Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Chame o Gastão!

Santana do Ipanema (AL), a Pérola do Sertão, tem um histórico de resistência ao coronelismo. Nós nos orgulhamos de que a nossa população sempre repudiou as tentativas de quem quer que seja fazer do nosso município um curral eleitoral à maneira dos coronéis e suas tropas de jagunços, perseguindo e ameaçando quem contrarie seus interesses.


Raízes Sertanejas é o nome de um programa da emissora de rádio comunitária A Voz do Sertão, em Areias Brancas, o maior povoado do município de Santana do Ipanema (AL). Com esse perfil, quem ainda não o ouviu deve imaginar que a programação é dedicada exclusivamente às manifestações culturais da região, dando-se destaque à música e expressões folclóricas do Nordeste. Certamente o programa veicula forró pé de serra, na voz de Luiz Gonzaga, o velho Lua, Rei do Baião, além de frevo pernambucano, cantorias de aboiadores e repentistas locais. Porém o programa, sob o comando de Sérgio Campos, todos os sábados, a partir das 17h00, surpreende com entrevistas e debates desenvolvidos sobre os mais variados temas.


Há seis anos, A Voz do Sertão está no ar e, desde o princípio, transmitindo o programa Raízes Sertanejas. Ultimamente os debates têm enfocado o momento político pelo qual Alagoas está passando, com doze deputados estaduais afastados do cargo por decisão judicial fundamentada em investigações e denúncias da Polícia Federal, que desencadeou a Operação Taturana, revelando o desvio e apropriação de verbas públicas da ordem de 280 milhões de reais.


Falcatruas e sangria


Visitando a área rural do município, fazendo contato com os sitiantes das serras e pequenos vales que formam a bacia hidrográfica do rio Ipanema, afluente do rio São Francisco, pudemos constatar que o programa registra altos índices de audiência. Tivemos oportunidade de ouvir alguns ouvintes declararem que, no dia e horário do programa, desligam o televisor e toda a família acompanha os debates e entrevistas com manifesto interesse, principalmente quando os debatedores tratam de questões como, por exemplo, o voto consciente e de tantos outros temas voltados para o exercício da cidadania.


O programa tem feito aflorar nos cidadãos ouvintes uma verdadeira consciência cívica. O povo daquela região tem manifestado apoio às novas diretrizes políticas adotadas pelo governo federal, em comum acordo com a administração estadual, que aceita, hoje, uma espécie de intervenção branca do governo Lula na área da segurança pública de Alagoas. A população sertaneja está atendendo aos apelos do superintendente da Polícia Federal no estado, José Pinto de Luna, cujas declarações à imprensa denotam insatisfação pelo fato de as forças reacionárias estarem pressionando para fazer recuar a atuação do Departamento de Polícia Federal em Alagoas.


Além de buscarem apoio político da bancada federal em Brasília, os deputados envolvidos nas falcatruas e sangria dos cofres públicos também ameaçam de morte juízes, promotores e quem mais possa estar empenhado na limpeza e moralização das instituições públicas do estado de Alagoas, a exemplo do que aconteceu no Espírito Santo.


Contratações precárias


A Polícia Federal está fazendo sua parte, exibindo competência no desenrolar das diligências; o Judiciário tem atuado de forma contundente e mesmo as polícias estaduais já experimentam uma nova postura no combate ao crime organizado, à pistolagem e ao coronelismo que sempre ditou as ordens neste estado. Evidente que não se pode fazer a ‘faxina’ de uma só vassourada, portanto alguns mafiosos ainda estão aboletados em cargos estratégicos. O Tribunal de Contas do estado ainda tem como presidente Isnaldo Bulhões, pai do deputado ‘taturânico’ Isnaldinho e marido da prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, cuja arrogância tem chocado a população santanense.


Em três meses de observação, pudemos verificar um altíssimo grau de rejeição àquela senhora. Até o presente momento, as únicas declarações de voto em favor de sua reeleição partiram de funcionários contratados para exercer o ‘cargo’ de cabo eleitoral. Durante estes três anos e cinco meses à frente da prefeitura, Renilde Bulhões não realizou um só concurso público; porém, ela usa e abusa da contratação de funcionários sob instrumento precário, submetendo os contratados aos seus caprichos, como se fosse patroa e os funcionários estivessem ao seu dispor no âmbito pessoal.


Saneamento básico


Estimulado pelo sucesso da rádio A Voz do Sertão, em Areias Brancas, Sérgio Campos reuniu os amigos e fundou outra emissora comunitária, a rádio Boa Nova, desta vez na periferia da cidade, no bairro proletário Lajedo Grande. Porém tal fato ocorreu ano passado, portanto antes de se iniciar a ‘operação limpeza’. Na época, a comarca de Santana do Ipanema estava sob a responsabilidade do juiz Galdino José Amorim Vasconcelos, que mandou apreender os equipamentos da emissora, alegando que (pasmem) a equipe de radialistas (gente simples, pessoas que falam o linguajar do povo) estava abordando temas políticos.


Sentiram onde estávamos? Isso mesmo, estávamos vivendo pleno AI-5, com censura à imprensa, ameaças de prisão e… quem sabe, pau-de-arara; como nos velhos e traumáticos tempos da ‘redentora’.


O juiz Galdino é velho conhecido da população santanense, que conta muitas de suas histórias. Algumas delas são de fazer arrepiar. Dá vontade de solicitar permissão ao cartunista Jaguar para usar um de seus personagens, Gastão, o vomitador, e descrever o meritíssimo com uma só palavra: BLEARRRRRGH!!!


Bom, acho que ainda falta alguma coisa… Ah, já sei! Chamem o japonês responsável pela descarga: VRRRUUUMMM!!!


(Pelo visto, a rede de saneamento básico que o governo Lula está instalando em nossa cidade já está funcionando. Te cuida, prefeita!)

******

Escritor, Rio de Janeiro, RJ