O Jerusalem Post, mais antigo jornal em língua inglesa de Israel, anunciou que lançará, em janeiro do ano que vem, uma edição cristã. O respeitado periódico pretende fortalecer sua circulação nos EUA a partir de um estreitamento nas relações entre a direita israelense e os fundamentalistas cristãos. A versão cristã, mensal, será feita em parceria com a Embaixada Internacional Cristã, organização com sede em Jerusalém. ‘O conteúdo será determinado pela Embaixada e pelo Post, em conjunto’, afirma o editor do jornal, David Horovitz. Os temas abordados serão diversos, desde arqueologia e turismo até debates e dilemas ideológicos. ‘Obviamente, quando seu público predominante é judeu, o conteúdo é um; quando você está escrevendo para um público cristão, haverá ênfases e enfoques diferentes’, pontua ele. Informações de Chris McGreal [The Guardian, 20/10/05].
Revistas adotam novas normas editoriais
A Sociedade Americana de Editores de Revistas (ASME, sigla em inglês), associação formada por editores de mais de 850 revistas dos EUA, divulgou novas normas editoriais na semana passada para separar peças publicitárias do conteúdo editorial nas páginas das publicações. As normas estabelecem os princípios de uma clara divisão entre os anúncios e o conteúdo editorial, em um formato que a ASME considera mais sintético e fácil de seguir. As regras vão permitir que as revistas continuem publicando seções pagas de anúncios que se pareçam com conteúdo editorial, com a opção de nomear estas seções de ‘promoção’, em vez de ‘anúncio’. ‘Nós esperamos que os novos ‘dez mandamentos’ da ASME continuem a funcionar como a consciência da indústria de revistas, sem dar dor de cabeça a ninguém’, afirmou Mark Whitaker, editor da Newsweek e presidente da ASME. Informações da AP [17/10/05].