Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você não precisa ser jornalista para saber que a pluralidade das fontes de informação é uma garantia do equilíbrio, mesmo na nossa vida cotidiana gostamos de olhar para todos os lados e ouvir todas as versões para formar o nosso juízo.
Os atentados da terça feira negra trouxeram de volta o predomínio da CNN como a fornecedora de imagens para o mundo inteiro na hora das crises, guerras e catástrofes. No dia do atentado, quase um bilhão de pessoas ficaram grudadas diante dos aparelhos de Tv acompanhando pela CNN todos os lances daquele horror.
Não está em discussão a qualidade do trabalho jornalístico da rede. A mídia americana de uma forma geral estabeleceu e segue paradigmas profissionais hoje universais. O jornalismo como o entendemos desenvolveu-se no mundo anglo-saxônico. E neste paradigma entra necessariamente a objetividade e a isenção. A questão que este Observatório quer trazer para a reflexão é a da dependência de uma única fonte.
Existem outras fornecedoras de imagens com o mesmo padrão de qualidade e mesma capacidade de mobilização da CNN. Ninguém obriga as redes de Tv de todo o mundo a usar as suas imagens e, no entanto, na hora do aperto todas recorrem a ela.
Não podemos perder de vista que atrás desta questão está também o problema da concentração da mídia em grandes conglomerados empresariais. O mundo está sendo sacudido pela violência do terrorismo. Esta pode ser a hora para pensar na criação de novas opções e alternativas.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm