Um mês após tornar parte do seu conteúdo editorial online pago, o sítio do New York Times enfrenta queda de público. O lançamento do TimesSelect, programa que passou a cobrar uma taxa anual de US$ 49.95 pelo acesso aos artigos da prestigiosa página de opinião do jornalão nova-iorquino, fez com que alguns colunistas perdessem visibilidade.
‘Estou triste em perder uma quantidade grande de leitores, muitos em países como China e Paquistão, que não têm meios de fazer a assinatura’, afirmou o colunista Nicholas Kristof em entrevista a Joe Strupp [Editor & Publisher, 19/10/05]. Thomas Friedman, outro colunista com grande número de leitores internacionais, também lamentou a perda, mas disse entender os motivos para a cobrança do conteúdo. ‘Eu quero que meu jornal tenha uma plataforma de negócios de sucesso. Mas por outro lado lembro que tenho muitos leitores em países como o Egito, onde US$ 50 podem pagar a escola dos filhos’, desabafou.
Executivos do Times evitam falar em números e índices alcançados pelo programa pago. No mês passado, entretanto, o vice-presidente sênior de operações digitais do jornal, Martin Nisenholtz, falou ao colunista da E&P Steve Outing que o objetivo com o TimesSelect era conseguir centenas de milhares de assinaturas nos primeiros dias. Já na semana passada, a porta-voz Diane McNulty afirmou que ‘ainda é muito cedo para falar em números’.