Dois blogueiros iranianos foram os vencedores de uma competição internacional de blogs organizada pela Deutsche Welle em parceria com a organização Repórteres Sem Fronteiras [12/11/06]. Os blogs de ‘Kosoof’ e Hamed Mottaghi foram considerados os melhores blogs em defesa da liberdade de expressão. Ao entregar o prêmio, a RSF afirmou que os dois blogueiros ‘lutam pela liberdade de expressão em país que censura constantemente a internet e aprisiona internautas que criticam o governo abertamente’.
Kosoof é um fotolog que cobre manifestações em Teerã e divulga retratos de intelectuais e dissidentes políticos iranianos. Já Hamed Mottaghi, ex-chefe de notícias do sítio Naghshineh, fechado por ordem das autoridades iranianas, usa seu blog para expor abusos aos direitos humanos.
Opinião que leva à prisão
A RSF criticou o rígido controle do governo iraniano sobre a mídia tradicional do país e sobre as novas plataformas – com sítios de internet bloqueados caso desagradem às autoridades. ‘O trabalho destes dois blogueiros, que fazem com que informação independente circule no país, é particularmente importante’, afirmou a organização. ‘Queremos homenagear todos os internautas iranianos que lutam contra a censura. Porque eles sabem que, em seu país, assim como em outros países ‘inimigos da internet’, expressar-se livremente em um blog pode levar à prisão’. A RSF lembrou ainda que o blogueiro Arash Sigarchi continua preso por seus artigos online e por algumas poucas entrevistas que concedeu a estações de rádio estrangeiras.
A organização divulgou também a lista com os outros blogs considerados para a competição, já que todos representam ‘janelas de liberdade’ em seus respectivos países:
Rússia
O blog de Vera Vasilieva acompanha o caso ‘Youkos’, sobre o oponente bilionário de Vladimir Putin preso por corrupção. A página é uma importante fonte de informação sobre o polêmico caso, que raramente é abordado pela imprensa tradicional russa.
Tunísia
Fikra cobre assuntos políticos e abusos de direitos humanos no país. Escrito por um tunisino exilado na Holanda, o blog é censurado na Tunísia.
China
Zhen Jinyan é mulher do ativista Hu Jia, detido por diversas vezes e atualmente em prisão domiciliar. Em seu blog, ela faz relatos diários de sua vida durante os períodos do marido na prisão e conta os passos tomados para sua soltura.
EUA
The revolution will be televised é um blog comandado pelo jovem ativista Josh Wolf, hoje preso por se recusar a entregar uma de suas filmagens à justiça americana.
Egito
Torture in Egypt noticia casos de tortura ordenados pelas autoridades egípcias.
Cingapura
Yawning Bread defende os direitos dos homossexuais no país.
Brasil
Alcinéa Cavalcante tornou-se símbolo de resistência da liberdade de expressão desde que o político José Sarney a processou por publicar uma caricatura dele na página.
Holanda
Wij blijven Hier é um blog escrito por jovens holandeses muçulmanos sobre suas vidas e sobre como enfrentam o preconceito contra a comunidade muçulmana em seu país.