Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tiago Dória

E-BOOK
Tiago Dória

Frase da semana

‘‘Quem não lê livro de papel, não vai passar a ler por causa do livro eletrônico’

Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, em entrevista para a Folha de S. Paulo.’

 

MULTIPLATAFORMA
Tiago Dória

Como o Twitter e a TV se complementam

‘O NYTimes publicou uma matéria bem valiosa sobre o quanto a TV e a internet se complementam, principalmente quando acontecem grandes eventos, como finais de campeonatos de futebol ou debates políticos. Uma ajuda a alavancar a audiência da outra.

Durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, por exemplo, uma em cada sete pessoas que assistia ao evento, ao mesmo tempo, navegava na internet. O Twitter, no caso, era utilizado como ambiente para discutir e opinar sobre o que estava sendo exibido na TV.

De certa forma, a TV Cultura proporcionou isso, quando, de forma pioneira, integrou o Twitter ao programa Roda Viva, lá em meados de 2008.

Além disso, a matéria cita algo que Bill Tancer analisa muito bem em seu livro Click. Sobre o quanto a TV pauta o que discutimos e buscamos na web.

Personagens ou programas que acabaram de ser exibidos na TV logo se tornam os assuntos mais populares em redes sociais e sites de microblogging. Ou seja, como tecnologia pode até estar ultrapassada (para alguns), mas como conteúdo a TV ainda é a grande referência.

Um exemplo dessa união entre TV e web foi dado pela emissora de TV NBC, que lançou o Tweet Tracker. Funciona como um ‘termômetro do Twitter’, mostra o que é mais discutido no serviço de microblogging a respeito dos Jogos de Vancouver, transmitidos ao vivo pela emissora.

Assuntos mais comentados tem letras e fotos maiores.

Sem dúvidas é uma forma ‘bem mais sexy’ de mostrar o que está sendo discutido no Twitter do que a tradicional lista de trending topics ou apenas uma nuvem de tags, por exemplo.

A interface foi feita pela Stamen Design, mesma empresa que criou um agregador de mensagens do Twitter no último MTV Video Music Awards.’

 

DESTAQUE
Tiago Dória

‘Tecnologia para crises’ está entre as mais inovadoras

‘Depois da revista FastCompany, a ótima Technology Review, do MIT, publicou a sua lista das 50 empresas mais inovadoras.

Na categoria web, sem muitas novidades – Hulu, Twitter, IBM.

O que chamou a minha atenção foi a presença do projeto Ushahidi (havia o conhecido na Pop!Tech 2008, se não me engano). É uma plataforma de visualização e gestão de dados voltada para a utilização em momentos de crise. Foi muito usada recentemente no Haiti.

Tem a proposta de mapear os locais que mais precisam de ajuda em uma região afetada por um terremoto ou enchente, por exemplo. Voluntários podem enviar informações sobre pessoas desaparecidas, falta de água, pontes quebradas, diretamente das ruas por meio de mensagens de celular, email, twitter.

O Ushahidi, na realidade, surgiu como um projeto de ‘jornalismo colaborativo’ no Quênia, em 2007, para mapear relatos de violência durante o processo eleitoral.

É mais um exemplo do uso do celular junto a tecnologias de plotagem de dados, que facilitam a visualização de informações. Mistura de mobilidade e cidadania.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog