Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mais um caso de vazamento de informação?

Depois do recente caso do vazamento da identidade de uma agente da CIA pela imprensa, a agência de Inteligência americana anunciou que irá investigar o vazamento de uma informação confidencial publicada pelo Washington Post sobre centros secretos de detenção americanos em países europeus, noticia a Editor & Publisher [8/11/05].


A decisão foi tomada a pedido do presidente da Câmara, Dennis Hastert, e do líder da maioria republicana no Senado, Bill Frist. Os dois enviaram uma carta aos Comitês de Inteligência das duas casas pedindo que seja investigado como a informação teria vazado para a imprensa e se tais prisões clandestinas existiam de fato. Frist e Hastert querem que sejam revelados quem foi a fonte responsável pela informação e se isto prejudicou a segurança do país e dos aliados dos EUA.


O artigo em questão foi publicado no dia 2/11, assinado pela jornalista Dana Priest. Nele, Dana afirmava que estas prisões teriam sido criadas pela CIA, há quase quatro anos, em países da Europa Oriental e abrigariam interrogatórios de supostos terroristas. Os líderes republicanos do Congresso afirmaram que o vazamento de informações secretas criou ‘uma tendência perigosa que, caso não seja corrigida com firmeza e rapidez, provavelmente piore’, agravando a ameaça à segurança dos EUA.


No mesmo dia do pedido de Frist e Hastert (7/11), o Post publicou que ‘geralmente, os republicanos sugerem que não é inteligente brigar com a mídia sobre um assunto que expõe tanto as vulnerabilidades políticas de seu partido’. Dana teria atribuído seu furo a ‘oficiais americanos e estrangeiros’. A administração Bush e a CIA não confirmaram a veracidade das informações.