Após meses de especulação, a emissora de TV americana ABC News anunciou na segunda-feira (17/10) o substituto do veterano âncora Ted Koppel no programa Nightline – ou melhor, os substitutos, no plural. A emissora decidiu mudar o formato de apresentação do programa e escalar três jornalistas para atuar em conjunto no papel de âncora. São eles o britânico Martin Bashir, o correspondente da Casa Branca Terry Moran e a apresentadora do Primetime Cynthia McFadden.
Pelo novo formato, que será inaugurado em 28/11, Moran ficará em Washington e Cynthia e Bashir, em Nova York. O programa também sofrerá mudanças de conteúdo. Se antes cada edição se concentrava em um único tema, agora abordará múltiplos assuntos por noite.
Koppel, hoje com 65 anos, apresentou o Nightline desde seu início, em 1980 – cobrindo a crise dos reféns na embaixada americana no Irã –, e o apresentará pela última vez em 22/11, quando deixa a emissora após 42 anos de trabalhos prestados.
Moran ancora a edição dominical do ABC World News Tonight e cobre a Casa Branca para a emissora desde 1999. Cynthia foi contratada em 1994 e, dez anos depois, tornou-se co-âncora do Primetime, que continuará a apresentar. Bashir juntou-se à ABC no ano passado. Ele tornou-se conhecido do grande público pelo documentário que fez em 2003 sobre Michael Jackson, no qual entrevistou o cantor em seu rancho e conseguiu dele a afirmação de que dividia seu quarto com garotos – e que levou Jackson às acusações de abuso infantil, das quais foi inocentado este ano. Informações de Steve Gorman [Reuters, 17/10/05].