Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

ENTRE ASPAS >

Rita Célia Faheina

24/03/2009 na edição 530

‘Para muitos, a legenda (texto que explica e acompanha uma imagem) parece não ter muito significado, mas não é assim. Há algumas semanas, venho prestando atenção nas legendas publicadas no O POVO e noto que, muitas vezes, a pressa em escrevê-las sob a fotografia as deixam redundantes e sem chamar atenção para detalhes da imagem ou não ampliam a compreensão da foto.

Como escreveu o professor Pedro Celso Campos em sua análise sobre ‘A Imagem no Jornalismo’, é essencial que a legenda ‘acrescente alguma coisa’ que está no texto da matéria. Ele chama atenção para o fato de que ‘se a legenda deve cumprir a função de descrever a fotografia e dar informação sobre o acontecimento, notamos que a grande maioria delas não cumpre as duas coisas ao mesmo tempo. Ou descreve ou dá informação e, muitas vezes, nem uma nem outra’.

Vamos a exemplos do O POVO. Na edição de sexta-feira passada, página 29 (Mundo) foi publicada uma matéria sobre a condenação do austríaco Josef Fritzl, que estuprou e manteve em cárcere privado a filha Elizabeth. A foto mostra a vítima e abaixo a legenda: ‘A vizinhança o descreveu como amável e cortês, mas autoritário com a família’. Não se refere à pessoa de Josef.

Na mesma edição, o exemplo correto da legenda está na página 6 (Fortaleza). Matéria sobre os novos semáforos de Fortaleza. A imagem mostra dois carros num cruzamento sem semáforo e a legenda explica: ‘Cruzamento das ruas José Vilar com Costa Barros receberá semáforo na próxima terça-feira’. Descreve a fotografia e informa o semáforo.

Mas nem sempre é assim. Às vezes a legenda não combina com a foto. Na edição do dia 12 passado, na capa do caderno Vida & Arte, a matéria é sobre a turnê ‘25 anos de rock’ unindo, no palco, as bandas Paralamas do Sucesso e Titãs. Na legenda está escrito: ‘Legião Urbana e Titãs se encontram no Siará Hall, em show único’. O leitor Rafael Caneca pediu a correção da legenda e comentou: ‘Renato Russo (Legião Urbana) ressuscitou, a banda foi reativada e ninguém sabia?’

Outra legenda errada saiu na edição do dia quatro passado na matéria ‘Comunicação e marketing em debate’(Economia, página 17). A foto mostra o stand do Grupo de Comunicação O POVO no VI Fórum de Comunicação e Marketing (Comunicar 2009) e a legenda informa: ‘Agências apresentam no evento seus projetos de sucesso’. Nenhuma referência à foto. Na pagina seguinte, na matéria ‘Empresa dos EUA define área de implantação’, a imagem é do governador Cid Gomes sentado na mesa com cinco pessoas (deveria ter outras, mas a foto não mostra). Na legenda consta: ‘Cid Gomes, o diretor da Cargo Venture, Jake Citrin, e Roger Noriega’. O leitor fica sem saber quem é quem. No mínimo, reconhece o governador do Ceará.

Impossível mostrar todos os exemplos pelo espaço da coluna. Mas, prestando bem atenção, há descuido nas legendas que têm a função de ajudar o leitor a compreender e apreciar a fotografia. Isso está no manual de redação da Folha de S. Paulo.

Crédito fotográfico

A lei brasileira do direito autoral garante ao fotógrafo a publicação do seu nome como autor. O crédito fotográfico é obrigatório em todas as publicações. O leitor pode prestar atenção que, seja em cima, ao lado ou abaixo da foto, sai o nome do fotógrafo. Deve ter notado, também, que no O POVO estão saindo muitas fotografias com o crédito ‘Banco de Dados’. É o setor onde são arquivadas as imagens publicadas. O crédito ‘Banco de Dados’ deixa os repórteres fotográficos chateados porque eles reconhecem seus trabalhos, mas não veem seus próprios nomes publicados no alto da imagem.

A coordenadora do Banco de Dados do O POVO, Maria Teresa Ayres, diz o seguinte: ‘É prática de trabalho do setor de fotografia digital do Banco de Dados incluir a identificação completa (nome da pauta, descrição, crédito, data e indexação) de cada imagem fotografada. Estas informações podem ser visualizadas a partir de qualquer programa que faça a leitura nos metadados destes arquivos. Para acabar com as ocorrências de publicação de imagens com crédito: Banco de Dados, o departamento está acompanhando todos os casos através da disponibilização de um funcionário que busca mostrar ao usuário como fazer a correta visualização das informações contidas nas fotos.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem