Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O Google do bem

O Google anunciou na terça-feira (11/10) o lançamento da Google.org, organização que abrigará seus projetos filantrópicos. A companhia californiana fará contribuições para grupos sem fins lucrativos e financiará empresas privadas que se comprometam com mudanças sociais. Cerca de US$ 1 bilhão deverá ser dedicado a estes propósitos nos próximos 20 anos, com o objetivo de ajudar na solução de problemas como pobreza e destruição ambiental.


Segundo artigo de Verne Kopytoff [San Francisco Chronicle, 12/10/05], a iniciativa marca os esforços do Google, alvo de críticas de que teria se tornado poderoso ao extremo, para ser visto como uma companhia com preocupações sociais. Não é a primeira vez, entretanto, que ele investe em ações altruístas.


O Google foi responsável pela fundação de alguns projetos sociais no passado. Entre eles estão uma competição com tema corporativo em Gana, na África, onde os vencedores ganhavam capital para iniciar suas próprias empresas; uma doação para ajudar o Massachusetts Institute of Technology a desenvolver computadores com custo abaixo de US$ 100; e a oferta de espaço publicitário gratuito para boas causas.


Em 2004, os fundadores Sergey Brin e Larry Page já haviam anunciado seus planos de doar 1% dos lucros da companhia e do valor de suas ações para esforços filantrópicos inovadores dirigidos à solução de problemas globais. Na ocasião, eles afirmaram esperar que, um dia, estes esforços pudessem superar o Google em importância. Com informações de David A. Vise [The Washington Post, 12/10/05].