Era um exame de Ética do curso de jornalismo e alguém pode ter colado. ‘Irônico? Sim. Inapropriado? Certamente. Mas o que tornou o incidente particularmente mais notório foi ele ter ocorrido na Universidade de Colúmbia, uma das melhores escolas de jornalismo dos EUA, em um momento em que o tema ‘ética na mídia’ está em voga’, afirma Robin Shulman [Washington Post, 3/12/06].
Na semana passada, a Escola de Jornalismo da Colúmbia organizou um encontro para discutir a má-conduta em um exame final da disciplina de Ética, no qual todos os inscritos tiveram que comparecer. Como a escola estava tão preocupada em acusar alguém injustamente, ela não deixou claro se o incidente havia realmente acontecido.
Prova online
Os estudantes tiveram um período de 48 horas para se inscrever no sítio da faculdade para fazer o exame final. Eles tinham 90 minutos para responder duas perguntas discursivas. No entanto, no mínimo um estudante reportou aos administradores da faculdade que houve um caso de cola – sem dizer nomes. ‘Isto vai nos afetar futuramente’, desabafou Jack Gillum, aluno da escola. ‘Se alguém realmente colou, ficarei muito chateado’. Outros alunos consideraram o incidente mais um ensinamento sobre ética. ‘Aprendi mais na semana passada sobre ética do que no semestre todo’, brincou a aluna Kate Grace.