Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Páginas menores para diminuir custos

A Dow Jones anunciou esta semana que diminuirá o tamanho das páginas do Wall Street Journal para diminuir os custos do jornal. Deverão ser gastos US$ 43 milhões nos próximos 15 meses na reestruturação do sistema de impressão. Depois de pronto, porém, o investimento deverá render cerca de US$ 18 milhões por ano para a companhia.


Após oferecer novidades aos leitores nos últimos anos – como uma seção de comportamento e lazer, outra dedicada a saúde e finanças pessoais e, recentemente, a edição de sábado –, o Journal agora enfrenta junto com títulos rivais a dura realidade da indústria jornalística. A queda da receita publicitária que atinge outros jornais de peso americanos também comprometeu o Journal, prejudicado há pelo menos três anos com a migração dos interesses e investimentos publicitários para a internet.


Com a nova mudança, prevista para 2007, as páginas do jornal deverão perder o espaço de uma coluna – o que deverá acarretar também em mudanças na diagramação. Segundo o editor-administrativo Paul E. Steiner, a diminuição do tamanho do Journal resultará em mais links para a versão online da publicação – uma das poucas experiências de conteúdo cobrado que obteve sucesso na rede. ‘Nosso objetivo é servir aos leitores de maneira ainda melhor com um formato e tamanho de página mais convenientes, e indicações melhores para guiá-los para artigos que mais os interessem’, afirmou ele. Informações de Jennifer Bayot [The New York Times, 11/10/05].


Edição de sábado tem resultados positivos


Mas nem só de preocupação com o futuro vive o Journal. Na terça-feira (11/10), a publisher Karen House enviou um memorando à equipe do jornal para parabenizá-la pelos resultados iniciais do lançamento da edição de sábado.


A chamada Weekend Edition foi lançada há três semanas e, segundo Karen, teve uma ótima aceitação por parte do público e dos anunciantes. Leitores escreveram para elogiar o jornal e uma pesquisa encomendada pela companhia com assinantes revelou que eles também ficaram satisfeitos com a novidade.


Karen ressaltou a qualidade do jornalismo apresentado na nova edição, parabenizou o setor de marketing – em menos de um mês, as metas de receita publicitária para 2005 já foram cumpridas – e agradeceu a todos os funcionários do jornal pela energia e comprometimento dispensados ao lançamento.