Um consórcio de sete cadeias de jornais, que representa 176 diários americanos, anunciou, esta semana, uma parceria com o Yahoo! para compartilhamento de conteúdo, publicidade e tecnologia. Segundo artigo de Miguel Helft e Steve Lohr no New York Times [20/11/06], a parceria indica que a desconfiada indústria de impressos mostra-se cada vez mais disposta a andar de mãos dadas com as empresas de tecnologia que ela um dia viu como uma ameaça.
Inicialmente, as companhias de jornais publicarão seus classificados de empregos no HotJobs, sítio de classificados do Yahoo!, e irão usar a tecnologia do sítio para gerenciar seu sistema próprio de anúncios. Mas o objetivo do acordo é, a longo prazo, ter o conteúdo destes jornais arquivado e disponível no sítio de notícias do portal de internet.
Benefícios
O acordo vem em um momento oportuno para o Yahoo!, que precisa reconquistar a confiança de investidores, e ajuda a posicionar a companhia como ‘amiga’ de empresas de mídia tradicional – o que seria uma resposta ao rival Google, que, há algumas semanas, anunciou um contrato com 50 jornais dos EUA, entre eles os grandes New York Times, Washington Post e Chicago Tribune.
Para as publicações impressas, prejudicadas nos últimos anos pela migração de leitores e anunciantes para a rede, o acordo com o Yahoo! representa um esforço para entrar nos lucros gerados pela publicidade online. ‘Há algum tempo se questiona como os jornais vão navegar no futuro online’, afirma William Dean Singleton, executivo-chefe do grupo Media News, um dos membros do consórcio. ‘Eu acho que [esta parceria] é a resposta a esta pergunta’.
Além do Media News, o consórcio conta também com o Hearst, Belo, E. W. Scripps, Journal Register Company, Lee Enterprises e Cox Enterprises. Junto, o grupo possui jornais em 38 estados americanos, entre eles os diários San Francisco Chronicle, Dallas Morning News, Atlanta Journal-Constitution e Denver Post, com uma circulação combinada de 12 milhões de exemplares.