O rádio é um veículo de comunicação muito antigo e que tem resistido a todos os avanços tecnológicos de nossa sociedade mantendo-se sempre fiel aos seus ouvintes e fazendo parte do cotidiano de grande número de pessoas. Seu atual grande número de usuários prova a sua força , sua importância e a grande valorização que este instrumento comunicativo tem na vida das pessoas.
O mundo tem crescido economicamente de forma acelerada e tem levado a uma série de avanços científicos e tecnológicos que aproximam as pessoas, movimentam mecanismos econômicos e promovem um processo de interligação entre países, empresas, blocos econômicos e corporações de todo tipo. Neste momento, reforça -se a importância do rádio, pois através da tecnologia digital já podemos acionar e localizar emissoras do mundo inteiro, o que faz com que a comunicação possa ir além das fronteiras de nossos quintais em todos os locais do mundo.
A necessidade de valorização do rádio é enorme diante do processo crescente de fluxos informativos e de movimentação das relações político-econômicas ocorridas no mundo de hoje. A valorização do rádio é urgente, pois este meio de comunicação estará sempre presente no dia-a-dia das pessoas e como meio versátil e de fácil manuseio está fazendo parte do conjunto de utensílios de todo cidadão. O processo de valorização do rádio se dará a partir da melhoria da qualidade das emissões, do aprofundamento da interatividade, da valorização dos profissionais que dele fazem parte, da democratização da informação e da facilitação do acesso da sociedade civil organizada às concessões de rádio.
Mecanismos de participação
Hoje é preciso que o rádio seja respeitado por todos aqueles que estão direta ou indiretamente envolvidos com este meio para que haja uma luta séria e determinada por programações de qualidade, civilizadas, éticas, democráticas e estimuladoras do processo de cidadania. O rádio precisa que seus agentes diretos e indiretos se organizem em busca da excelência e da melhoria de suas emissões e na valorização daqueles que buscam sua programação atrás do divertimento, da notícia, da voz popular e dos interesses verdadeiramente populares.
Precisamos de um rádio que estimule a cidadania, fazendo com que seus ouvintes tenham voz para exigir do poder público (já que o rádio é uma concessão pública) a satisfação de suas necessidades básicas, o fortalecimento da crítica construtiva e uma diversão sadia, séria e voltada para os valores positivos de nossa sociedade.
Os que fazem o rádio têm de compreender que do outro lado da programação estão indivíduos que têm interesses, dúvidas, necessidade de contatos, problemas de solidão , necessidade de conhecer outros mundos e só o rádio tem a possibilidade de desenvolver tal processo uma vez que os outros meios de comunicação são geralmente impessoais e pasteurizados.
O rádio tem que ser acreditado por todos, principalmente os que detêm sua concessão – que muitas vezes não promovem melhorias, não ouvem a opinião dos seus usuários e não sabem sequer do que se passa na programação da rádio que administram. O rádio precisa de união para que todos aqueles que o fazem tenham a oportunidade de dizer que tipos de programação querem ou que tipo de comunicação seria mais adequada aos interesses populares e para o processo de construção da cidadania. A paixão pelo rádio tem de ser reconhecida, pois grupos de pessoas que tem participação diária no rádio o fazem por amor e por acreditar na importância deste meio comunicativo. É preciso que os proprietários de concessão invistam em mecanismos de participação popular no rádio, abrindo seus espaços para o debate sério e o encaminhar das demandas populares e para a concretização dos desejos de nosso povo.
Exercício de democracia
È preciso que se invista mais na mídia radiofônica, pois a marca de uma empresa que veicula propagandas neste meio estará chegando a muitas pessoas e sua mensagem terá certamente repercussão nas diversas comunidades. O rádio é um veículo de expressão plena dos anseios e desejos de nosso povo – a comunicação radiofônica faz parte do cotidiano de milhões de pessoas em todos os lugares do mundo. Quer propaganda melhor do que essa? O rádio é um instrumento vital de divulgação de marcas e de exaltação de empresas. Dessa forma, os investidores podem confiar neste veículo de informação para divulgar seus nomes, suas idéias e suas marcas.
Os governantes devem ouvir rádio ou indicar esta ação para seus assessores, pois através do rádio temos as dúvidas, as reclamações e as reivindicações populares que são emitidas todos os dias nas diversas emissoras que abrem espaços para os anseios populares e para a discussão dos dilemas de nossa sociedade. É preciso que o poder público traga ao rádio suas realizações e esclareça a comunidade sobre o que se passa em suas administrações tirando sempre dúvidas sobre saúde, educação, moradia, segurança e outros problemas que afligem nossa sociedade. O rádio é um grande meio para discutir a ação governamental e questionar o papel do poder público na satisfação do bem comum e na concretização dos anseios populares.
Os ouvintes de rádio também têm grande importância na programação radiofônica, pois têm o poder de questionar as emissões, discutir as mensagens subliminares dos diversos programas e opinar sempre que necessário sobre o que se passa no rádio. Os ouvintes de rádio são a razão máxima das programações, pois o rádio democrático e verdadeiro tem que dar espaços para que os usuários deste meio possam discutir o rádio e dizer seus sentimentos, suas dúvidas e seus questionamentos sempre pertinentes e verdadeiros.
A relação entre rádio e cidadania é sempre salutar e tem grande importância no fortalecimento das causas populares, pois o rádio é um instrumento a mais para fortalecimento das conquistas populares e é através desse meio de comunicação que o povo diz o que sente e compreende os problemas do cotidiano num exercício de democracia participativa e ativa. A cidadania só será conquistada a partir do momento em que o povo busque meios para edificar a verdade e força de nosso povo num exercício de participação em prol da verdade e da valorização dos anseios populares.
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Presidente da Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE