Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

VOZ DOS OUVIDORES > UOL

Tereza Rangel

17/06/2008 na edição 490

‘‘Com a nova barra de busca, é possível localizar uma notícia publicada no UOL em texto ou em vídeo’, diz o release de apresentação na nova estação UOL Notícias.

Um simples teste apontou que até mesmo textos da estação UOL Notícias que estiveram na home page do portal não são achados. Em alguns casos, inclusive, aparece um código estranho: [SFE0002]. Seguem alguns exemplos. As palavras-chaves foram retiradas do primeiro parágrafo de cada texto.

Texto buscado: ‘Lula diz que falta autoridade moral e ética a críticos de Dilma’

Palavras para busca: ‘lula dilma abominável’

Resultado: outro texto de 31/03/2008 (Carro no corredor, dossiê, universidade, STF e STE, tapinha), cujo link é uma página de acesso negado em outro portal, o BOL.

Texto buscado: ‘Operação Passadiço prende 12 policiais rodoviários federais acusados de corrupção em Sergipe’

Palavras para busca: ‘operação passadiço’

Resultado: outros textos, de 27/02/2007 (Nablus começa a voltar à normalidade; milicianos prometem continuar lutando) e de 03/08/2006 (Re-materialização)

Texto buscado: ‘Ministro português nega que brasileiros sejam discriminados’

Palavras para busca: ministro português discriminação portal UOL

Resultado: nenhum

Texto buscado: ‘Ministério Público investigará denúncia de meta de multas de trânsito em Belo Horizonte’

Palavras para busca: ‘ministério público minas multas’

Resultado: nenhum

Texto buscado: ‘Quadrilha assalta dois bancos ao mesmo tempo no RS’

Palavras para busca: ‘porto alegre quadrilha assaltou agências bancárias’

Resultado: nenhum

UOL responde

O gerente de Conteúdo Público e Busca do UOL, Marcos Lavieri, escreveu para explicar por que tantos textos, numa rápida tentativa, não foram encontrados pelo mecanismo de busca de notícias. Agradeço pela resposta tão clara e pela disposição em resolver os problemas apontados.

‘Tereza

Após o seu alerta, sobre notícias que estavam em destaque na home do UOL não serem encontradas na busca, foi feita uma verificação do conteúdo indexado e foi descoberto que uma manutenção feita ontem (10/06/08) provocou a não indexação de várias notícias. Imediatamente, esse conteúdo perdido foi incluso no índice e várias notícias antes indisponíveis já aparecem nos resultados da busca. Entretanto, ainda existem notícias publicadas pelo UOL que não aparecem na busca, o que está em verificação.

Como existe conteúdo que não tem sido encontrado e que foi publicado antes da falha ocorrida ontem, é importante clarear o processo de construção do índice do UOL. A busca é alimentada momentos após a publicação das notícias. E é a redação do UOL que define quais conteúdos serão ou não indexados.

Esta busca foi refeita recentemente, e existe um risco de certos conteúdos não aparecerem nos resultados. Pouco a pouco, essas falhas estão sendo corrigidas. Hoje mesmo incluímos no índice uma editoria que havia ficado de fora, por ter sido criada recentemente. A inclusão e exclusão de conteúdo é nosso foco neste momento, pois o processo de criação/extinção de editorias e adição/exclusão de parceiros é bem dinâmico, e toda semana há novidades. Nosso objetivo é automatizar ao máximo essa atividade, para eliminar o risco de alguém esquecer de executar alguma dessas operações.

A página de UOL Notícias também oferece uma busca por vídeos. Neste caso, a indexação não é feita de forma instantânea, mas cinco vezes ao dia. Portanto, vídeos que acabaram de ser publicados podem demorar um pouco para serem encontrados pela busca. Nossa meta é, ainda este ano, ter um processo igual à busca de notícias, com indexação praticamente instantânea.

O objetivo, é claro, é oferecer um serviço de alta qualidade ao internauta que visita as páginas do portal. Resumindo, os problemas apontados hoje foram fruto de vários fatores, que colocam lado a lado falhas de nosso lado e os inevitáveis escorregões que levamos enquanto estamos realizando a ‘sintonia fina’ do serviço, um processo que nunca pode parar e que hoje se concentra na escolha do que fará parte do índice.

[]s Lavi’’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem