET


Cecilia Kang, The Washington Post


Google vai oferecer nos EUA acesso ultrarrápido


‘O Google, o maior site de buscas do mundo, quer turbinar suas conexões pela internet. A companhia anunciou ontem que pretende ingressar no serviço de banda larga e vai realizar testes com redes de fibras ópticas que permitirão um acesso a velocidades 100 vezes maiores do que as que atualmente estão ao alcance da maioria dos americanos.


Em um blog, a empresa informou que construirá conexões por fibra óptica para domicílios em um número limitado de localidades em todo o país, com velocidades de acesso de 1 gigabit por segundo. Ela não revelou quais serão as áreas cobertas pelo experimento, mas disse que os preços serão competitivos e que sua rede atingirá de um mínimo de 50 mil a um potencial máximo de 500 mil pessoas. Segundo uma fonte que pediu para não ser identificada, atualmente a companhia não tem planos para expandir os testes iniciais, mas fará avaliações durante o processo.


‘Nosso objetivo é realizar experimentos com novas maneiras de proporcionar a todos um acesso melhor e mais rápido à internet’, escreveram os gerentes de produtos Minni Ingersoll e James Kelly. Algumas das conexões mais rápidas via cabo, DSL (rede telefônica) e fibra óptica variam de 20 a 50 megabits por segundo. No ano passado, o diretor executivo da Google, Eric Schmidt, disse ao jornal The Washington Post que as conexões ultrarrápidas serão imperativas na próxima geração de aplicativos para que a rede possa decolar.


Tradução de Anna Maria Capovilla’


 


 


TELEVISÃO


Keila Jimenez


Âncoras na Copa


‘A musa da Copa terá concorrência. A Globo pretende enviar este ano seus principais âncoras para a cobertura da Copa da África, em junho.


A musa em questão, Fátima Bernardes, dividirá a cobertura do Jornal Nacional, direto da África, com outro âncora do noticiário, Heraldo Pereira.


Coincidência ou não, outros dois jornalistas negros da emissora já foram escalados para o mundial na África: Glória Maria e Abel Neto.


O time da Globo, que ainda está sendo fechado, contará com o reforço de Willian Waack, âncora do Jornal da Globo, novidade na cobertura.


Do time de esportes, entre os nomes já confirmados estão Tadeu Schmidt, Mauro Naves e Glenda Kozlowski.


A rede ainda estuda enviar outros âncoras para o evento, assim também como algum apresentador de sua linha shows.


Presença carimbada em outros mundiais – tanto que Bussunda morreu durante a Copa de 2006 – os cassetas podem ficar de fora desse. Não, a Globo não vetou a trupe. Os humoristas acreditam que com CQC, da Band, e Pânico, da Rede TV! por lá, será difícil não cair nas mesmas piadas.’


 


 


Entrelinhas


‘José Luiz Datena dedicou todo o seu SP Acontece da Band à queda do helicóptero da Record, ontem, no Jóquei Clube em São Paulo. Cobertura extensa além da conta, com direito a pitacos do comandante Hamilton, da repórter Eleonora Pascoal – contando que a aeronave caiu como ‘uma laranja’ – e de Datena elogiando seu ex-patrão, o bispo Edir Macedo.


‘Não tô puxando o saco da Record, até porque não quero trabalhar lá. Mas o bispo me tratava muito bem. Só tretei com um salafrário que não está mais na emissora’ relatou Datena, durante a cobertura.


BBBs e ex-BBBs têm uma nova chance: o blog www.decrifrandobial.blogspot.com, como o próprio nome diz, se propõe a explicar os versos, poesias, ditados e filosofias de Pedro Bial durante o BBB, principalmente na hora da eliminação.


O tão esperado primeiro capítulo de Lost, exibido na terça-feira, no AXN, decepcionou fãs. A série foi ao ar com legendas em português de Portugal, cenas cortadas, e com promessa de reprise na próxima semana. Detalhe: o AXN vendeu que exibiria Lost com apenas uma semana de diferença da exibição nos EUA. Com a reprise, fica pelo menos duas semanas atrás.


A próxima edição de A Fazenda, da Record, terá sim pay-per-view da TVA.


A primeira prova de O Aprendiz, que estreia em abril na Record, foi gravada nos EUA.’


 


 


 


************

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem