Diante do pedido de demissão apresentado por Pedro Corrêa do Lago do cargo de Presidente da Biblioteca Nacional, os membros do Conselho de Pesquisa dessa instituição e do Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional tornam público o seguinte:
1.
Fomos todos convidados por Pedro Corrêa do Lago para compor os dois conselhose neles temos servido por dois anos e meio sem qualquer remuneração;
2.
A decisão de prestar tal serviço gratuito e voluntário deve-se a nosso entusiasmo pelos projetos que nos foram apresentados, sobretudo o do programa de bolsas de pesquisa e o da publicação de uma revista de história do Brasil;3.
O programa, em execução, prevê a concessão de apoio financeiro e logístico a pesquisadores, selecionados por concurso, que se disponham a explorar o acervo da BN e a produzir textos a serem por ela publicados. Ele é único no Brasil, divulga o acervo da Biblioteca e o torna mais acessível a pesquisadores que não disponham de recursos próprios para custear uma estada no Rio de Janeiro;4.
O projeto de uma revista de história do Brasil, feita sob o controle editorial de historiadores, realizado inicialmente em parceria com uma editora privada, nos parece de enorme alcance e relevância social. Seu propósito é levar ao grande público, em linguagem acessível, as inúmeras pesquisas desenvolvidas em nossas universidades, precariamente divulgadas, quando não inéditas;5.
Como costuma acontecer no Brasil, iniciativas inovadoras e ambiciosas como essas esbarram inevitavelmente em entraves burocráticos e em resistências geradas de boa ou má fé;6.
Muito lamentamos o pedido de demissão de Pedro Corrêa do Lago, reconhecendo embora que se trata de decisão de foro íntimo. Sua saída, no entanto, não tirará dele o mérito de iniciativas que valorizam a BN e a pesquisa histórica e beneficiam o público interessado em conhecer a história do Brasil como está sendo escrita por nossos historiadores. Julgamos essencial que tais iniciativas sejam preservadas.Assinam: Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, Evaldo Cabral de Mello, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lília Moritz Schwarcz, Luciano Figueiredo, Marcos Sá Corrêa, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen, Ronaldo Vainfas.