[do release da editora]
O Editor sem Rosto é um relato jornalístico da trajetória do italiano Luiz Rossetti, personagem esquecido na História. Amigo de Giuseppe Garibaldi, ele foi o editor de O Povo, o jornal oficial da República Rio-grandense (1835-45).
O livro traz um perfil de Rossetti e parte de sua correspondência. No perfil, as aventuras de um revolucionário, condenado a morte aos 27 anos e obrigado a se refugiar no Brasil. Nas cartas, uma amostra de suas próprias reflexões e das discussões que transcorriam entre os líderes da rebelião. Mais do que um jornalista, Rossetti era um doutrinador, pregador dos ideais revolucionários.
Soldado na trincheira intelectual, ao ir para o campo de batalha tombou atingido por uma lança, já no ocaso de um combate em Viamão, em 1840. Há tempos vinha defendendo a paz que só viria cinco anos depois, em circunstância que permanecem obscuras.
Sobre o autor
Jornalista, com passagem pelos principais jornais e revistas do país, Elmar Bones já publicou A Paz dos Farrapos, A Cabeça de Gumercindo Saraiva (com Tabajara Ruas), Histórias da Santa Casa, Pioneiros da Ecologia, entre outros.