Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

COI teme censura nos Jogos Olímpicos

O controle severo da mídia pelo governo chinês preocupa o Comitê Olímpico Internacional (COI) na medida em que o país se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2008. A mil dias do início dos Jogos, a coordenação do Comitê realizou sua quinta visita a Pequim para monitorar os preparativos e, segundo a porta-voz do COI, Giselle Davies, a tendência da China para restrições à mídia foi uma das maiores preocupações.

A China queria pedir aos jornalistas estrangeiros que cobrirão os Jogos que declarem suas crenças religiosas nos formulários de credenciamento, de acordo com um funcionário do Comitê que não quis se identificar. Ele também teria dito que o Comitê havia rejeitado esta proposta, mas que qualquer negociação com o governo seria limitada. O vice-presidente do comitê chinês, Jiang Xiaoyu, declarou que Pequim irá seguir as normas internacionais para a cobertura dos Jogos.

Recentemente, a China intensificou o controle sobre a internet e os 100 milhões de internautas do país. Editores de jornais críticos ao governo foram presos e dissidentes foram colocados sob prisão domiciliar. Informações de Julia Day [The Guardian, 11/11/05].