Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Paulo Machado

‘A Agência Brasil é portadora de um acervo inestimável sobre a vida nacional ao longo dos últimos sete anos. Seus computadores guardam um patrimônio público produzido com o trabalho de centenas de profissionais. Dentre as dezenas de milhares de matérias constam reportagens vencedoras de prêmios nacionais de jornalismo, algumas pioneiras no formato multimídia (texto, áudio e vídeo juntos), além, é claro, das notícias que narram o cotiano da nação em momentos históricos como a formação do primeiro governo Lula, as eleições de 2004, 2006 e 2008, a cobertura dos Fóruns Mundiais e de conferências internacionais, os escândalos que assolaram o país e balanços sobre políticas públicas, dentre outras.

Porém, parte desse acervo jornalístico encontra-se inacessível para o público. As matérias produzidas entre 2003 e meados do ano 2006 não estão mais disponíveis. Segundo o setor de Tecnologia da Informação, responsável pela manutenção e acesso aos arquivos, ocorreram ‘problemas técnicos’.

Desde novembro passado aumentaram as reclamações dos leitores com dificuldades em acessar o conteúdo da ABr, seja em textos, vídeos, áudios, infográficos ou imagens.

O leitor Ricardo Câmara escreveu: ‘Estive pesquisando nessa página no link ‘Grandes reportagens’ a matéria – ‘Geopolítica do cerco’ e não a encontrei, apenas abre uma outra página diferente do assunto solicitado. Aguardo resposta.’.

O leitor Alexander Marcellus perguntou: ‘O que está ocorrendo? Gosto do material produzido pela Agência Brasil, principalmente os vídeos, entretanto, desde o ano passado, os vídeos aparecem cortados na página principal e demoram muito para carregar. Acho que vocês poderiam produzir mais vídeos e áudios. O que está ocorrendo?’.

A leitora Gisele Adriano reclamou: ‘não estou conseguindo fazer o download da matéria de São Luis do Paraitinga, dá erro e salva apenas 27 segundos’.

O leitor Angelo Frizzo quer saber: ‘Porque os textos das noticias saem deformados quando há acentuações e pontuações?’. E a leitora Ivana disse: ‘Gostaria de informar que há vários links quebrados no site, como o de Notícias, por exemplo, que está quebrado na primeira e em todas as páginas internas do site da Agência Brasil. Também a busca por assunto é muito, mas muito ruim.’

Sobre os mecanismos de buscas outro leitor, Marcello Calil, bibliotecário Ministério do Planejamento, perguntou: ‘Como faço para pesquisar noticias do ano de 2010 sendo que só da opção dos anos de 2006 à 2009?’.

Ao Marcello a Agência Brasil respondeu: ‘O leitor pode ir à home page e fazer a busca normalmente no canto direito no alto. Basta colocar a palavra-chave.’ No entanto e leitor retrucou: ‘A questão não é a palavra chave! Procuro noticias por data! É a data de 2010 que não tem opção para pesquisa.’ O Setor de Tecnologia da Informação admitiu: ‘Isso é uma funcionalidade que está sendo desenvolvida pela EBC, em estágio experimental. Tão logo a funcionalidade de pesquisa para 2010 esteja estabilizada, tornaremos disponível.’

Aos demais leitores a ABr tem respondido pontualmente informando que: ‘ o site da Agência Brasil deve passar por uma reformulação neste ano. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está adquirindo equipamentos novos que permite uma melhoria de infra-estrutura e de acesso dos leitores.’

Quanto ao acesso às Grandes Reportagens a ABr disse que: ‘Estamos com problemas técnicos, e o pessoal de TI da empresa está buscando uma solução para os links das Grandes Reportagens. Já solicitamos uma solução e aguardamos também uma resposta para esse problema’. Enquanto que, procurada pela Ouvidoria, essa área tem informado: ‘Houve uma sobrecarga nos servidores da Agência Brasil neste período que comprometeu os acessos aos conteúdos. Foi trabalhada a infra-estrutura para que este tipo de problema diminua consideravelmente.’

O leitor José Lobato escreveu: ‘Está muito difícil ultimamente navegar pelo site da Agência Brasil. Chamei um técnico para verificar se o problema era com o meu computador. Não era. O problema é daí mesmo. Navego muito bem nos sites da Câmara (que melhorou) e do Senado (o melhor deles). Já com a ABr é um sacrifício; um exercício de paciência. E não era assim. O site era ágil, veloz, dowloand rápidos. Hoje, está um desastre. A página inicial é demorada, pesada… Eu preciso navegar pela ABr para colher noticias para nosso jornal Empresas & Negócios. Poderia o amigo me informar o que está acontecendo?’.

Para ele a ABr respondeu: ‘Ontem, houve um aumento muito grande de acessos, por conta da cobertura sobre Haiti, o que pode ter dificultado a navegação pelo site. Em um prazo mais longo, estamos trabalhando na reformulação do site para torná-lo mais ágil e fácil de navegar’. Ao que o leitor retrucou: ‘o problema não foi só ontem. A irregularidade vem ocorrendo de uns dois meses para cá.’

Nas agências virtuais de notícias a facilidade de acesso à informação é um aspecto tão importante quanto a própria informação. Da qualidade do suporte tecnológico depende a qualidade do conteúdo pois sem um o outro simplesmente não existe.

O serviço público de informação que presta a Agência Brasil é de vital importância para a nação brasileira como podemos constatar por algumas das mensagens recebidas pela Ouvidoria. Evitar que os problemas alegados ocorressem era uma das tarefas que talvez o planejamento das atividades da ABr poderia ter previsto junto à direção da EBC para que fossem feitos os investimentos necessários em tempo hábil. De qualquer forma, saná-los é urgente para que se recupere o acesso ao patrimônio público que se encontra indisponível ou precariamente disponível, pois a sua guarda e manutenção é uma das missões da empresa pública para que atenda ao direito à informação do cidadão com eficiência e eficácia.

Até a próxima semana.’